Produção e Política Cultural | CAMPUS JAGUARÃO | Página: 12

Profa Dra Hilda Jaqueline Fraga organiza e divulga edição especial “Dossiê Sandra J. Pesavento” na revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul

Prezados(as) Colegas.
 
É com grande satisfação que compartilho o mais recente Nº da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do RS (Qualis B1)- Volume especial: “Dossiê Sandra J. Pesavento” organizado em parceria com a colega Profa.Dra. Nádia Weber – Curadora do Acervo S.J.P. A publicação conta com artigos dos principais pesquisadores/ras que conviveram com a historiadora e foram influenciados por seus estudos no campo da história cultural e das sensibilidades, além de contar com artigo referente às pesquisas que venho realizando relativas ao Termo de Cooperação estabelecido em 2018 entre o Acervo e o Curso de PPC. 
Cordialmente
Profa. Dra.  Hilda Jaqueline de Fraga
Profa. Associada do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural
Universidade Federal do Pampa- Unipampa Campus Jaguarão/RS
Membro- Pesquisadora do IHGRS/POA
Pesquisadora e Membro da Equipe Curatorial do Acervo S.J.P.
Pesquisadora da REC LAC- Rede de Cooperação Acadêmica para o PCI da América Latina e Caribe.

Atividade de encerramento do semestre remoto: Conversas sobre Políticas Culturais

No dia 18 de dezembro de 2020, das 15h às 17h, ocorrerá a atividade do Projeto de Extensão da Prof. Dra. Carla Rabelo e dos discentes Lukhas Karibe Marzochi Oliveira Melo, Paola Fernandes Soccas, Caroline Ferreira Oliveira e Athemis Nunes da Fonseca. O projeto denomina-se “Conversas sobre Políticas Culturais” e contará com as presenças online do Prof. Dr. Albino Rubim (UFBA/CNPq) e Prof. Dr. Alexandre Barbalho (UECE/UFC). Ambos são referências nos estudos do campo da Cultura e são destaques na bibliografia do bacharelado em Produção e Política Cultural da UNIPAMPA. O evento online será gratuito e aberto a todas e todos que tiverem interesse, bastando apenas fazer sua inscrição pelo formulário para receber o link do google meet e também atestado de participação: https://forms.gle/6CxpuUMGZZUv4VyS6

Informações: ppcult.unipampa@gmail.com

Resumo do projeto homologado na UNIPAMPA: O projeto de extensão Conversas sobre Políticas Culturais além de promover a articulação entre universidade e comunidade externa, tem por objetivo oportunizar o acesso à discussão online conjunta com artistas, especialistas, atuantes nas gestões de secretarias de cultura, produtores culturais, pesquisadores, estudantes, entre outros tipos de saberes que atravessam as políticas culturais. Um dos pilares norteadores para as conversas é a discussão posta pelo pesquisador Albino Rubim sobre as três tristes tradições que marcam as políticas culturais nacionais: ausências, autoritarismos e instabilidades. Elementos que nos ajudam a traçar debates para problematizar os rumos do campo cultural em diálogo com cidadãs e cidadãos de Jaguarão e outras localidades. Nossos objetivos visam a composição de capital cultural, fomento à cidadania cultural e acesso aos direitos culturais de sujeitos com identidades e diferenças. Esses direitos estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 1948. Por isso, reconhecemos dentre tais direitos o de receber formação cultural e o direito a participar de canais de debate, crítica e reflexão, nesse caso, sobre os rumos das políticas culturais municipais, estaduais e federais. Ressalta-se que este projeto vem ao encontro de outras ações e experiências acumuladas que desenvolvemos com estudantes e bolsistas no âmbito da UNIPAMPA, como o “Grupo de Estudos em Políticas Culturais” que foi executado durante o período de tutoria (2015-2019) do PET Produção e Política Cultural com encontros periódicos abertos à comunidade para debater livros e textos acadêmicos do campo das políticas públicas em cultura. Portanto, este projeto pretende acionar estes conhecimentos e ampliar as discussões para todo e qualquer cidadão(a) interessado(a) ou desinteressado(a) nesta pauta. Por fim, espera-se contribuir com a divulgação do bacharelado em Produção e Política Cultural para a comunidade de Jaguarão e de outros lugares fortalecendo a natureza diversa do curso.

image.png

Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso

 

Convite

Profª Drª Giane Vargas Escobar convida para a defesa do TCC da Discente Êmily de Araújo Edwards será no dia 08/12/2020 às 10h via google meet.

O trabalho intitula-se: “IYALORIXÁ NICE D’XANGÔ: PROTAGONISMO E AGÊNCIA DAINTELECTUAL
NEGRA NA PRODUÇÃO CULTURAL DA FESTA DE SÃO JORGE EM JAGUARÃO-RS, FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI (2018-2020)”.

Banca Examinadora:

Profa Dra. Giane Vargas Escobar (Orientadora/UNIPAMPA)

Ma. Janine Nina Fola Cunha (UFRGS)

Profa Dra. Sátira Pereira Machado UNIPAMPA

Convite – Defesa de TCC: Produção e Política Cultural

Convite
Defesa de TCC – Produção e Política Cultural:
Título do trabalho: O DESENHO DO CORPO, O CORPO QUE DESENHA: TRAÇANDO UM DEVIR ENTRE OS QUADRINHOS BRASILEIROS E A EDUCAÇÃO
 
Discente: Karina Constantivo Brisolla
Banca: Prof. Dr. Walker Douglas Pincerati (orientador), Profa. Dra. Geice Peres Nunes (UNIPAMPA) e Prof. Ms. André Luis Porto Macedo (UFPel)
Dia/Horário: 11 de dezembro de 2020 às 10h00

Diretora referência do cinema soviético é tema do novo texto da professora Carla Rabelo na Revista Exibidor

Kira Muratova, 86 anos

 

“Nos tempos soviéticos, depois de O Longo Adeus (1971), ficou claro que qualquer filme que eu fizesse seria censurado. E comecei a sonhar …” (Kira Muratova, 2016 – tradução nossa)*.

 

A cineasta ucraniana Kira Heorhiyivna Muratova faria 86 anos no dia 5 de novembro de 2020. Diretora importante do cinema soviético deixou um legado fílmico experimental sobre sujeitos em contextos socioculturais distantes, assim como seus filmes que só recentemente povoam algumas pesquisas, mostras dedicadas às mulheres e festivais pelo mundo. Sua cinematografia percorre tensões humanas, elementos culturais pitorescos com personagens imperfeitos, sem convenções, e isso denota um pouco do seu estilo que é completamente difícil de ser encaixado em quaisquer rotulações.

 

Kira Muratova teve pai russo e mãe romena judia, ambos membros ativos do Partido Comunista. O pai integrou o movimento guerrilheiro antifascista na Segunda Guerra Mundial, mas foi preso pelas forças romenas e baleado após interrogatório**. Fatos que, dentre outros, provavelmente incidiram na criação artística da diretora ou mesmo em suas posturas de vida. Entretanto, o patrulhamento ideológico foi implacável com a cineasta que chegou a ser classificada como não confiável politicamente e teve alguns de seus filmes censurados (Breves Encontros, 1967; O Longo Adeus, 1971)  por não estarem em consonância com os cânones estéticos do realismo socialista***.

 

A obra da diretora opera como referência robusta do cinema russo contemporâneo porque nunca se furtou em testar limites narrativos e também tecer análises humanas sobre o que via, vivia. Seu filme mais consagrado foi o elucidativo Síndrome Astênica (1989) que chegou ao Festival de Berlim conquistando o Urso de Prata e brindando novos olhares e críticas sobre sua obra. O filme, proibido durante a perestroika (reconstrução) e logo liberado, apresenta as tensões da vida numa colapsada União Soviética. Segundo a própria cineasta, este filme é sua única obra de cunho sociopolítico e por isso costumam chamá-la de cineasta corajosa. “Costumam dizer que sou uma diretora muito corajosa e honesta. O que diabos a bravura tem a ver com isso? Só quero fazer filmes: de uma forma interessante, de uma forma difícil, diferente, à minha maneira ou mesmo de uma forma simples. Chame isso de honestidade, se quiser. Mas então eu não entendo o que é desonestidade” (Kira Muratova, 2016 – tradução nossa)*.

 

Um cinema “honesto” como o de Kira Muratova, que inclusive recebeu mais de 15 prêmios internacionais, merece destaque pela observância que ela deixa sobre os sujeitos, o incomum presente nos seres humanos, suas estranhezas. As tramas desafiam olhares e escutas, provocam pelo menos um desconforto, e muitas vezes angústia. Em relações profundas com a psicanálise e a filosofia existencial, Kira nos provoca que olhemos para dentro de nós mesmos em fricção com o mundo, e enquanto componentes dessa humanidade (in)capaz de tudo. Ela nos leva a questionar o sentido da vida e sua estreita relação com a dor, com a finitude, e a morte.

 

Outro lado implacável e áspero da vida da cineasta foi a dificuldade em produzir seus filmes, em fazê-los circular (distribuição e exibição), o que ressaltou a amargura e certo desencanto no final de sua vida: “Eu não faço filmes agora, eu renunciei a filmar. É assim que eu chamo – eu renunciei. Eu disse que não faria mais filmes, não só por razões de saúde. Eu acho que algo rompeu em mim, algo acabou, eu não quero mais e não gosto de muitas coisas. Coisas que sempre detestei – todas as coisas que acompanham o cinema, que nada têm a ver com a minha profissão, mas que continuam presentes nesta indústria, como a chamam hoje. E mesmo quando não era chamado de indústria, quando era chamado de arte, isso ainda estava lá. Eu agüentei tudo isso, coloquei de lado, gostava tanto de fazer que fingia não ver todas as coisas nojentas que achava nisso. Porque esse amor era mais forte. E agora está terminado. Eu não quero mais nada. Em suma, é normal. É normal” (Kira Muratova, 2016 – tradução nossa)*.

 

Assistir a qualquer filme da diretora Kira Muratova é observar esse amor forte e sua honestidade singular, é também ampliar o repertório fílmico para um lugar difícil, desconcertante e desafiador. Seguem alguns de seus filmes: Breves Encontros (1967), O Longo Adeus (1971), Conhecendo o Grande e Vasto Mundo (1978), Mudança de Destino” (1987), Síndrome Astênica (1989) e Três Histórias (1997), Motivos Tchekhovianos (2002), Dois em um (2007).

 

* Tradução de trechos de entrevista extraída do East European Film Bulletin (entrevista em russo à Alexey Artamonov, traduzida ao inglês por Daniil Lebedev – “Interview with Kira Muratova – 2016”).

** Informações disponíveis em: The Guardian.

*** Informações disponíveis em: Ilustrada/Folha de São Paulo.

Referência Bibliográfica/como citar: RABELO, Carla. KIRA MURATOVA, 86 ANOS. Revista Exibidor, São Paulo: novembro/2020. Disponível em: <https://www.exibidor.com.br/artigo/227-kira-muratova-86-anos> Disponível completo em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cultura/> Acesso: 23/11/2020.

OBS: o acesso aos artigos da Revista Exibidor é restrito a assinantes, por isso compartilhamos este artigo aqui na íntegra, sem restrições.

Lançamento Galeria Intercultural Magliani (GIM) Digital no dia 20 de novembro

O Projeto GIM Digital surge da necessidade de registrar e de compartilhar as ações realizadas na Galeria Intercultural Magliani (GIM) em seus três anos de existência e resistência.


Nesse primeiro momento, a proposta do trabalho é de desenvolver uma identidade digital, através da construção e da consolidação do site e das páginas em redes sociais, para uma melhor comunicação das atividades realizadas e potencialização deste espaço, inserido dentro da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Jaguarão.
Convidamos todos e todas a participarem deste momento único e de celebração dos 3 anos de fundação da Galeria Intercultural Magliani.
Dia 20 de Novembro às 14h.
LINK DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/UC5yZHDipF3mMdUG9

Profa Drª Sátira Pereira Machado participa da mesa “Escravidão, negritude, literatura e resistência” com a apresentação “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”.

As Conferências da ABRALIC acontecem esta semana, de 17 a 19 de novembro , com acesso gratuito.

Basta inscrever-se na plataforma. O link é: https://app.virtualieventos.com.br/ABRALIC2020

A programação está no site da Associação Brasileira de Literatura Comparada: www.abralic.org.br

Aproveitem! ?

Palestra sobre Comunicação de Risco no Rio Grande do Sul

Nesta quinta-feira, dia 12 de novembro de 2020, às 14h, a professora do bacharelado em Produção e Política Cultural, Carla Rabelo, fará palestra sobre “Comunicação de Risco” para um grupo de servidores públicos da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (DVAS) do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS).
O convite se deu devido à sua formação e às suas pesquisas de Doutorado e Mestrado desenvolvidas no PPGCOM/ECA/USP que envolveram o campo teórico do Risco tanto numa perspectiva sociológica (doutorado) quanto da psicologia social (mestrado) em diálogo com os campos da Comunicação e do Audiovisual.
(foto de divulgação da atividade)