ENSINO
PESQUISA
1. Cultura, mídia e fronteira
Coordenador: Sandro Martins Costa Mendes
Plataforma: Pesquisa Unidade de Origem: Jaguarão
Início Previsto: 01/03/2012 Término Previsto: 31/12/2013
Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Grupo de Pesquisa: CELLF – Centro de Estudos em Línguas e Literaturas na Fronteira
Cursos envolvidos
Licenciatura em Letras
Produção e Política Cultural
Detalhes da Ação
Palavras-chave: cultura;mídia;fronteira;rádio;jornal;TV
O projeto cultura, mídia e fronteira vai estudar os veículos midiáticos existentes nas cidades fronteiriças de Jaguarão (Brasil) e Río Branco (Uruguai), analisando funcionamento, política de comunicação, abrangência e conteúdo. A pesquisa se dará com entrevistas a funcionários e direção dos veículos midiáticos e análise das transmissões e publicações. Através de encontros teóricos, serão discutidos conceitos sobre rádio, TV e mídia impressa, levando em consideração as formas de disponibilidade em internet. Os estudos teóricos serão direcionados também aos conceitos de cultura e de fronteira, numa tentativa de encontrar o lugar das mídias locais e fronteiriças, numa época de cultura global, ou cultura-mundo, como sustentam Lipovetski e Serroy. Tem-se a previsão de redação de artigos que dêem conta de elementos culturais nas mídias, discurso em mídia impressa, análise de programação audiovisual, mídia e
política. Por ser um trabalho com corpus rico e amplo, se pretende agregar mais pesquisadores e desenvolver artigos sob enfoque da cultura, do discurso e da política. Dessa forma, o projeto abrange a área de conhecimento dos cursos de Letras e Produção e Política Cultural, e ainda poderá acolher pesquisadores de outras áreas, visto que pretende criar banco de dados com as informações recolhidas e entrevistas e análises realizadas.
Acadêmicos do curso que participam do projeto: Darlise Fabrica Gonzales, Letícia Mello de Souza Nascimento e Rogerio de Oliveira.
2. Política Cultural Comparada entre Brasil e Uruguay.
Coordenador: Alan Dutra de Melo
Plataforma: Pesquisa Unidade de Origem: Jaguarão
Início Previsto: 02/04/2013 Término Previsto: 20/12/2013
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Cursos envolvidos
Produção e Política Cultural
Detalhes da Ação
Palavras-chave: Política Cultural;Brasil ;Uruguay
Trata-se de um projeto de pesquisa envolvendo as políticas culturais comparadas entre o Brasil e o Uruguay e para tal será utilizado material eletrônico disponível nos endereços eletrônicos do Ministério da Cultura brasileiro www.cultura.gov.br/site/ e no Ministério da Educação e Cultura uruguaio http://mec.gub.uy/ e à partir do comparativo inicial serão verificadas as áreas de atuação dos dois países dentro do feixe das políticas culturais de cada país. Assim o trabalho inicial envolve a percepção e compreensão do desenho e abrangência dos conceitos e práticas que envolvem a cultura em ambos os países pesquisados inicialmente através dos seus endereços na rede mundial de computadores. Após cumprida esta parte da pesquisa com apoio bibliográfico para situar os conceitos em questão na horizonte do trabalho de pesquisa será estabelecido o trabalho de campo nas ramificações mais profundas das políticas culturais, ou seja no interior do Brasil em Jaguarão, cidade com 27.391 habitantes de acordo com o IBGE e Rio Branco no Uruguay, também nominado como interior profundo do país com cerca de 13.000 habitantes, fonte: http://www.cerrolargo.gub.uy:8080/web/imcl/rio-branco . Convém entrelaçar o trabalho no universo que envolve a federação entre os países mencionados, traçando paralelos e buscando informações sobre a configuração das relações entre as cidades fronteiriças e os seus pólos de influência regional, ou seja, Porto Alegre como capital do Rio Grande do Sul e na Cidade de Melo como capital do Departamento de Cerro Largo. A etapa seguinte do trabalho de campo consiste no contato direto com agentes que trabalham com cultura, mas não somente, com menção necessária aos Secretários de Cultura de Jaguarão e Rio Branco, bem como contatos nos demais entes envolvidos, ou seja, Estado e União de modo ainda a ser detalhado, utilizando entrevistas pessoalmente, em meio digital e por telefone tendo em vista algumas das distâncias envolvidas no decorrer do trabalho. Como resultado no ano de 2013 é esperado este diagnóstico preliminar das Políticas Culturais no Brasil e no Uruguay em diálogo com os centros periféricos dentro das respectivas nacionalidades pesquisadas bem como desvelar à partir das entrevistas realizadas e material bibliográfico adotado e dos endereços eletrônicos quais serão adotados para a continuidade do trabalho nos anos seguintes tomando a cultura como um caleidoscópio em suas diversas áreas e que à partir das presenças das políticas culturais em Jaguarão e Rio Branco apontariam centralidades mais específicas para as etapas seguintes.
Acadêmica do curso que participam do projeto: Paulo Roberto Gomes Santos
EXTENSÃO
1. Os latino-americanos
Coordenador: Sandro Martins Costa Mendes
Plataforma: Extensão Unidade de Origem: Jaguarão
Início Previsto: 22/03/2012 Término Previsto: 22/12/2012
Área de conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Área Temática: Cultura
Área Temática Secundária: Comunicação
Linha Temática: Artes Visuais
Cursos envolvidos
Licenciatura em Letras
Produção e Política Cultural
Detalhes da Ação
Palavras-chave: América Latina;cinema;cultura;identidade
O projeto visa apresentar série de documentários realizados pela Televisión América Latina (TAL) denominados “Os Latino-americanos”. Os DVDs apresentados foram doados pela TAL a UNIPAMPA, e apresentam documentários realizados em 10 países latino-americanos, sendo que os produtores eram diretamente desses países. Os vídeos são em língua espanhola e com a legenda em português. Os documentários serão apresentados em uma quinta-feira por mês, em sua maioria a terceira quinta-feira e contará com a exibição do documentário e de um bate-papo sobre o país apresentado, sempre mediado pelo professor Sandro Mendes e alunos e ex-alunos da disciplina de Cultura em língua espanhola, do curso de Letras. A exibição e o debate têm como objetivo discutir a cultura e a identidade latino-americana, bem como elementos de estética audiovisual presente nos vídeos.
2. Realização da I Mateada Cultural no bairro do Cerro da Pólvora pelo grupo PET – Produção e Política Cultural.
Coordenador: Alan Dutra de Melo
Plataforma: Extensão Unidade de Origem: Jaguarão
Início Previsto: 10/07/2013 Término Previsto: 10/08/2013
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Área Temática: Cultura
Área Temática Secundária: Educação
Linha Temática: Esporte e Lazer
Cursos envolvidos
Produção e Política Cultural
Detalhes da Ação
Palavras-chave: Mateada;PET;Cerro da Pólvora;Produção e Política Cultural
O evento “I Mateada Cultural no bairro do Cerro da Pólvora pelo grupo PET – Produção e Política Cultural” busca o estreitamento nas relações entre o grupo PET em questão com a comunidade do Cerro da Pólvora, bairro da cidade de Jaguarão – RS. Para tal será montado um palco para as apresentações de músicos locais e um show de talentos destinado ao público infantil de forma que será também um evento inaugural do Grupo PET após a realização de uma pesquisa de campo em que identificamos necessidades que envolvem cultura e lazer. Muitas destas ações poderão ser realizadas na Unipampa posteriormente e neste sentido consideramos importante realizar um evento de forma a apresentar melhor o grupo PET e estreitar os laços com a comunidade tendo em vista ações que serão desenvolvidas com a comunidade do Cerro da Pólvora e entorno.
Acadêmicos do curso que participam do projeto: André Machado Costa, Bruno César Alves Marcelino , Faris Cruz da Rosa , Fernanda Limão Brites, José Ramiro de Freitas Martinez, Juliana Porto Machado, Leandro Vieira de Amorim, Louise Pereira Franco, Luma Reis Magno da Costa Paim, Miriel Bilhalva, Ruben Dario Fernandez Garcia, Thais Correa da Fonseca Silveira, Marcela Pedreira Hernandes.