Tema do debate: MULHERES NO CINEMA DO PERU – crítica, som, música, montagem, produção, roteiro e direção.
>>Debatedoras: Melina León (diretora, roteirista, montadora e produtora); Mónica Delgado (crítica de cinema e pesquisadora); Rosa María Oliart (sound designer e professora universitária) e Pauchi Sasaki (compositora de trilhas musicais e artista sonora).
>>Coordenação/mediação: Profa. Dra. Carla Rabelo (UNIPAMPA), Profa Dra Karla Holanda (UFF) e Prof. Dr. Fernando Llanos (FASCS).
>>Data e horário: 21/08/2020 – das 16h às 18h.
>>Link da transmissão ao vivo no Youtube Socine: https://www.youtube.com/channel/UC85N5COgWkwtHdtu1q0Xtvw/featured
>>Mais informações sobre a SOCINE EM CASA:
>>Apresentação: O cinema do Peru é pouco exibido e difundido no Brasil, mas sua cinematografia é vasta e vem crescendo exponencialmente na últimas décadas, reforçando os trabalhos de profissionais de longa data e também das novas gerações. As mulheres sempre estiveram presentes na história do audiovisual peruano desde o início do século XX, e têm colaborado com o setor em diversas frentes como crítica, direção, roteiro, som, música, montagem, direção de arte, produção, entre outras. Por isso, propomos uma conversa online com mulheres profissionais do cinema em áreas diversas que irão expor seus saberes-fazeres. Desse modo, apostamos na difusão dos trabalhos de mulheres que atuam no cinema e audiovisual, e também na ideia de repensar o campo sob óticas plural e decolonial, além de fomentarmos a criação de redes e espaços para debates sobre o cinema de/em países da região andina. A conversa com as profissionais do cinema peruano pretende recorrer suas histórias, seus processos criativos, recursos estilísticos e narrativos, aspectos históricos e socioculturais do Peru, contexto mercadológico e incentivos públicos, e principalmente as dificuldades das mulheres no fazer cinematográfico do país. O debate será conduzido em língua espanhola, mas também em portunhol e português, com tradução eventual caso haja necessidade. Informações: carlarabelo@unipampa.edu.br
Currículos das convidadas
>>Melina León: diretora de cinema, montadora, roteirista. Formada em Cinema pela Columbia University. Vive e trabalha entre Lima e Nova Iorque. Seu primeiro longa-metragem Canción sin Nombre foi premiado na Quinzaine des Réalisateurs do Festival de Cannes 2019 e indicado ao prêmio Caméra D’Or. A primeira diretora peruana em Cannes. O filme foi selecionado em numerosos festivais internacionais, obtendo mais de 30 prêmios entre os quais, destacam-se Melhor direção em Thessaloniki Film Festival, Melhor filme no Stockholm Film Festival e o Prêmio Cinevision de melhor diretora emergente no Festival de Munich. Melina León também dirigiu os curtas-metragens de ficção El Paraíso de Lili (estreado no 47o Festival de Cinema de Nova York) e Girl with a walkman, e os curtas documentais Tania Cerrón: el camino del bambú, e Lola Apolinario: empreender, iniciar, entre outros. Também atuou na equipe de direção de arte de grandes filmes peruanos como Coraje e El bien esquivo.
>>Rosa María Oliart: Diretora da Fade Out, empresa de desenho e mixagem de som cinematográfico, artes cênicas e outras formas de criação sonora. Criadora do Archivo Sonoro Los Sonidos del Perú. Seus trabalhos cinematográficos mais recentes são: Wiñaypacha, El soñador, Rosa Chumbe, Av. Larco, El Elefante Desaparecido, La Casa Rosada, Solos, Sigo Siendo, El viaje de Javier, WIK, Rodar contra todo, Asu mare 1, 2 y 3; Locos de Amor 1, 2 y 3; entre outros. Nas artes cênicas: Orlando, Camasca, Incendios, entre outras. É graduada em Comunicação pela Universidad de Lima, e atualmente realiza um Mestrado em Estudos Culturais na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). É professora da área de Som na Universidad de Lima, na PUCP e na EPIC. Foi professora do Instituto de ciencias del Sonido Orson Welles e na Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) de San Antonio de los Baños, Cuba.
>>Pauchi Sasaki: Violinista, compositora e artista sonora interdisciplinar. Desenvolve trabalho de improvisação, experimentação, desenvolvimento de performances multimídia e composição musical para cinema, dança, teatro e instalações. Fez mestrado no programa MFA Electronic Music and Recording Media en Mills College, Oakland – Califórnia, graduação em Jornalismo na PUC Perú, e formação paralela em Música Andina no Centro de Música y Danza – CEMDUC (PUCP). Estudou violino (ayacuchano, judaico e asiático) e música clássica do norte da Índia no Ali Akbar College of Music en San Rafael, California. Ao longo de sua carreira participou de festivais no Peru, EUA, Japão, Espanha, Chile, Colômbia e Suíça. Na composição de trilhas musicais, destacam-se os filmes: Canción sin Nombre, Perro Guardián, Climas, Pacificum, NN, Lima 13, Retrato peruano del Perú, El viaje de Javier Heraud, La Última Noticia, Box, Design is One: The Vignellis, Emigrant, entre outros.
>Mónica Delgado: Mestra em Literatura com ênfase em Estudos Culturais pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Comunicadora, pesquisadora e crítica de cinema. Co-diretora da revista especializada em cinema independente e experimental Desistfilm. Escreveu o livro ‘María Wiesse en Amauta: los orígenes de la crítica de cine en el Perú’ e foi co-autora em diversas publicações sobre cinema latinoamericano e outros temas como “Un lugar en el mundo. El cine latinoamericano del siglo XXI en 50 películas” e “Objetivo: Planeta Tierra. El documental de medio ambiente”. Dirigiu o Cineclube da Universidad de Ciencias y Humanidades. É colunista do portal de jornalismo independente Wayka.pe. Integrou o júri de diversos festivais internacionais como Valdivia, Olhar de Cinema, Curtas Belo Horizonte, FICUNAM, entre outros.
Referências
RABELO, Carla. Mulheres no Cinema Peruano. Em: Revista Exibidor. São Paulo, 2020. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cultura/2020/08/04/
RODRIGUES, Carla Daniela Rabelo. Mujer en el cine peruano: entrevista a la directora Ana Caridad Sanchez. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 7, n. 1, p. 189-203, 2020. Disponible en: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/574