Produção e Política Cultural | CAMPUS JAGUARÃO | Página: 32

A poucos passos do Sistema Municipal de Cultura de Jaguarão

Uma comissão integrada por discentes da Unipampa, em sua maioria do curso de PPC, tiveram uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir o Projpuzzleeto de Lei nº 105/2014 (PL) que cria o Sistema Municipal de Cultura de Jaguarão (SMC). O encontro marcado por um clima amistoso aconteceu na última quinta-feira, dia 31/07, e foi importante para se estabelecer um diálogo que se desdobre em sugestões de melhoria e aperfeiçoamento do PL. Além dos vereadores estava presente a equipe da SECULT que resgatou parte da trajetória que trouxe o SMC à casa e ainda esclareceu pontos do projeto. A comissão se reúne novamente na segunda-feira, dia 04/08, para trabalhar diretamente nas sugestões de aperfeiçoamento do PL que, provavelmente, serão incorporadas via Emenda Parlamentar.

Para saber mais, acesse a apresentação sobre o Sistema Nacional de Cultura.

Para o Projeto de Lei, clique aqui.

 

Mudança na Coordenação

No dia 1º de julho o professor Gabriel Chati assume como  novo coordenador do curso.

Gabriel é professor titular do Bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa câmpus Jaguarão. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (2012); dissertação: O processo de implementação do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville/SC; bolsista do Programa de apoio ao ensino e à pesquisa científica em cultura (Pró-Cultura/Capes; 2010/2012). Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2007); monografia: Estudo de Factibilidade Cultural: as transformações e o impacto sociocultural ocasionado pela implementação da Petrobrás na cidade de Macaé/RJ a partir do bairro da Imbetiba; bolsista do programa de extensão de atividades artísticas e culturais, desenvolvido e coordenado pelo Centro de Artes UFF (2005/2006). Professor substituto da disciplina de Produção e Projetos Culturais na Universidade Regional de Blumenau (Furb, 2012/2013). Membro titular em segundo mandato do Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville (CMPC-Jlle), eleito pelo setor de Patrimônio Cultural Material (2012-2014); primeiro mandato como titular eleito pelo setor de Formação em Cultura. Consultor Ad Hoc Sênior do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) credenciado para a avaliação e emissão de parecer técnico de projetos nas áreas da Gestão, Pesquisa, Difusão e Capacitação nas Áreas artísticas e/ou culturais e Patrimônio Histórico e Artístico material e imaterial (2011 a 2013). Analista Técnico do Projeto de Assistência Técnica à elaboração de Planos Municipais de Cultura (UFBA), financiado pelo Ministério da Cultura (2012).  Fonte: http://lattes.cnpq.br/

O professor Alan Melo permanece como coordenador substituto.

 

Abertas as inscrições para o programa Jovens Talentos para Ciência

Abertas as inscrições para o programa Jovens Talentos para Ciência PDF Imprimir
Escrito por Heleno Rocha Nazario
Qui, 12 de Junho de 2014 10:55
A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) divulga a chamada de inscrições para o Programa Jovens Talentos para Ciência/CAPES, direcionado aos alunos que ingressaram no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014. Os alunos interessados deverão se inscrever através do sistema da CAPES até o dia 20 de junho.

O papel do programa é apresentar aos alunos as atividades que podem ser realizadas na instituição nas áreas de pesquisa, inovação tecnológica, iniciação à docência e extensão. O objetivo é que os alunos possam permanecer inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ou ainda no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), após o final da vigência da bolsa JTC.

O valor das bolsas é de R$400,00 mensais, com duração de 12 meses, a partir de janeiro de 2015, com uma carga horária de 20 horas semanais.

As provas serão realizadas nos campi Alegrete, Bagé e Uruguaiana. Os locais de provas serão divulgados a partir do dia 17 de agosto e as provas serão realizadas no dia 14 de setembro. Os alunos podem consultar os detalhes na seguinte documentação:

 

 

Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail ic_propesq@unipampa.edu.br.

Fonte: http://www.unipampa.edu.br/portal/noticias/3577-2014-06-12-13-24-54

Nova chamada para o curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural – 16 vagas

Nova chamada com nota do ENEM 2013 oferta 219 vagas

Os estudantes que realizaram o ENEM 2013 têm mais uma chance de ingressar na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) ainda em 2014. Ocorre no dia 26 de maio uma chamada presencial para ingresso nos cursos de graduação  nos campi desejados, da qual podem participar todos os candidatos que realizaram o ENEM em 2013 e que não estão matriculados nessa Instituição. É possível que esta seja a última oportunidade de entrada na UNIPAMPA via ENEM ainda em 2014.

Nesta etapa, a ordem de classificação para preenchimento das vagas é realizada presencialmente entre todos os que comparecerem na data, horários e locais estipulados pelo edital 125/2014, publicado nesta terça-feira. A listagem de classificação para cada curso é gerada a partir das notas obtidas no ENEM 2013 de todos os candidatos que comparecerem na chamada do dia 26.

O desempenho exigido pela UNIPAMPA é a obtenção de nota mínima de 200 pontos nas provas de Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias, e não obtenção de nota zero na Redação.

Ao todo, o edital deve ofertar 219 vagas.

Todos os detalhes da seleção, as datas e horários das chamadas e os documentos que os candidatos devem levar estão disponíveis no Edital 125/2014, que deve ser lido atentamente.

Baixe aqui o Edital 125/2014.

Fonte: http://www.unipampa.edu.br/portal/noticias/3552-nova-chamada-com-nota-do-enem-2013-oferta-219-vagas

 

 

 

 

 

I Semana Acadêmica de Produção e Política Cultural – UNIPAMPA – JAGUARÃO/RS

I SAPPC – I Semana Acadêmica de Produção e Política Cultural – UNIPAMPA – JAGUARÃO/RS

A I Semana Acadêmica de Produção e Política Cultural vem ao encontro da integração de todos estudantes, interessados e profissionais do meio com o objetivo de construção dessa nova área de atuação que vem surgindo no mercado de trabalho, através do fomento e incentivo a cultura do nosso país, mas também para esclarecer e fortalecer seus objetivos e perspectivas junto com a comunidade para que possam obter mais conhecimento sobre esse novo nicho que está “florescendo”.

Através do diálogo com os palestrantes e de suas experiências poderão ampliar e ter uma noção onde o Produtor Cultural atua, a partir da elaboração de projetos culturais, como divulgar o projeto, como direcionar o produto para o  seu publico-alvo, também se apropriar de novas ferramentas, como produzir eventos, desde a pré/durante/pós elaboração,produção e execução, captar recursos para viabilizar o projeto, consequentemente a administração e gestão desses projetos para executar e mantê-los de forma eficaz. E também conhecer diretamente de que forma isso acontece e se transforma em desenvolvimento real de valor sociocultural para a população.

Outro propósito da semana acadêmica é no contexto politico cultural, para discutir como a prática dessas ações são promovidas tanto pela esfera pública como privada, com a finalidade de conhecer um pouco melhor como isso vem ocorrendo e se democratizando em todo país, chegando até ao extremo sul do nosso Brasil  

Fonte:

http://semanaacademicappc.blogspot.com.br/

                                                                                      PROGRAMAÇÃO

                                                                              De 27 a 30 de maio de 2014
                                 Local: Unipampa – Campus Jaguarão                                    
PROGRAMAÇÃO
27 DE MAIO DE 2014 (TERÇA-FEIRA)
14h – Oficina de fotografia com Henrique Ávila
Henrique Ávila: Fotógrafo de Pelotas; Técnico de Desenho Industrial – Design Gráfico (CEFET-RS); Bacharelado em Publicidade e Propaganda (UCPel); Pós-Graduação lato sensu – Especialista em Gestão Estratégica e Comunicação Mercadológica (FATEC – PEL).
Observações para a oficina de fotografia:
Inscrição pelo blog: http://semanaacademicappc.blogspot.com.br/p/oficina.html
Material a levar: Câmera própria.
Durante a oficina haverá deslocamento de microonibus pela cidade de Jaguarão.
19h – Abertura Cultural com apresentação de dança do P.T.G Raízes da Fronteira.
20h – Palestra de Abertura do Evento com o Prof. Ms. Gabriel Chati
Gabriel Chati: Professor do Bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (2012); Dissertação: O processo de implementação Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2007); Monografia: Estudo de Factibilidade Cultural: as transformações e o impacto sociocultural ocasionado pela implementação da Petrobrás na cidade de Macaé/RJ a partir do bairro da Imbetiba.
28 DE MAIO DE 2014 (QUARTA-FEIRA)
14h – Palestra com Mauro Ricardo Lemos
Mauro Ricardo Lemos: Produtor Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIPAMPA, onde trabalha há 4 anos. Formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade da Região da Campanha, Especialista em Gestão Cultural. Atualmente Coordenador de Cultura da PROEXT.
16h – Mesa redonda com Empresas Juniores “Da Terra Jr.” da Unipampa – Campus Dom Pedrito e “Upgrade Consultoria Jr.” da Unipampa – Campus Santana do Livramento
Mediadora: Profª Ms. Laura Alves Scherer
Upgrade Consultoria Jr. – Fundada em 2010 pelos alunos da Unipampa – Campus Santana do Livramento. Atuação em consultoria organizacional, nas áreas da Administração, como finanças, marketing, estratégia, gestão de pessoas, operações e produção, e pesquisas na área, como pesquisa de satisfação de clientes, de mercado e de clima organizacional.
Da Terra Jr. -– Fundada em 2012 pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Unipampa – Campus Dom Pedrito. Atua na área de consultoria de agronegócios e realiza parcerias com pequenos empreendedores da Região de Dom Pedrito.
19h – Abertura da Exposição de artes
 Expositores:
Gaia e Chiodo – Fotografias
Giovani Cunha – Fotografias
Dona Dadá – Arte em Lixa
Associação de Artesãos de Jaguarão – Artesanato em lã
Sabina Sebasti – Pintora
Marjorie Mendonça – Poemas
Pedro Pires – Artesanato em couro
Rafael Rosa e banda – Música
29 DE MAIO DE 2014 (QUINTA-FEIRA)
14h – Palestra com Lidy Araújo –Jornalista de Porto Alegre
Lidy Araújo: Jornalista. Formada pela PUC/RS, atua na área de brand e personal content na Noize Comunicação. Em quase 14 anos de profissão, realizou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, Warner Music Brasil, Toddy, Claro, Tim, Red Bull, Quiksilver, Roxy e Azaléia. Também foi editora de publicações como Kzuka, Void e Revista Atlântida, publicou textos em veículos como Rolling Stone Brasil, Capricho e Contigo! e produziu programas para rádios Atlântida e Jovem Pan.
16h – Palestra com Fernando Conrado – Fotógrafo de Porto Alegre
Fernando Conrado: Fotógrafo; Advogado; Bacharel em Ciências Sociais; Especialização em Antropologia e Ciências Políticas; Especialização em Cultura Americana pela Universidade da Califórnia; Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Madri.
19h – Palestra com Henrique Freitas de Lima- Produtor audiovisual de Porto Alegre
Henrique Freitas de Lima: Diretor, Roteirista e Produtor de Cinema e Televisão. Dirigiu os longas metragens: TEMPO SEM GLÓRIA (1984), LUA DE OUTUBRO (1997), CONCERTO CAMPESTRE (2003), CONTOS GAUCHESCOS (2011) e DANUBIO (2012), os curtas A HORA DA VERDADE (1988) e O MACACO E O CANDIDATO (1990), e a Série de Televisão PORTEIRA ABERTA (2004), entre outros.
30 DE MAIO DE 2014 (SEXTA-FEIRA)
14h – Palestra com o Prof. Ms. Erick de Melo Maciel
Erick de Melo Maciel: Administrador com experiência em Produção Cultural, Docente Unipampa – São Borja. Bacharel em Administração de Empresas (ULBRA) e em Ciências Militares (AMAN). Mestre em Geomática – Tecnologia da Geoinformação (UFSM) e Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental (Universidad de Léon, Espanha). Especialista em Gestão Empresarial (PUCRS), em Gestão de Iniciativas Sociais (UFRJ), em Docência do Ensino Superior (UFRJ) e em Gestão e Docência em EaD (UFSC). Tem experiência na área de administração, produção cultural, educação, meio ambiente e negócios, mantendo sua inter e multidisciplinaridade.
16h – Apresentação do filme “A Linha Imaginária” e debate com os produtores Rafael Andreazza e Cintia Langie (Moviola Filmes).
Rafael Andreazza: Roteirista, diretor e produtor de cinema. Mestre em Produção e Direção de Cinema Digital pela Universidad de La Laguna, Espanha (2013). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Bacharel em Direito (2006) pela mesma Universidade, tendo atuado em advocacia por 7 anos. É produtor, roteirista e diretor de nove obras audiovisuais com destaque para o longa-metragem documentário “O Liberdade” (2011), Marcovaldo (2010) e A Linha Imaginária (2014).
Cíntia Langie: Cineasta e professora de cinema. Graduada em jornalismo e mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Dá aulas de Cinema nos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel desde 2006. Fundadora e diretora da produtora Moviola Filmes, em Pelotas. Entre seus principais trabalhos está o curta-metragem “Marcovaldo” (2010), que conquistou mais de 10 prêmios em festivais, e o média-metragem “A Linha Imaginária” (2014), documentário sobre a fronteira Brasil Uruguai. Seu primeiro longa-metragem é “O Liberdade” (2011), documentário que homenageia o choro e a música popular brasileira.
17h30min – Encerramento com apresentação cultural
Mais informações:
Fonte: http://semanaacademicappc.blogspot.com.br/p/programacao_2684.html

Acadêmicos que realizaram o TOEFL/ITP e carga horária ACG

Memorando Circular nº 024/2014 – PROGRAD
Bagé, 07 de maio de 2014.

Aos/Às  Diretores/as,  Coordenadores/as  Acadêmicos/as  e  Coordenadores/as  de  Curso  de  Graduação

Assunto: Acadêmicos que realizaram o TOEFL/ITP e carga horária ACG

1.  De acordo com comunicado recebido, o Ministério da Educação, por meio da CAPES e da  SESU,  realizará,  mediante  teste  específico  da  língua  inglesa  TOEFL/ITP,  um  diagnóstico  da  capacidade  de  proficiência  em  inglês  do  corpo  discente,  docente  e  administrativo das universidades públicas brasileiras.
2.  Primeiramente,  será  convocado  o  corpo  discente  para  realizar  o  teste  TOEFL/ITP  oferecido pelo MEC.
3.  Reiteramos que o  referido  teste é de diagnóstico das condições de  fluência na  língua  inglesa. Assim,  permitirá  que,  por meio  dessa  ação,  tenhamos  conhecimento  real  da  capacidade  de  proficiência  da  língua  inglesa  dos  acadêmicos  de  graduação  e  pós- graduação  e,  consequentemente,  possam  ser  delineadas  políticas  públicas  que  atendam  às  necessidades  das  IES  públicas  brasileiras  no  processo  de  internacionalização da educação.
4.  Assim, para incentivar a participação imediata dos alunos nessa ação, fica estabelecido  que  os  estudantes  que  realizarem  o  exame  TOEFL/ITP  e  apresentarem  o  respectivo  certificado têm direito a receber 01 crédito como Atividade Complementar de Graduação  (ACG).
Atenciosamente,

Elena Maria Billig Mello
Pró-Reitora de Graduação

Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural está com 27 vagas disponíveis para ingresso em 2014

UNIPAMPA lança novo processo seletivo com a nota do ENEM
Qui, 17 de Abril de 2014 15:34
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) lança nesta quinta-feira, 17, um novo edital de seleção para os estudantes que queiram ingressar na Instituição ainda em 2014. Podem se candidatar todos os que, em 2013, realizaram o ENEM e não estão matriculados na Universidade. Para classificação e matrícula, haverá uma chamada presencial a qual os candidatos devem comparecer (ou se fazer representar por procurador) no dia 6 de maio no campus do curso escolhido. Estão disponíveis 608 vagas em diferentes cursos da graduação.

O candidato deverá comparecer ou se fazer representar por procuração no dia 6 de maio, no respectivo Campus do curso pretendido, munido de documento de identidade, número de inscrição do ENEM e senha que possibilite a verificação da nota no site do SiSU (http://sisualuno.mec.gov.br/) ou INEP (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/). O horário destinado ao curso pretendido e a lista completa de cursos e número de vagas encontram-se no Anexo I do Edital 80/2014.

O candidato que não estiver presente no horário indicado não poderá participar do processo de seleção nesta chamada. Entre os candidatos presentes serão criadas listas de classificação para cada curso, e esses poderão ser chamados conforme a disponibilidade de vagas. A divulgação dos resultados será nos sites dos campi e da UNIPAMPA até o dia 7 de maio. As matrículas dos selecionados neste edital serão realizadas nos dias 8 e 9 de maio, nos locais e horários expostos no Edital 80/2014.

 http://www.unipampa.edu.br/portal/component/content/3511?task=view

Os acadêmicos do curso Luma Reis e Bruno Marcelino foram entrevistados em matéria publicada no jornal Zero Hora destacando atuação em atividades culturais na cidade.

Presença de alunos vindos de outros Estados cresce em instituições de Ensino Superior gaúchas

05/04/2014 | 17h01

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                                                                                                                                                                                                                                                                                Em Jaguarão, acompanhada de colegas, a paulista Luma Reis oferece à comunidade aulas de teatro, dança de rua e capoeiraFoto: Jerônimo Gonzalez / Especial

Após quatro anos de implantação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em quatro universidades gaúchas, já é possível sentir mudanças no perfil das classes. Catarinenses e paranaenses vêm dando lugar a paulistas e mineiros, e o número de alunos de fora do Rio Grande do Sul mais do que triplicou nas instituições que usam o sistema.

>>> Onde estão os forasteiros

Nas universidades federais de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), de Pelotas (UFPel) e de Rio Grande (Furg), os gaúchos representavam 96% dos calouros em 2009, quando cada uma realizava seu próprio vestibular. Em 2013, o índice já havia caído para 87,7%. O número de novatos de fora do Rio Grande do Sul saltou de 253 para 851 no período, passando de 4% para 12,3%. Outra instituição a adotar o Sisu, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) não tem os números de 2009. Hoje, 18% dos seus estudantes já são de fora do Estado.

As universidades que adotaram parcialmente o sistema, caso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ou não adotaram, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mantêm a média de 4% de estudantes de fora.

Para especialistas, a diferença é óbvia: há menos mobilidade nas que seguem com vestibular, o que exige a presença física do candidato. Já pelo Sisu, o estudante pode fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer parte do país e, para se inscrever no sistema, só precisa acessar a internet. Por isso, se antes a maioria dos alunos de fora vinha dos vizinhos Paraná e Santa Catarina, agora, os líderes e vice-líderes são os paulistas e mineiros, respectivamente.

— Minas e São Paulo têm maior qualidade de ensino, os melhores indicadores. Então, os alunos que não passam na sua região conseguem vagas em outros Estados — comenta a doutora em educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso.

Foi o caso de Bruno Maon Fernandes. Natural de Campinas (SP), ele teve pontuação acima da média e garantiu a vaga no curso de Meteorologia da UFPel.

— Não achei difícil passar, e aqui era o único local onde havia o curso que queria — afirma o estudante do 8º semestre.

Independentemente da origem dos alunos, o doutor em políticas públicas e formação humana Roberto Vianna considera a mistura de culturas benéfica:

— A vinda de estudantes de outros lugares traz consigo o atendimento ao objetivo de democratizar o acesso.

Mas também há desvantagens. Uma delas, segundo o doutor em educação Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira, é o custo adicional na parte de assistência estudantil. Como o aluno não tem residência na região, muitas vezes fica por conta da universidade fornecer moradia e alimentação. Para comportar novos alunos, a Fundação Universidade Federal do Rio Grande criou 190 vagas em casas de estudante. Mas o reflexo no bolso nem sempre é negativo, pois o Sisu faz com que as universidades economizem com o vestibular.

— É caro fazer uma seleção, mas algumas universidades não abrem mão porque estão seguras com os seus métodos. Isso é bom porque a educação não é tão precisa para ter um único paradigma de avaliação — avalia o doutor em educação, Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira.

A cosmopolita Jaguarão

Encravada na fronteira do Brasil com Uruguai, Jaguarão era acostumada com turistas de passagem, ávidos por compras nos free shops do outro lado da ponte. Hoje, a cidade de 28 mil habitantes não só mescla sotaques castelhanos, como de todas as partes do país. A mudança começou em 2010, quando a Unipampa aderiu ao Sisu.

A comida

Em Belém, Nathália Peres estava cansada da vida, do calor, de tudo. Viu no Enem a chance da mudança. Com a pontuação, onde chegaria mais longe? Cruzou o país e veio para Jaguarão cursar Letras. Adorou o frio, as pessoas e as aulas, mas a comida…

— Muito sem tempero — critica, de cara feia.

Começou a cozinhar para si. Um ano depois, sua prima Camilla Farias veio estudar Pedagogia. No Sul, Camilla decidiu vender “chope”, que, na gíria amazônica não é cerveja, mas sim sacolé. No Carnaval de rua de Jaguarão, fez sucesso em uma barraquinha com um drinque de polpa de frutas do Norte, leite condensado, vodka e pó de guaraná. Também caiu no gosto popular uma batida de guaraná amazônico que dava energia.

— O pessoal gostou tanto que resolvemos abrir uma lancheria que tivesse tudo isso. Hoje, temos suco de acerola, cupuaçu, graviola, taperebá (cajá) e açaí — enumera.

A moradia

Quando os filhos de Marlene Chagas, 59 anos, foram embora, ela e o marido se viram sozinhos em uma casa com três quartos extras. Era o primeiro ano do Sisu, e só se falava que “os pobres dos estudantes não conseguem lugar para ficar”, conta ela. A universidade não tem casa de estudante, os aluguéis dispararam com a chegada dos novatos, e muitos não conseguiam comprovar renda para alugar — 50% dos alunos são cotistas. Só os mais endinheirados alojaram-se em pousadas, antigas e novas, que surgiram para receber estudantes.

Marlene pôs um anúncio no Facebook e, em pouco tempo, a casa se encheu de jovens. Desde então, ela já hospedou mais de 20 pessoas, a maioria de São Paulo, mas também catarinenses, paraenses, cariocas e até gaúchos. Empolgada com a efervescência universitária, ela própria decidiu entrar na faculdade. Hoje, cursa Letras.

A cultura

Os “estrangeiros” expandiram o horizonte cultural de Jaguarão. Reunidos em coletivos, eles criaram propostas para a cidade.

— Antes, era tudo voltado para o tradicionalismo. Ter gente de fora se importando com pautas diferentes mostra para a população que os outros assuntos também são importantes — diz a estudante de Pedagogia e professora de dança de rua, Dania Avila.

Um exemplo é a paulista Luma Reis. Ela se aproximou do Clube Social 24 de Agosto, que desde 1918 trabalha com a preservação da cultura negra. No local, os alunos dão aulas gratuitas de capoeira, teatro e dança de rua para a comunidade. Após reunir ideias com os envolvidos, Luma e cinco colegas escreveram um projeto para captar verba junto ao Estado. Hoje, ela faz planos para a primeira parcela dos R$ 180 mil:

— Vamos comprar novos equipamentos, reformar o palco e a cozinha.

O preconceito

Também é para combater o preconceito que coletivos têm se juntado na cidade. O coletivo Margaridas, formado por mulheres, muitas de fora do Estado, fala sobre feminismo e combate à agressão doméstica por meio de palestras e aulas em escolas.

O estudante Bruno Cesar Alves Marcelino, de São Paulo, preside o Instituto Conexão Sociocultural. Primeiro coletivo a se institucionalizar, o grupo promoveu uma semana da diversidade sexual com palestras e culminando na primeira parada de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT) de Jaguarão. O apoio foi tão grande que a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei que coloca o evento no calendário oficial.

— Nunca em protestos conseguimos reunir mais de 50 pessoas. Na parada, foram 200. Para uma cidade de 28 mil, é muito — diz Marcelino, que assegura não ter havido qualquer discriminação durante o ato.

O mapa do tesouro

No primeiro semestre de Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas, Geórgea Nassif Zilli ficou perdida. Não com o conteúdo, mas com a cidade, nova para a catarinense. No segundo semestre, ela conheceu uma pelotense que virou sua amiga e ajudou com sugestões de lugares e costumes:

— E aí, consegui me localizar, mas fiquei com muita pena de todo mundo que não tinha uma Tamires (nome da amiga).

Mais tarde, em um intercâmbio pela Europa, Geórgea conheceu mapas feitos por jovens e distribuídos para colegas, com o objetivo de orientá-los sobre os principais pontos a serem explorados em suas cidades. A descoberta a guiou pela viagem e, quando voltou ao Brasil, ela resolveu aplicá-la em Pelotas, como projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

O resultado agora é entregue nas mãos dos calouros. Há marcações com dicas de lugares para comer e se divertir, desde o café mais famoso até a vendinha que fica aberta até bem tarde. E, além de falar sobre a história da cidade — como a origem da fama doceira e as charqueadas —, dá conselhos preciosos, como deixar que os locais falem mal do município (mas nunca fazer o mesmo) ou ter cuidado com sapatos no fundo do armário porque mofam com a umidade do inverno gaúcho.

Na Capital, novatos têm boas-vindas

Ao chegar a Porto Alegre em 2012, Larissa Vargas Cruz, então com 17 anos, sentiu algumas dificuldades. Vinda de Itaju, no interior paulista, mudou-se para a Capital após ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto alegre (UFCSPA) pelo Sisu.

— O que ajudou na adaptação é que havia vários estudantes de outros Estados, e tínhamos encontros com tutores da universidade para falar sobre as dificuldades — lembra Larissa, hoje com 20 anos.

O grande número de jovens vindos de outros Estados — que, no primeiro ano do Sisu aumentou cinco vezes na UFCSPA — motivou a instituição a promover atividades de boas-vindas. No encontro “Tchê, aprochega!”, uma roda de chimarrão reúne os recém-chegados no início do ano letivo.

Número de ‘estrangeiros’ cai em Bagé

Em uma linha de ônibus entre o centro de Bagé e o campus da Unipampa, um jovem fala ao telefone com sotaque carioca, uma menina veste camiseta do Corinthians e outra comenta com os colegas que os 19ºC que faziam na cidade naquela terça-feira eram “frio demais para quem vem do Nordeste”. É um microcosmo que reflete, em parte, a realidade da universidade depois de ter implementado o Sisu.

Em Bagé, essa mistura de culturas já foi mais expressiva: se em 2010, no primeiro ano do sistema de ingresso, o percentual de alunos de fora do Estado era de 40% — conforme estimativas da direção do campus —, hoje é de apenas 5%.

O cenário quase não se percebe fora do ambiente universitário. Muito porque os cursos da Unipampa Bagé não têm histórico de atividades que contemplem o público bajeense como um todo.

— Organizamos coisas entre nós mesmos, como jogos de vôlei e rugby — diz o carioca Yuri Chagas, estudante de Engenharia de Energias.

Uma estrutura ainda em construção é apontada como um dos motivos pelos quais os alunos optam por estudar em outras regiões. Sem restaurante universitário, os jovens se veem obrigados a comer em lancherias informais localizadas próximo ao portão de entrada.

— Eles cobram o que querem. Não temos opção — diz Yuri.

*Colaborou Luísa Martins

ZERO HORA

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/04/presenca-de-alunos-vindos-de-outros-estados-cresce-em-instituicoes-de-ensino-superior-gauchas-4466922.html

Horário 2014/01 atualizado em 03/04 – Mudança em Língua Espanhola I

1º Semestre segunda-feira terça-feira quarta-feira  quinta-feira sexta-feira
Manhã
Tarde Introdução à Produção Cultural – Gabriel Produção Textual –Sandro Antropologia – Roberto Ciência Política –Vera Metodologia da Pesquisa – Jeferson
3º Semestre segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira
Manhã Arte e Sociedade Latino-americana – Thomas optativa (3º semestre e 5º semestre)/
Tarde  Língua Espanhola I – Sandro – optativa (3º  semestre) Gestão Pública e Legislação Cultural- Alan Administração e Gerencia Cultural – Laura História da Arte – Clóvis  
5º Semestre segunda-feira terça-feira quarta-feira quinta-feira sexta-feira
Manhã Arte e Sociedade Latino-americana – Thomas optativa (3º semestre e 5º semestre)
Tarde Introdução à Produção Cultural – Gabriel Projeto Cultural I – Gabriel Instituições e Espaços Culturais – Thomas Empreende- -dorismo- Laura Música e Sociedade – Roberto