Por Carla Daniela Rabelo Rodrigues
O projeto de ensino Ciclo de Palestras sobre Produção Cultural propõe novo debate com mulheres profissionais e pesquisadoras da área de Produção. Dessa vez, as convidadas são duas produtoras de cinema e audiovisual: a Profa. Dra. Aleteia Selonk (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e a Profa. Dra. Samantha Capdeville (Universidade Federal do Ceará), com mediação da Profa. Dra. Carla Rabelo (Universidade Federal do Pampa). O debate “Produção para Cinema e Audiovisual” tem objetivo de compartilhar as experiências e projetos desenvolvidos pelas pesquisadoras, além de discutir as tensões e possíveis caminhos para o campo da produção audiovisual no contexto atual.
O evento acadêmico acontecerá no dia 10/03/2021, quarta-feira, das 14h às 16h. Haverá atestado de participação e as inscrições podem ser feitas até 09/03, 12h, pelo link: https://forms.gle/zGE8qzgFhYyUFGQW9
Currículos das palestrantes:
>>> Profa. Dra. Aleteia Selonk: Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Produção Cinematográfica (PUCRS). Doutora em Comunicação Social (PUCRS), com estágio de doutorado (Capes) na Université Paris Descartes (Sorbonne – Paris V). Tem suas pesquisas focadas na produção, distribuição audiovisual e ecossistemas criativos. Coordenou a implantação do centro de produção audiovisual da PUCRS, o Tecna. Fundou a Okna Produções onde atua como produtora. Tem em seu currículo longas como Mulher do Pai (direção: Cristiane Oliveira) e As Aventuras do Avião Vermelho (direção: Frederico Pinto e José Maia). Atualmente é professora no curso de graduação em produção audiovisual da PUCRS, em Porto Alegre. Presidente do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (biênio 2021/22).
>>> Profa. Dra. Samantha Capdeville: Professora do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Leciona disciplinas das áreas de Produção, Projetos, Legislação e Economia do Audiovisual. Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Doutora em Comunicação (Novas Mídias Audiovisuais, com tese intitulada: Dinâmicas Psicológicas na Fruição das Novas Mídias) pela Università Cattolica del Sacro Cuore – Milão. Participou de importantes projetos nacionais e internacionais na Produção e na Produção Executiva em Cinema e Séries para TV como O Palhaço (Selton Mello), HU, de Pedro Urano; Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein; Pequeno Segredo, de David Schurmann, indicados para representar o Brasil no Oscar em 2017, e Canastra Suja, de Caio Soh (2015), vencedor de diversos prêmios no Los Angeles Brazilian Film Festival, entre outros. Dentre as produções internacionais destacam-se o longa RIO, EU TE AMO e a maior co-produção internacional para TV realizada no Brasil, intitulada Vermelho Brasil, ambos pela Conspiração Filmes. Em 2008, foi responsável no Festival de Berlim pelo Pitching do premiado A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele. Em 2014, lançou seu primeiro longa como produtora, intitulado Campo de Jogo, dirigido por Eryk Rocha. Em 2019 lançou a série documental Babel/SP, composta por 7 episódios de 1 hora cada, produzida em 2017 para a HBO Latin América e produziu o longa de ficção Subterrânea, dirigido por Pedro Urano, estreado na Mostra de Tiradentes.
>>> Equipe dos projetos: Profa Dra Carla Rabelo (docente), Paola Soccas (discente), Pablo Sousa (discente), Lukhas Karibe (discente), Athemis da Fonseca (discente) e Caroline Oliveira (discente), do bacharelado em Produção e Política Cultural – UNIPAMPA – campus Jaguarão/RS.
Informações: ppcult.unipampa@gmail.com
Youtube: Projetos PPCult Unipampa.
Divulgação: https://www.instagram.com/p/CLm2hBUnOst/