UNIPAMPA sedia o “I Café com Empreendedorxs Locais – UNIPAMPA Jaguarão”

Na manhã de sábado (07/12/19) a Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão sediou o I Café com Empreendedorxs Locais – UNIPAMPA Jaguarão, organizado colaborativamente pelos discentes e pelas Professoras Natali Spohr e Patrícia Severo da disciplina de Empreendedorismo dos cursos de Turismo e Produção e Política Cultural.

O objetivo principal do evento foi de disseminar, entre os participantes, o conhecimento a respeito das características do comportamento empreendedor, como a procura de oportunidade e iniciativa, a determinação de qualidade e eficiência, a definição de metas, o planejamento e o monitoramento constante, através da aproximação com empreendedores locais. Ademais, teve a preocupação de identificar e despertar o potencial empreendedor na comunidade e trazer à tona temáticas como empreendedorismo feminino, social e cultural.

O I Café com Empreendedorxs Locais – UNIPAMPA Jaguarão contou com a presença da Sra. Maria Fernanda Passos representando o Mercadito das Artes, Sra. Roseli Calvetti e Sra. Cenilza Silva representando a Casa da Economia Solidária e Sr. José Luís Gonçalves Chagas representando o Barracão do Batata/Bar do Zé, teve, ainda, a participação da comunidade acadêmica da UNIPAMPA, bem como à comunidade externa que puderam dialogar durante toda a manhã.

O discente Hiago Peralta do curso de Produção e Política Cultural e a banda Elefante Lunar formada pelos discentes Keven Lima, de Letras – Português e Espanhol e Luciano Marques, de Produção e Política Cultural realizaram as apresentações musicais do evento.

Acreditamos que esta experiência foi relevante tanto para uma maior elucidação dos conteúdos abordados no componente curricular de Empreendedorismo 2019.02 quanto para a troca de conhecimentos com a comunidade não acadêmica que prestigiou o evento. As próximas edições do Café com Empreendedorxs Locais estão previstas para ocorrer em 2020, a partir do modelo proposto na manhã do último 07 de dezembro, mas com novidades para atrair ainda mais pessoas interessadas nesta temática.

Texto: Patrícia Severo e Natali Spohr

Fotos: Patrícia Severo

 

Unipampa e UFRGS mantêm as inscrições abertas para o curso online sobre o poeta Oliveira Silveira

A certificação é de 30 horas e as vagas são ilimitadas

Mantem-se abertas as inscrições para o curso online “Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira” ofertado pela Unipampa e a UFRGS na modalidade de educação a distância (EaD), disponível na Plataforma Lúmina (https://lumina.ufrgs.br/). Em três módulos, de forma introdutória, estudantes poderão saber mais sobre a vida, a obra e a consciência negra de Oliveira Silveira (1941-2009) – egresso do Instituto de Letras da UFRGS – que foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo “Grupo Palmares” em 1971, em Porto Alegre.

Sua obra vem ganhando destaque nas literaturas gaúcha, sul-rio-grandense e brasileira, principalmente pelo resgate das culturas negras nas artes literárias. Para a coordenadora do curso, professora da Unipampa Sátira Machado, “Oliveira Silveira é um divisor de águas na história de afro-brasileiros/as, ao popularizar em suas poesias as negritudes e o 20 de novembro no Brasil”. Para a vice coordenadora, professora aposentada do Instituto de Letras da UFRGS Maria da Graça Paiva, “Oliveira Silveira deve ser homenageado sempre, por impulsionar o pensamento negro brasileiro, garantindo a diversidade”.

O curso é gratuito, sem pré-requisitos, sem limite de vagas e está disponível a qualquer público com acesso à Internet. Basta cadastrar-se na Plataforma Lúmina  (https://lumina.ufrgs.br/), aceitar o “Termo de Uso dos Serviços – Lúmina” e escolher o curso. Na plataforma estão disponíveis as videoaulas, os materiais de apoio e as atividades do curso online “Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira”. Os alunos e as alunas poderão estudar de forma auto instrutiva conforme sua disponibilidade. O curso também pode ser acessado por smartphones, possibilitando a auto-organização dos estudos por parte de estudantes. O curso estará disponível por tempo indeterminado. E o certificado será emitido pela UFRGS, com 30 horas na área de “Ciência Humanas e Artes”.

Realização

O curso online “Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira” foi desenvolvido pelas professoras universitárias Sátira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Maria da Graça Gomes Paiva, professora aposentada pela UFRGS.

É uma promoção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com execução do NAPEAD – Produção Multimídia para a Educação da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFRGS e do Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa.

Foi realizado em parceria com os cursos de Produção e Política Cultural e Licenciatura em Letras-Português EaD da Unipampa; com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS; e com a Associação Negra de Cultura – AndC, uma entidade criada por Oliveira Silveira.

Tem o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, por meio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab) e do Salão de Atos, bem como, da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF) da UFRGS.

Saiba mais no site oficial: www.oliveirasilveria.com.br

Com informações da professora Sátira Machado

II Unipampa Puertas Abiertas

No último dia 25 de novembro, aconteceu o evento denominado como “Unipampa Puertas Abiertas” em sua segunda edição. Na ocasião alunos de ensino médio de Jaguarão e Arroio grande puderam conhecer o câmpus Jaguarão e mais sobre os seus cursos, e o bacharelado em Produção e Política Cultural recebeu os interessados no laboratório do curso. Na ocasião discentes do curso, integrantes do Programa de Educação Tutorial – PET e a bolsista de Gestão recepcionaram os convidados, e também esteve presente a coordenação de curso e do PET.

Fig.1. Alunos do I.E.E. Aimone Soares Carriconde de Arroio Grande visitam o laboratório.

Fonte: Imagem – professor Alan Dutra de Melo

Bancas de TCC 2019-02

BANCAS DE DEFESA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURSO DE BACHARELADO EM PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL

SEMESTRE 2019/2

 

Acadêmico (a)

 

Orientador (a)

 

Título

 

Banca Avaliadora

 

Data e Horário

 

 

 

Bruna Rodrigues da Silva

 

 

 

Profa. Dra, Giane Escobar

 

Galeria Intercultural Magliani: produção e gestão da cultura na universidade e a resignificação simbólica de territórios (2017-2019).

 

 

Profa. Dra. Sátira Machado- UNIPAMPA

 

Profa. Dra. Patrícia Severo-UNIPAMPA

 

 

3ª feira

10/12/2019

14h-15h

Sala: 310

 

 

 

Igor Polatschek

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Walker Douglas Pincerati

 

 

 

Hip Hop versus Necropolítica

 

 

Profa. Dra. Sátira Machado – UNIPAMPA

 

Profa. Dra. Anselma Garcia de Sales

IESCAMP (Instituto de Educação e ES de Campinas/SP

 

 

4ª feira

11/12/2019

11h -12h

Sala: 310

 

 

Olivério Ribeiro Prestes

 

 

 

Profa. Dra. Sátira Machado

 

Cultura no Arroio Grande em forma de Web Radio

 

 

Profa. Dra. Giane Escobar – UNIPAMPA

 

Profa. Dra. Hilda Jaqueline de Fraga- UNIPAMPA

 

 

4ª feira

11/12/2019

14h-15h

Sala:310

 

Professor Dr. Alan Dutra de Melo recebe o prêmio Obirici em Porto Alegre

No último dia 29 de novembro, em Porto Alegre, no Clube Comercial foi realizada a tradicional premiação para profissionais que se destacam em suas áreas de atuação, denominada como Troféu Obirici, em sua 26ª edição, atividade que é promovida pelo jornalista Saul Júnior.

Na ocasião foi agraciado o professor  adjunto Alan Dutra de Melo, doutor Memória Social e Patrimônio Cultural e atua como professor universitário na Universidade Federal do Pampa, câmpus Jaguarão, desde 2011, e antes desse período trabalhou por  6 anos como gestor público, nas prefeituras de Pelotas e Jaguarão. É um momento especial de reconhecimento, destaca Alan, tendo em vista a passagem pelos seus 15 anos de exercício profissional, desde a sua formatura no curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas. O professor é o atual coordenador do curso de bacharelado em Produção e Política Cultural e atua no curso de gestão de Tecnologia em Turismo.

Na ocasião esteve presente a professora doutora Sátira Pereira Machado, coordenadora substituta do curso de bacharelado em Produção e Política Cultural.

 

 

Prof.ª Dr.ª Hilda Jaqueline Fraga participa como jurada internacional, da comissão de seleção da “Convocatória Fondos Concursables de Proyetos para la salvaguardia del Patrimônio Cultural Imaterial – 2020”

 Profa. Dra. Hilda Jaqueline de Fraga participa como jurada internacional, da comissão de seleção da “Convocatória Fondos Concursables de Proyetos para la salvaguardia del Patrimônio Cultural Imaterial – 2020, na categoria Gênero e PCI, lançada pelo Centro Regional de Savaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial na América Latina (CRESPIAL) que é um centro de categoria 2, sob os auspícios da UNESCO. Os fundos da convocatória buscam financiar, total ou parcialmente, projetos de iniciativa social vinculados a salvaguarda do PCI na América Latina dos 15 países membros do CRESPIAL. Neste ano a convocatória também contemplou as categorias:  Imigração e PCI e Vídeo participativo e PCI. De acordo com a docente, cujas pesquisas tratam de estudos que abordam o patrimônio cultural desde a perspectiva de gênero, integrar redes internacionais de fomento voltadas para o PCI possibilitam o intercâmbio com pesquisadores de outros países sobre iniciativas inovadoras que estão ocorrendo em países latino americanos neste campo, bem como a produção científica engajada as demandas e desafios políticos deste campo no tempo presente.