Docente do curso de PPC participa de dois grandes eventos da área de Cinema e Audiovisual

A professora e pesquisadora do bacharelado em Produção e Política Cultural, Carla Daniela Rabelo Rodrigues, colaborou mais um ano com dois grandes eventos do campo do Cinema e do Audiovisual. A primeira participação se deu no VI Colóquio de Cinema e Arte da América Latina – COCAAL 2018 e no II Colóquio Brasileiro de Cinema de Autoria Feminina – COCAF, realizados entre os dias 03 e 06 de setembro na Universidade Federal Fluminense em Niterói (RJ) cujo objetivo foi partilhar as experiências e pesquisas do campo. Na ocasião, ela apresentou o artigo intitulado “Avanços e Retrocessos na Políticas para Cinema no Peru” no GT4 Indústria e Recepção Audiovisual, fruto de seu projeto de pesquisa homologado no SIPPEE/Unipampa. Além do trabalho apresentado, participou dos debates das demais apresentações do GT, das mesas temáticas e das mostras de filmes que integravam a programação. Na ocasião, a professora Carla Rabelo foi convidada pelas pesquisadoras Natalia Barrenha (UNICAMP) e Silvana Flores (UBA/CONICET) a integrar o corpo editorial da Revista Imagofagia, revista científica de cinema da Argentina. Paralelamente a este evento, a docente ministrou uma palestra sobre Cinema Peruano para os discentes do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM-RJ à convite do professor Pedro Curi. Outra colaboração foi no 14º Congresso FORCINE – Forum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, que ocorreu entre os dias 11 e 15 de setembro na PUCRS, em Porto Alegre, com a temática “As Escolas de Cinema e Audiovisual e suas conexões”. Nos dias 11 e 12, dentro do pré-congresso FORCINE 2018, aconteceu o Seminário Brasileiro de Estudos em Animação – SEANIMA no qual houve a apresentação do trabalho “O Fomento à Animação no Peru”, integrante do GT Animação e Mercado. Na programação específica do FORCINE, a professora Carla foi propositora e coordenadora do GT3 sobre “Políticas Públicas para Cinema e Audiovisual: experiências das universidades” com participação dos professores convidados Marcelo Ikeda (UFC), Alfredo Manevy (UFSC), Flavia Seligman (UNISINOS), Roberto Cotta (UFPEL) e Thiago Mendes (FEEVALE).

 

Créditos das fotos anexas:
Foto COCAAL: UFF.
Foto FORCINE: TECNA /PUC-RS.

Projeto de Ensino – Roda de Conversa: Diálogos entre Pesquisa e Mediações Culturais

RODA DE CONVERSA: DIÁLOGOS ENTRE PESQUISA E MEDIAÇÕES CULTURAIS

RESUMO:

No dia 12/09 foi realizada a atividade inicial do Projeto de Ensino: Rodas de Conversa: Diálogos entre Pesquisa e Mediação Cultural, coordenado pela Profa. Dra. Hilda Jaqueline de Fraga. O projeto é voltado para os discentes do 2ºsemestre matriculados nos componentes curriculares de Metodologia da Pesquisa e TCC – Projeto e tem como objetivo promover o diálogo acerca de projetos de pesquisa e de aplicação no campo da cultura, desenvolvidos pelos egressos ao longo do curso e alunos bacharéis em Produção e Política Cultural inseridos em Programas de Pós-Graduação de IES. A primeira roda de conversa teve como convidada a ex-aluna de PPC Juliana Machado Porto, Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPEL- Universidade Federal de Pelotas que apresentou sua pesquisa de mestrado intitulada: Nos tentos da Memória: Artesanato em couro cru Guasqueria. Também participaram como convidados os discentes Renato Vieira e Rodrigo Souza que apresentaram os projetos I Mostra Binacional de Teatro: território de fronteira e Oficina de Criação de Vídeo Documentário sobre Juventude Negra em Jaguarão elaborados nas disciplinas. Durante as exposições os alunos do 2º semestre tiveram a oportunidade de discutir e socializar com os convidados seus interesses de investigação, questões relacionadas às metodologias de pesquisa e propostas de mediações culturais em produção e política cultural.

Evento Jornada Binacional sobre Diversidade Sexual

CENTROS MEC DEL DEPARTAMENTO DE CERRO LARGO

RESUMO:

Docente do Curso de PPC, Profa. Hilda Jaqueline de Fraga participa da Jornada Binacional sobre Diversidad Sexual promovido pelo Centro Mec del Departamento de Cerro Largo. O evento aconteceu no dia 18/09, na Casa de Cultura de Rio Branco/URY e reuniu autoridades locais e do Ministério da Cultura do Uruguai. Na ocasião a professora integrante da mesa de abertura discorreu sobre seus estudos e pesquisas sobre políticas de memória e  patrimônio cultural desde o enfoque de gênero salientando  a relevância deste debate tendo em vista a expansão dos direitos culturais e humanos na contemporaneidade decorrentes da ampliação do conceito de cultura e das reivindicações de diferentes movimentos sociais pelo direito à memória e à cidadania cultural  entendidos como elementos importantes para o fortalecimento da luta contra as diferentes formas de discriminação.

Trabalhos do grupo PET-PPC no Seminario Académico sobre Género y Diversidad Sexual (UDELAR/Uruguai

Trabalhos do grupo PET-PPC no Seminario Académico sobre Género y Diversidad Sexual (Uruguai)
O grupo PET Produção e Política Cultural – Unipampa participará do XI Seminario Académico sobre Género y Diversidad Sexual (UDELAR/Uruguai), em Montevidéu, com apresentação do trabalho “Cultura LBGTQ em ações universitárias para pensar o campo das políticas públicas”. E haverá também apresentação do trabalho “A censura das artes sobre gêneros no contexto brasileiro atual” de autoria dos discentes do bacharelado em Produção e Política Cultural: Renato Vieira de Lima (petiano) e Francisco da Trindade Costa Junior. Ambos trabalhos foram orientados pela professora/tutora Carla Daniela Rabelo Rodrigues. #pesquisapetppc