XVIII ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura

Por Carla Daniela Rabelo Rodrigues

A professora e pesquisadora do bacharelado em Produção e Política Cultural, Carla Daniela Rabelo Rodrigues, participa em mais uma edição do ENECULT, principal encontro acadêmico brasileiro do campo da Cultura. Desde 2016, a docente de PPC integra ininterruptamente a Comissão Científica do congresso tendo sido também uma das coordenadoras do GT Culturas e América Latina junto com a Profa Dra Renata Rocha (UFBA).
Neste ano de 2022, a professora e sua ex-orientanda de TCC, Caroline Ferreira Oliveira, tiveram artigo completo aprovado no GT Culturas e Narrativas Audiovisuais. O texto é fruto do trabalho de conclusão de curso da egressa cujo título é “Mediações Culturais e Ecologia de Saberes entre o Vídeo nas Aldeias e os Guarani Mbya”. O XVIII ENECULT acontecerá entre os dias 09 e 12 de agosto no formato híbrido com apresentações presenciais e online.
Destaca-se que, na história do curso de Produção e Política Cultural, a docente e outras discentes orientandas representaram a UNIPAMPA e o curso no ENECULT. Em 2016, a docente apresentou no GT Culturas e Narrativas Audiovisuais, seu artigo “Risco, Cultura da catástrofe e o cinema estadunidense”. No mesmo ano, orientou o artigo “A importância da mediação cultural em museus e espaços culturais como ação educativa para diferentes públicos” da discente Damaris de Lima Santos que apresentou, no GT Culturas e Artes. O trabalho foi fruto do componente curricular Informações e Indicadores Culturais e da produção científica do PET-PPC sob tutoria da docente no qual a aluna era bolsista. Em 2018, a docente apresentou, no GT Culturas e América Latina, seu artigo “Políticas Cinematográficas no Peru – ausências e desafios”, e sua orientanda de TCC e bolsista PET, Milena Cristina Prado Almeida, apresentou, no GT Políticas Culturais, o artigo “Política Pública Cinematográfica para mulheres no Brasil”. No ano de 2020, na pandemia de Covid-19, Carla Rabelo coordenou junto com Renata Rocha a mesa “Políticas, práticas e consumo culturais: perspectivas latinoamericanas em tempos de crise” com participação de mulheres pesquisadoras de referência internacional, Ana Rosas Mantecón (México), Ana Wortman (Argentina) e Isaura Botelho (Brasil). Na edição de 2021, orientou o artigo “Gestão de espaços culturais e narrativas afrodiaspóricas no RS: um estudo sobre o Mercado Público de Jaguarão e o Clube Social Negro 24 de Agosto” da egressa e ex-orientanda Athemis Nunes da Fonseca que apresentou no GT Gestão e Produção Cultural. O trabalho foi fruto do componente curricular Projeto Cultural.
Informações sobre ENECULT: http://www.cult.ufba.br/enecult/

Diálogos Sobre Gestão Cultural 8ed: Apresentação de Pablo Sousa e Maria Fernanda Cavalcanti – Gestão de Espaços Culturais Independentes e a Influência sobre as Identidades Culturais.

Por Pablo Felipe de Oliveira Sousa

Na quarta – feira do dia 04 de Maio às 14h, ocorrerá através da plataforma virtual [zoom] a 8ed do evento Diálogos Sobre Gestão Cultural, onde os discentes Pablo Sousa e Maria Fernanda Cavalcanti do curso de bacharel em Produção e Politica Cultural da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão realizarão a apresentação do trabalho com o titulo: Gestão de Espaços Culturais Independentes e a Influência sobre as Identidades Culturais.

O Coletivo Gestão Cultural é um grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal da Bahia, com interlocução com o Observatório de Políticas e Gestão Culturais do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura(CULT/UFBA), o Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências(Poscultura//IHAC/UFBA), e com a Faculdade de Comunicação(FACOM/UFBA) e o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas/CECULT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(CECULT/UFRB).

 

O grupo reúne pesquisadoras e pesquisadores interessados em refletir sobre a gestão cultural em seus aspectos conceituais e práticos, especificidades, modelos e áreas de atuação, bem como interfaces com as políticas culturais e a produção artístico-cultural no contexto brasileiro e, em especial, baiano. Abrange estudos relacionados à gestão de instituições, equipamentos e espaços culturais; grupos e coletivos; programas, projetos e iniciativas; gestão pública e não estatal da cultura; perfis de gestoras e gestores culturais; práticas e públicos da cultura na contemporaneidade.

Contará com certificação!

Ciclo de debates Cultura e Utopia: imaginando futuros

Por Carla Daniela Rabelo Rodrigues

No dia 12/04/2022, iniciará o “Ciclo de debates Cultura e Utopia: imaginando futuros” promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) da Universidade Federal da Bahia. As conversas acontecerão online com a presença de agentes, gestores e produtores culturais das 5 regiões brasileiras. Segundo o CULT/UFBA, “o propósito é evidenciar experiências e perspectivas contra-hegemônicas, insurgentes, atentas à diversidade e que se distanciem de uma atuação puramente mercadológica da gestão da cultura. Adotando um formato de entrevistas informais, o Ciclo propõe o diálogo entre estes profissionais e pesquisadores, estudantes e demais interessados na área cultural sobre contextos e processos de formação (sejam eles formais ou não), atuação profissional e/ou a militância e pesquisa na política e gestão culturais, enfatizando o contexto da pandemia”. 
 
A Profa Dra Carla Rabelo será mediadora e colaborou com a programação indicando como palestrante a egressa Karina Brisolla para representar a região Sul. A conversa acontecerá no dia 26 de abril, das 19h às 20h30.
 

Serviço

Defesa – Produção Audiovisual Indígena: mediações culturais e ecologia de saberes entre o Vídeo nas Aldeias e os Guarani Mbyá

Convidamos a todes para a defesa de TCC da discente do bacharelado em Produção e Política Cultural, Caroline Ferreira de Oliveira com o trabalho “Produção Audiovisual Indígena: mediações culturais e ecologia de saberes entre o Vídeo nas Aldeias e os Guarani Mbyá”, orientado pela Profa Dra Carla Rabelo. A banca será composta pelas professoras da área de Ciências Sociais da UNIPAMPA: Profa Dra Vera Guimarães e Profa Dra Letícia Ferreira. Será no dia 25 de março de 2022, às 15h.
Informações:
  • Defesa da discente de PPC: Caroline Ferreira Oliveira.
  • Título do Trabalho: Produção Audiovisual Indígena: mediações culturais e ecologia de saberes entre o Vídeo nas Aldeias e os Guarani Mbyá.
  • Orientadora: Profa Dra Carla Daniela Rabelo Rodrigues.
  • Banca: Profa Dra Vera Maria Guimarães e Profa Dra Leticia de Faria Ferreira.
  • Dia: sexta-feira, 25/03/2022, das 15h às 16h30.
  • Local: Google Meet.