Produção e Política Cultural | CAMPUS JAGUARÃO | Página: 13

Professora Drª Sátira Machado participa na UFRGS do evento “Grupo Cultural Palmares: 50 anos de contribuições”.

Na próxima quarta-feira (11), às 19h, será realizado o encontro virtual Grupo Cultural Palmares: 50 anos de contribuições. A live faz parte da programação do Novembro Negro na UFRGS. O evento contará com a participação de pesquisadores e intelectuais que construíram a história de uma das principais organizações do Movimento Negro brasileiro.

Responsável pela criação do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e por algumas das principais conquistas da população brasileira, o Grupo Cultural Palmares completará 50 anos em 2021. Criado em Porto Alegre, em julho de 1971, tinha o objetivo inicial de revisar a história do Brasil a partir de referenciais negros. Logo propôs o 20 de Novembro como data alternativa ao 13 de maio, e passou a construir trajetória fundamental na defesa das principais conquistas da população negra.

A partir da memória e da experiência dos/as fundadores/as e pesquisadores/as, o evento visa refletir sobre as contribuições do Grupo Palmares para a nossa sociedade e estimular novas pesquisas sobre o seu legado.

Convidado(a)s:

Antônio Carlos Côrtes (advogado)

Deivison Moacir Cezar de Campos (ULBRA)

Maria Conceição Lopes Fontoura (UFRGS)

Vera Daisy Barcellos (Sindicato dos Jornalistas/RS)

Mediação – Sátira Machado (UNIPAMPA)

O encontro virtual será transmitido pelo Facebook do DEDS.

Confira a programação completa do Novembro Negro na UFRGS no seguinte link: https://www.ufrgs.br/novembronegro/

Conectando Saberes na Música

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O Conectando Saberes continua, Dia 13/11/2020, sexta-feira, às 17h00 o PET-PPC  traz para o debate a temática Música. A atividade contará com três convidados incríveis, que vocês podem conhecer um pouco mais ao deslizar a imagem para o lado. O link de inscrição no evento  está disponível na bio aqui do nosso perfil e no nosso facebook. A atividade oferecerá atestado de participação. Contamos com a sua presença!
#PraTodosVerem Arte digital rosa e roxa contendo as escritas “Conectando Saberes na Música” a data e horário do evento 13/11/2020 às 17h e as fotos, em cima a Mediadora da mesa Maria Carolina, seguida dos participantes, Chrisco, Qabrieu e Pérola Negra.
PET Produção e Política Cultural
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/Jaguarão (RS)

Democratização e acesso ao cinema latino-americano é tema de novo artigo da Profª Drª Carla Rabelo na Revista Exibidor

Cinema da América Latina em novas plataformas de streaming

Desde os anos 30, mas principalmente nos anos 60, o cinema produzido na América Latina se conformou como uma cinematografia de produção expressiva e constante especialmente em países como México, Argentina e Brasil. As histórias políticas dos países latino-americanos foram substrato para boa parte dos filmes de ficção e documentários cruciais para entender contextos sociais e também acompanhar experimentações estético-narrativas de seus realizadores e suas realizadoras. Embora seja um cinema marcado pelo político e militante, há propostas que buscam outras histórias e exploram outras nuances do que pode ser considerado como América Latina para além de estereótipos. Os festivais e mostras de cinema demonstram essa riqueza e abrangência. Todavia, os filmes latino-americanos continuam com dificuldades comerciais de distribuição e exibição tanto por desigualdades de mercado quanto por ausência de políticas cinematográficas robustas em seus países. Por outro lado, observa-se que produtoras têm buscado caminhos para visibilizar essa cinematografia e apresentar sua amplitude muitas vezes desconhecida dentro de seus países e de seus vizinhos.

 

A pandemia provocou maior disponibilidade de filmes em plataformas de streaming e o cinema latino-americano tem protagonizado ações de democratização do acesso e aumento de público nesse momento de quarentena. A proposta de produtoras e cineastas em deixar seus filmes disponíveis se espalhou no Vimeo e Youtube, mas também em novas plataformas como: CholoFlix (Equador), BoliviaCine (Bolívia), CineCo/Plus (Colômbia), CR Films (Costa Rica), Centro Arte Alameda TV (Chile), OndaMedia (Chile), Cine.AR (Argentina), Sala de Cine Virtual/Puentes de Cine (Argentina), Play Piano (México), Cineaparte (Peru), Tondero/Netzun (Peru), Televisión on demand Play (Venezuela) e, a mais conhecida, Retina Latina que concentra um vasto catálogo de países como Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Uruguai e México (cf. LatAm Cinema).

 

Essas iniciativas facilitam o acesso a produções de países que não costumam circular com facilidade. Felizmente, com essas plataformas, tornam-se mais factíveis a visibilização e o conhecimento sobre a diversidade do cinema latino-americano, mesmo num contexto de alta necessidade de regulação do VOD para minimizar as assimetrias no campo da produção audiovisual. A partir do momento em que os públicos conhecem as matizes plurais desse cinema, torna-se mais possível o interesse em assistir a mais filmes produzidos na ‘região’ num contraponto à hegemonia estadunidense tanto nas salas de cinema quanto nas plataformas de streaming industriais (Netflix, Amazon Prime Video, Telecine, Hulu, Apple TV+, Disney+, Paramount+, entre outras). Desse modo, observa-se um circuito novo e alternativo de produção e exibição, e também independentes, para além de narrativas blockbusters homogeneizantes provenientes das majors. 

 

No descompasso histórico ainda marcado pela alta produção e o baixo volume de distribuição/exibição/acesso dessa cinematografia, essas iniciativas de novas plataformas de streaming merecem divulgação, maior investimento e mais espectadores cinéfilos ávidos por diversidade.

*Referência Bibliográfica/como citar: RABELO, Carla. Cinema da América Latina em novas plataformas de streaming. Revista Exibidor, São Paulo: out/2020. Disponível em: <https://www.exibidor.com.br/artigo/207-cinema-da-america-latina-em-novas-plataformas-de-streaming> Disponível completo em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cultura/> Acesso: 20/10/2020.

Produção e Política Cultural (Bacharelado) – Jaguarão – 3 Estrelas – Guia da Faculdade – Quero Educação e Estado de São Paulo

Boa tarde, Professor(a).

Em nome de toda a equipe do Guia da Faculdade, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, gostaria de lhe parabenizar pelo resultado obtido por seu(s) curso(s) no segundo ano de nossa avaliação.

Abaixo você encontrará o selo recebido por cada curso que está cadastrado sob sua coordenação em nosso banco de dados.

LISTA DOS CURSOS ESTRELADOS

Produção e Política Cultural (Bacharelado) – Jaguarão – 3 Estrelas – Selo (Imagem | PDF)

 

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO

O Guia da Faculdade utilizou uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Entenda como funcionam as principais etapas desse trabalho:

Participação das Instituições de Ensino Superior
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade.
As instituições, por meio de seus colaboradores, cadastra pela primeira vez ou atualiza as informações de divulgação, de contato e sobre seus cursos.

Cursos avaliados
Com base nessas informações a equipe do Guia indica quais serão os cursos que participarão do processo avaliativo. Para serem analisados em 2020, eles precisaram atender aos seguintes critérios:
. Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura;
. Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2019);
. Ter ao menos uma turma em andamento.

O Guia da Faculdade seleciona os cursos de acordo com as cidades onde eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, por exemplo, cada um deles recebe uma nota específica.

A única exceção é no caso de diferentes ofertas de um mesmo curso dentro da mesma cidade. Nessas situações, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade será avaliado.

Informações utilizadas
A partir de abril deste ano, o coordenador de cada curso que foi avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
. Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos
. Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso
. Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos

Esse questionário serviu de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.

Avaliadores
Em 2020 contamos com mais de 9.200 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.

Estes docentes são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:
. Para a qualidade do corpo docente
. Para a qualidade do projeto pedagógico
. Para a qualidade da infraestrutura

Cada curso é distribuído para a análise de seis professores e, caso um ou mais deles declare sua impossibilidade de avaliá-lo, o curso será encaminhado a um novo docente disponível para completar o quadro de seis pareceristas.

Se mesmo após essa redistribuição não seja possível colher seis notas, o curso ainda assim será considerado avaliado se conseguir reunir um número mínimo de quatro notas válidas. Abaixo disso, ele será considerado “sem notas”.

Resultado Final
O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2020.

O resultado numérico final de cada curso leva em conta ainda a média numérica que ele obteve no ano anterior, com os seguintes pesos:
. Nota de 2020 – peso 2
. Nota de 2019 – peso 1

Caso o curso não tenha sido avaliado em 2019, o resultado dele é totalmente baseado na nota de 2020.

Por fim, o resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:
. Entre 5 e 4,50 – 5 estrelas
. menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas
. menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas
. menor que 2,50 – não-estrelado

Ao final da avaliação, portanto, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:
. 5 estrelas (excelente)
. 4 estrelas (muito bom)
. 3 estrelas (bom)
. Não-estrelado

Monitor de Inclusão Digital do curso, discente Pablo Felipe de Oliveira Sousa 

Monitor de Inclusão Digital do curso, discente Pablo Felipe de Oliveira Sousa

Horários de atendimento.

 Segunda-feira 08:00h – 12:00h

 Quinta-feira 14:00h – 18:00h

 Sexta-feira 14:00h – 18:00h

 Contato: pablosousa.aluno@unipampa.edu.br

Das atividades:

 São atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista: a) orientar e dar suporte ao uso da Plataforma Moodle, Google Classroom e Google Meet ao discentes do curso, em atividades relacionadas aos componentes curriculares da graduação e/ou em ações de ensino, pesquisa e extensão; b) orientar e dar apoio aos discentes do curso na formatação de argo, pôster, apresentação de trabalho ou outro afim às atividades acadêmicas da graduação, através de programas de edição de texto, planilhas de cálculo e de edição de apresentação; c) produzir objetos de aprendizagem para uso na Plataforma Moodle em cursos da UNIPAMPA, compreendendo a participação no desenvolvimento de objeto de aprendizagem, que propicie o entendimento de um determinado conteúdo, como elemento facilitador do processo de ensino e aprendizagem; d) auxiliar na organização de atividades por meios digitais promovidas pelo curso; e) agir, quando necessário, na comunicação para com os alunos nos componentes curriculares; f) apresentar o Relatório Final de Atividades ao orientador.

Resultado seleção chamada interna 05-2020 Prograd

Resultado seleção chamada interna 05-2020 PROGRAD.

Aprovado

01. Pablo Felipe de Oliveira Sousa:: 7,3

Não aprovado:

01. Paulo R. Soria Zart: 2,6

 

Prof. Dr. Alan Dutra de Melo

Coordenador Bacharelado em Produção e Política Cultural

Profa Drª Sátira Pereira Machado

Coordenadora Substituta Bacharelado em Produção e Política Cultural