Unipampa e UFRGS lançam curso EaD sobre o poeta gaúcho Oliveira Silveira Vida, obra e consciência negra são temas dos módulos

No dia 12 de novembro, será lançado o curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”, a partir das 18 horas, na Sala II do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Com acesso gratuito a qualquer público, bastando inscrever-se, o curso será ofertado na modalidade de educação a distância (EaD) na plataforma Lúmina. As videoaulas, os materiais de apoio e as atividades serão disponibilizadas aos alunos logados, que poderão estudar de forma auto instrutiva conforme sua disponibilidade, já que o curso não tem restrições para o término. Quem concluir o curso, realizando todas as atividades, receberá um certificado padrão da UFRGS, de 30 horas.

Em três módulos online, os estudantes irão saber mais sobre a vida, a obra e a consciência negra desse escritor afro-gaúcho. Nos extras, amigos e amigas de Oliveira deram depoimentos. Egresso da UFRGS, Oliveira Silveira (1941-2009) graduou-se professor de Português-Francês e suas respectivas literaturas, em 1967. Foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo Grupo Palmares em 1971, em Porto Alegre. Sua obra vem ganhando destaque nas literaturas gaúcha, sul-rio-grandense e brasileira. A professora Zila Bernd, autora do livro “Negritude e Literatura na América Latina”, destaca que “a cultura afro vai fazendo um trançado com a cultura gaúcha” na obra de Oliveira, ao valorizar “aspectos pouco conhecidos da história do negro no Rio Grande do Sul”.

O curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira” foi desenvolvido pelas professoras universitárias Sátira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Maria da Graça Gomes Paiva, professora aposentada pela UFRGS, tendo como base a plataforma Moodle.  Esse curso é ofertado no formato MOOC (Massive Open Online Course) por ser aberto, massivo e com possibilidade de auto-organização dos estudos pelos alunos e alunas, que podem acessá-lo até por smartphones.

É uma promoção da UFGRS e da Unipampa, com execução do NAPEAD – Produção Multimídia para a Educação da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFRGS e do Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa.

Foi realizado em parceria com os cursos de Produção e Política Cultural e Licenciatura em Letras-Português EaD da Unipampa; o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS; e a Associação Negra de Cultura – AndC, uma entidade criada por Oliveira Silveira.

Tem o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, por meio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab) e do Salão de Atos, bem como, da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF) da UFRGS.

No lançamento no saguão do Salão de Atos da UFRGS, além da filha única de Oliveira Silveira -Naiara – declamar poemas do pai; apoiadores(as) como a Biblioteca Pública do RS; Estilo Afro; Pimenta Mimosa; Chocolah; Artelier-by Ieda Ferreira; Maraia’s- Boneca de Pano; Afrodite; Kynutryzzy, entre outros(as) estarão realizando exposições para divulgar as culturas negras. O lançamento será transmitido pelo site da UFRGS, sendo divulgado também pela Universidade do Texas e pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Saiba mais no site www.oliveirasilveira.com.br.

Com informações da jornalista Sátira Machado

Fonte: https://unipampa.edu.br/portal/unipampa-e-ufrgs-lancam-curso-ead-sobre-o-poeta-gaucho-oliveira-silveira acesso em 31/10/2019

Prof. Dr. Alan Dutra de Melo participou do Seminário Internacional e Encontro das Cidades Históricas movimentam Porto Alegre (RS), em outubro

Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2019 aconteceu o Seminário Internacional das Cidades Históricas, em Porto Alegre, evento promovido pelo IPHAN. O professor Dr. Alan Dutra de Melo participou do evento, na modalidade ouvinte, e  como professor na área do Patrimônio Cultural destacou a importância do evento como um momento de atualização, em razão do qualificado corpo de painelistas, em sua maior parte oriundos da Espanha e Portugal. Na ocasião foram lançados duas revistas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN com as temáticas “Dimensão Turística no Brasil e Região Sul: oportunidades e desafios para a gestão patrimonial” e “Gestão turística e Sítios patrimoniais: boas práticas internacionais”, as quais trazem  textos dos painelistas – foi disponibilizada uma edição de cada revista para o biblioteca da Unipampa.

 

 

Mais sobre a atividade:

http://portal.iphan.gov.br/srbm/noticias/detalhes/5365/seminario-internacional-e-encontro-das-cidades-historicas-movimentam-porto-alegre-rs-em-outubro acesso em 31/10/2019

Zoravia em Jaguarão: Apresentação de filme e com a presença da artista e do diretor Henrique Freitas Lima

Em promoção conjunta da produtora Cinematográfica Pampeana , Secretaria de Cultura de Jaguarão e UNIPAMPA, através do curso de Produção e Política Cultural, na segunda-feira dia 21 de outubro de 2019 na UNIPAMPA campus Jaguarão aconteceu a exibição do documentário Zoravia, de Henrique de Freitas Lima, dedicado à artista visual ZoraviaBettiol, que teve uma sessão especial com a presença do Diretor e a irreverente artista e protagonista do filme que integra a Série Grandes Mestres, que iniciou com a exibição em 2012 que teve o pintor e gravador Danubio Gonçalves (1925) como homenageado. O documentário de longa-metragem Zoravia (2018), foi filmado em Porto Alegre e São Paulo, cidades em que a artista desenvolveu suas atividades ao longo de uma vida dedicada às artes visuais e militância por causas relacionadas à cultura, meio ambiente e direitos humanos.

Após a exibição do longa, tivemos um bate-papo e um tempinho para o registro da visita da grande ZoraviaBettiol.


Texto: Discente Bruna Rodrigues Silva

Imagem: Discente Paola Fernandes Soccas