HISTÓRIA E CULTURA DA FRONTEIRA E TURISMO
Coordenador: Prof. Dr. Alan Dutra Melo
O projeto em questão trata-se de um componente curricular vinculado com ações de extensão. Conforme previsto no projeto pedagógico do curso superior de tecnologia em gestão de turismo. O título do componente curricular é o seguinte: História e Cultura da Fronteira e Turismo que possui carga horária de 60h. As ações desenvolvidas serão sobretudo de conhecimento, organização parceria para ações culturais nos municípios de Jaguarão e na Lagoa Mirim no Uruguai. Trata-se de uma iniciação de extensionistas.
1ª JORNADA INTEGRADA DO CAMPIS JGUARAO DA UNIPAMPA: FRONTEIRAS, DIVERSIDADE, IDENTIDADES E INCLUSAO CULTURAL
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Gleise Cristiane Ferreira de Oliveira
A 1ª Jornada Integrada do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tem como objetivo reunir os cursos ofertados no campus em uma atividade multidisciplinar e transdisciplinar integrada que promova o diálogo entre ensino, pesquisa, extensão e cultura. Com o tema “Fronteiras, Diversidade, Identidades e Inclusão Cultural”, a proposta busca valorizar a singularidade da localização geográfica de Jaguarão/RS/Brasil, cidade de fronteira com Rio Branco/Uruguai, e fomentar debates sobre diversidade, identidades e inclusão cultural a partir da perspectiva fronteiriça. A Jornada será organizada com a participação ativa de representações docentes e discentes de todos os cursos do Campus – que integram a equipe executora do projeto – , além da participação ativa de servidores técnico-administrativos em Educação do Campus. Contará ainda com o envolvimento direto dos discentes dos cursos de Produção Cultural e Gestão de Turismo, inscritos no componente curricular de Gestão de Eventos, ministrada pela Professora Alice Leoti Silva.
VER E SER VISTO: NARRATIVAS DO TERRITORIO
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Gleise Cristiane Ferreira de Oliveira
A cidade de Jaguarão, com sua geografia de encruzilhada/encontros e sua densidade simbólica, oferece ao cinema não apenas cenários, mas perguntas urgentes: quem conta as histórias da fronteira? Para quem? De onde se olha e de onde se fala? Ao responder a essas perguntas com imagens produzidas de dentro – por quem vive e resiste nesse território – o cinema jaguarense desafia silêncios históricos e afirma: ver e ser visto é também existir e resistir. O projeto de extensão, realizado em intensa sintonia com coletivos negros da cidade, atuará no tripé: cinema, memória e território para realizar exibições, debates e oficinas formativas na área do audiovisual.
DEMOCRACIA, CULTURA E POETICAS DA RESISTENCIA
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Gleise Cristiane Ferreira de Oliveira
O evento tem como objetivo realizar uma integração entre os cursos do campus Jaguarão. No primeiro dia de atividade, será realizada uma palestra com o Prof. Albino Rubim que fará a sua exposição em torno do tema: “Democracia, cultura e políticas culturais no Brasil”. A palestra será mediada pela profa. Gleise Oliveira do curso de Política e Produção Cultural. Esse evento contará ainda com o lançamento do livro “A injustiça na terra de ninguém” do discente do curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, Mateus Vieira Có e contará com a mediação da profa. Marcela Wanglon Richter. No segundo dia, contaremos com relatos de experiências de discentes do Campus abordando as possibilidades e práticas acadêmicas em espaços dentro e fora do país e contará com a participação. Ariene Andrade (discente do curso de História) fará o relato da experiência de uma imersão cultural em Cabo Verde e João Carlos Medeiros Aguiar (discente do curso de Gestão de Turismo) irá tratar sobre a experiência de ter sido selecionado entre os dez melhores trabalhos na categoria resumo estendido do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, realizado em Foz do Iguaçu em 2025. O resumo estendido “Trabalhadores invisíveis? A inserção da população negra na hotelaria de Jaguarão – RS”, tem autoria de João Carlos Medeiros Aguiar, Angela Mara Bento Ribeiro, Sandra Dalila Corbari e Alice Leoti (UNIPAMPA Campus Jaguarão) e foi um dos destaques naquele evento.
NARRATIVAS COTIDIANAS E EXPRESSOES: EXPERIENCIAS COM O TEATRO DE BONECOS COM ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE JAGUARAO, RS.
Coordenador: Prof. Dr. Thomas Josué Silva
O Projeto cultural de Extensão “Narrativas Cotidianas e Expressões: experiências com o teatro de bonecos com adolescentes da periferia de Jaguarão”, busca através da socialização da arte do teatro de bonecos, desenvolver a interação social e formativa com um grupo de adolescentes que frequentam a Associação Comunitária do Bairro Cerro da Pólvora, situada na periferia do Município de Jaguarão, RS. Promover uma escuta social por meio do vetor teatral de bonecos como potência de resgate de identidades e de subjetividades. Assim como, proporcionar um intercâmbio de experiências estéticas e de vivências grupais significativas que por meio da apropriação da linguagem teatral de bonecos contribui para o campo da produção cultural e para a formação intelectual e integral de adolescentes e jovens. Resgatar a potência estético-narrativa que o teatro de bonecos vislumbra para dar visibilidade aos universos psicossociais desses adolescentes em processo de formação intelectual e emocional. O Projeto busca articular a produção do conhecimento acadêmico produzido na universidade e sua ressonância e intercâmbio com outros saberes oriundos da comunidade através da produção artística e de sua interface com as Ciências Humanas e Sociais.
