Professora Drª Sátira Machado participa na UFRGS do evento “Grupo Cultural Palmares: 50 anos de contribuições”.

Na próxima quarta-feira (11), às 19h, será realizado o encontro virtual Grupo Cultural Palmares: 50 anos de contribuições. A live faz parte da programação do Novembro Negro na UFRGS. O evento contará com a participação de pesquisadores e intelectuais que construíram a história de uma das principais organizações do Movimento Negro brasileiro.

Responsável pela criação do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e por algumas das principais conquistas da população brasileira, o Grupo Cultural Palmares completará 50 anos em 2021. Criado em Porto Alegre, em julho de 1971, tinha o objetivo inicial de revisar a história do Brasil a partir de referenciais negros. Logo propôs o 20 de Novembro como data alternativa ao 13 de maio, e passou a construir trajetória fundamental na defesa das principais conquistas da população negra.

A partir da memória e da experiência dos/as fundadores/as e pesquisadores/as, o evento visa refletir sobre as contribuições do Grupo Palmares para a nossa sociedade e estimular novas pesquisas sobre o seu legado.

Convidado(a)s:

Antônio Carlos Côrtes (advogado)

Deivison Moacir Cezar de Campos (ULBRA)

Maria Conceição Lopes Fontoura (UFRGS)

Vera Daisy Barcellos (Sindicato dos Jornalistas/RS)

Mediação – Sátira Machado (UNIPAMPA)

O encontro virtual será transmitido pelo Facebook do DEDS.

Confira a programação completa do Novembro Negro na UFRGS no seguinte link: https://www.ufrgs.br/novembronegro/