Na última quarta-feira (17), a discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Danuse Cardozo defendou o seu Projeto Aplicado (TCC), com foco na APAE de Arroio Grande/RS. Segundo o Prof. Alexandre Caldeirão do PPC, foi “um momento emocionante para todos os que, em alguma medida, participaram da formação da acadêmica que apresentou seu trabalho de forma segura e brilhante”.
Arquivo diários:19 de agosto de 2016
Sofia Favero estará no PPC no dia 25
Diversidade Sexual é tema de palestra dia 25
por Tamíris Centeno Pereira da Rosa – ACS/Unipampa
Sofia Favero fará palestra via Skype no dia 25. Na próxima quinta-feira, 25, às 15h, será realizada uma palestra, através do Skype, com a criadora da página da rede social Facebook e coordenadora do EducaTrans, Sofia Favero, na sala 207 do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O evento é uma iniciativa do curso de Produção e Política Cultural. A atividade tem como público alvo alunos do curso, demais integrantes da comunidade universitária, fazedores de cultura, educadores, ativistas e demais interessados.
De acordo com a professora do curso, Carla Daniela Rabelo Rodrigues, a cultura LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, queers) está indexada na discussão sobre diversidade sexual e de gênero.
“O tema tem percorrido, ainda que de forma escassa, os meios de comunicação, debates políticos, escolas e universidades na tentativa de dar visibilidade à questão, para compreensão de direitos humanos, e para questionar a representatividade e o acesso sociocultural. Um debate sobre identidade de gênero e diferenças sexuais agrega não somente para preencher lacunas do ambiente universitário, como também demonstra que a Unipampa está interessada e aberta às questões contemporâneas”, definiu ela.
O evento tem o objetivo de oportunizar o debate sobre diversidade sexual e gênero, além da cultura LBGTQ, por meio da criadora da página Travesti Reflexiva e coordenadora do EducaTrans, projeto que visa estimular a entrada de travestis e trans no ensino superior.
Segundo a professora, também será momento para debater o engajamento e mobilização social contra a transfobia, as violências simbólicas e físicas, e o machismo predominante na sociedade brasileira.
Museus – Conceitos e Pré-conceitos.
CURSO SOBRE MUSEUS SERÁ REALIZADO DIA 24
por Tamíris Centeno Pereira da Rosa – ACS/Unipampa
Qui, 18 de Agosto de 2016 16:41
Para ampliar o repertório dos estudantes do bacharelado em Produção e Política Cultural sobre temas extracurriculares, será realizado na próxima quarta-feira, 24, o curso: Museus – Conceitos e Pré-conceitos.
No total serão 30 vagas, 12 destinadas aos bolsistas do bacharelado e 18 para a comunidade acadêmica em geral e população da cidade.
O evento acontece no Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA) do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
De acordo com Lucas Morates, os discursos patrimoniais e históricos focam-se em elementos dos setores mais proeminentes econômica e politicamente.
“Na busca de ultrapassar essa perspectiva, o curso consiste em estabelecer um diálogo sobre as mudanças dos museus, seus conceitos e pré-conceitos, e neste sentido desenvolver a consciência de que da formulação das identidades, hoje, se dá em processos transitórios, instáveis, na dualidade memória/esquecimento, e que junto com a identidade a cultura se reconstrói continuadamente”, explicou o museólogo.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ppcpet@gmail.com, enviando o nome completo do interessado. O curso será ministrado pelo museólogo da Unipampa, Lucas Morates e coordenado pela professora, Carla Daniela Rabelo Rodrigues.
Segundo o palestrante, a partir desta ótica, não cabe mais ao museu como meio de comunicação, celebrar uma única memória, nem permanecer exercendo o papel que lhe coube historicamente de espaço voltado para pedagogia nacionalista.
“Ao entender essas transformações contemporâneas, talvez o museu possa assumir a função de constituir-se em espaço no qual a sociedade projeta, repensa e reconstrói permanentemente as memórias e identidades coletivas”, finalizou ele.
Eros, trânsitos e ausências
Projeto “Identidades e representações de minorias” realizou exposição
O projeto “Identidades e representações de minorias” realizou a sua exposição entre os dias 06 e 08 de junho de 2016 no Espaço Multiuso da UFSM. A programação contou com intervenções culturais, exibição de mini documentários, debates e a curadoria da coleção “Eros, trânsitos e ausências” do artista Thomas Josué Silva.
Foto fornecida pelo prof. Flavi LisboaO projeto, coordenado pelo professor Flavi Lisboa, pretende “visibilizar, por meio de produções midiático-comunicacionais, as demandas apontadas pelos sujeitos, grupos e coletivos atendidos, observando o seu fazer cultural e, conjugado aos interesses sociais, promover a difusão cultural”. Ele tem ênfase na formação de sujeitos e na inclusão social por meio da comunicação, da cultura e da arte, de modo a contribuir para transformar o ambiente da universidade em um polo de produção e circulação da cultura. Inclui-se nisso as expressões culturais populares, indígenas, afro-brasileiras, dos povos, grupos sociais e comunidades que compõem a nossa diversidade cultural a partir da interlocução e atuação junto às comunidades ou grupos vulneráveis (social ou econômico) da região de abrangência da Universidade Federal de Santa Maria.
EVENTO. Questões de gênero marcam os debates na exposição ‘Identidades e Representações de Minorias’
Exposição “Identidades e Representações de Minorias” começa nesta segunda na UFSM
Exposição “Identidades e Representações de Minorias” ocorre na próxima semana0