Profs. Drs. Hilda Jaqueline Fraga, Alan Dutra de Melo e Thomas Josué Silva participaram IV Encontro Humanístico Multidisciplinar em Jaguarão

Entre os dias 27 e 29 de novembro ocorreu no Campus Jaguarão o IV Encontro Humanístico Multidisciplinar, uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (Claec) e o Instituto Conexão Sociocultural.

Na ocasião os professores Hilda Jaqueline Fraga e Alan Dutra de Melo do curso de bacharelado em Produção e Política Cultural coordenaram o Simpósio Temático: História, Memória e Identidades, onde foram apresentados cerca de 45 trabalhos.

O ST teve o objetivo de estabelecer aproximações entre a história, memoria e Identidade elementos importantes na compreensão das sociedades de Fronteiras. As relações de poder instituída ao longo do tempo pelas Elites alteraram as relações entre estado e sociedade estabelecendo um novo contexto social nestas regiões. As Políticas Públicas em regiões de fronteiras necessitam de uma melhor compreensão da realidade social para isto é importante congregar nestas discussões os diferentes saberes de todas as áreas do conhecimento.

Em virtude do evento os professores Dr. Thomas Josué Silva e Dr. Hilda Jaqueline Fraga, realizaram o lançamento de suas publicações realizadas em 2018.

Mais informações:

https://unipampa.edu.br/portal/campus-jaguarao-realiza-o-iv-encontro-humanistico-multidisciplinar

1ª Mostra de Cinema da Fronteira Jaguarão (BR) – Río Branco (UY)

1ª Mostra de Cinema da Fronteira Jaguarão (BR) – Río Branco (UY) 

A 1ª Mostra de Cinema da Fronteira Jaguarão (BR) e Río Branco (UY) apresenta sua programação 2018 composta por 3 semanas de programações voltadas à interlocução cultural entre Brasil e Uruguai por meio da linguagem cinematográfica.

De 20 a 23 de novembro acontecerá a “Semana de Cinema Negro Preta Faustina” com o propósito de difundir filmes produzidos com temática afro-brasileira e afro-uruguaia, ou com direção de negros e negras. De 28 de novembro a 01 de dezembro ocorre a “Los Chicos Más Grandes – Semana de Curtas Independentes Uruguaios” com objetivo de promover e visibilizar o cinema independente uruguaio. E de 05 a 08 de dezembro será a vez da “Semana de Cine Premiado Uruguaio” que oportuniza contato com filmes destacados e celebrados com premiações em festivais de cinema pelo mundo.

Fruto do componente curricular Projeto Cultural 1 ministrado pela professora Carla Rabelo do bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), as três semanas que compõem a Mostra foram pensadas curatorialmente e planejadas por grupos de discentes que se organizaram em produtoras experimentais, a saber:

  • Faustinianas Produções (Francisco Trindade, Caroline Ferreira, Shirlei Pereira, Caroline Maria e Breno Brito): Semana de Cinema Negro Preta Faustina.
  • Lo Siento Produções (Luciano Marques, Beatriz Souza, Igor Polatschek, Roberto Silva e Alessandra Porciúncula): Los Chicos Más Grandes – Semana de Curtas Independentes Uruguaios.
  • Estrelar Co (Philipo Mandrani, Rafael Odara, Guilherme Andrade, Francieli Medeiros, Ritielem Chaves e Aldair Machado): Semana de Cine Premiado Uruguaio.

 

Facebook da Mostra:
https://www.facebook.com/mostracinemafronteira

DOCENTE DO CURSO DE PPC PARTICIPA DA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE – 2018

Docente pesquisadora do Curso de PPC, Profa. Dra. Hilda Jaqueline de Fraga integra a programação da semana de abertura da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Em sua terceira  participação, a professora neste ano foi uma das palestrantes convidadas da mesa de debate ocorrida na Biblioteca do Clube do Comércio,no dia 04/11, organizada pelo GT História Cultural, da ANPUH, Sessão RS, intitulada:  Leituras de História Cultural: memória, patrimônio e políticas culturais”  na qual debateu sobre os temas de um dos seus livros lançados este ano “Experimentações, Políticas Culturais e Patrimônios” pela Editora EST, Porto Alegre. Na sequencia das atividades a professora juntamente com outros autores convidados autografou seus livros no Pavilhão da Sessão de Autógrafos da feira.

Exposição Flávio Xavier na Galeria Intercultural Magliani: “A arte Borderleine – Fronteira: um lugar perigoso”.

Abertura de exposição: Galeria Intercultural Magliani – 03/11/2018

Cada obra discute o limite e as inter-relações de um lado com o outro, de um dentro com um exterior. Falam do toque desses limites como uma tensão perigosa, instável, e por vezes próximas da contravenção buscando ilustrar o conceito de fronteira como um lugar perigoso.
(Flávio Xavier)

Mais informações: https://www.facebook.com/gimunipampa