Por Carla Daniela Rabelo Rodrigues
A professora e pesquisadora do bacharelado em Produção e Política Cultural, Carla Daniela Rabelo Rodrigues, participa em mais uma edição do ENECULT, principal encontro acadêmico brasileiro do campo da Cultura. Desde 2016, a docente de PPC integra ininterruptamente a Comissão Científica do congresso tendo sido também uma das coordenadoras do GT Culturas e América Latina junto com a Profa Dra Renata Rocha (UFBA).
Neste ano de 2022, a professora e sua ex-orientanda de TCC, Caroline Ferreira Oliveira, tiveram artigo completo aprovado no GT Culturas e Narrativas Audiovisuais. O texto é fruto do trabalho de conclusão de curso da egressa cujo título é “Mediações Culturais e Ecologia de Saberes entre o Vídeo nas Aldeias e os Guarani Mbya”. O XVIII ENECULT acontecerá entre os dias 09 e 12 de agosto no formato híbrido com apresentações presenciais e online.
Destaca-se que, na história do curso de Produção e Política Cultural, a docente e outras discentes orientandas representaram a UNIPAMPA e o curso no ENECULT. Em 2016, a docente apresentou no GT Culturas e Narrativas Audiovisuais, seu artigo “Risco, Cultura da catástrofe e o cinema estadunidense”. No mesmo ano, orientou o artigo “A importância da mediação cultural em museus e espaços culturais como ação educativa para diferentes públicos” da discente Damaris de Lima Santos que apresentou, no GT Culturas e Artes. O trabalho foi fruto do componente curricular Informações e Indicadores Culturais e da produção científica do PET-PPC sob tutoria da docente no qual a aluna era bolsista. Em 2018, a docente apresentou, no GT Culturas e América Latina, seu artigo “Políticas Cinematográficas no Peru – ausências e desafios”, e sua orientanda de TCC e bolsista PET, Milena Cristina Prado Almeida, apresentou, no GT Políticas Culturais, o artigo “Política Pública Cinematográfica para mulheres no Brasil”. No ano de 2020, na pandemia de Covid-19, Carla Rabelo coordenou junto com Renata Rocha a mesa “Políticas, práticas e consumo culturais: perspectivas latinoamericanas em tempos de crise” com participação de mulheres pesquisadoras de referência internacional, Ana Rosas Mantecón (México), Ana Wortman (Argentina) e Isaura Botelho (Brasil). Na edição de 2021, orientou o artigo “Gestão de espaços culturais e narrativas afrodiaspóricas no RS: um estudo sobre o Mercado Público de Jaguarão e o Clube Social Negro 24 de Agosto” da egressa e ex-orientanda Athemis Nunes da Fonseca que apresentou no GT Gestão e Produção Cultural. O trabalho foi fruto do componente curricular Projeto Cultural.
Informações sobre ENECULT: http://www.cult.ufba.br/enecult/