PPC aprende com a diversidade de alunos/as

menina

Na última quarta-feira (17), a discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Danuse Cardozo defendou o seu Projeto Aplicado (TCC), com foco na APAE de Arroio Grande/RS. Segundo o Prof. Alexandre Caldeirão do PPC, foi “um momento emocionante para todos os que, em alguma medida, participaram da formação da acadêmica que apresentou seu  trabalho de forma segura e brilhante”.

O docente acredita que a inclusão social deste público específico seja um papel importantíssimo da Universidade Pública e reforça: “me sinto orgulhoso de formar parte de um time que consegue atender de forma tão especial alunos que, mais que agregar conhecimento ou buscar um diploma, estão conseguindo um desenvolvimento pessoal e intelectual que pareceria impossível“, ao se referir a mais alunos/as especiais que a Unipampa inclui.
Em sua primeira experiência pedagógica nesse sentido, a Profa. Carla Rabelo também destacou que acredita no livre e amplo acesso à Universidade Pública. “Entendo que um curso de cultura, principalmente, deve se dedicar à diversidade dos sujeitos”, explicando que venceu o desafio e aprendeu bastante ao receber alunos/as especiais.

Sofia Favero estará no PPC no dia 25

Diversidade Sexual é tema de palestra dia 25
por Tamíris Centeno Pereira da Rosa – ACS/Unipampa

Sofia Favero fará palestra via Skype no dia 25. Na próxima quinta-feira, 25, às 15h, será realizada uma palestra, através do Skype, com a criadora da página da rede social Facebook e coordenadora do EducaTrans, Sofia Favero, na sala 207 do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O evento é uma iniciativa do curso de Produção e Política Cultural. A atividade tem como público alvo alunos do curso, demais integrantes da comunidade universitária, fazedores de cultura, educadores, ativistas e demais interessados.

De acordo com a professora do curso, Carla Daniela Rabelo Rodrigues, a cultura LGBTQ (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, queers) está indexada na discussão sobre diversidade sexual e de gênero.

O tema tem percorrido, ainda que de forma escassa, os meios de comunicação, debates políticos, escolas e universidades na tentativa de dar visibilidade à questão, para compreensão de direitos humanos, e para questionar a representatividade e o acesso sociocultural. Um debate sobre identidade de gênero e diferenças sexuais agrega não somente para preencher lacunas do ambiente universitário, como também demonstra que a Unipampa está interessada e aberta às questões contemporâneas”, definiu ela.

O evento tem o objetivo de oportunizar o debate sobre diversidade sexual e gênero, além da cultura LBGTQ, por meio da criadora da página Travesti Reflexiva e coordenadora do EducaTrans, projeto que visa estimular a entrada de travestis e trans no ensino superior.

Segundo a professora, também será momento para debater o engajamento e mobilização social contra a transfobia, as violências simbólicas e físicas, e o machismo predominante na sociedade brasileira.

CONVITE PET-PPC
O que e quem: Palestra virtual com Sofia Favero, criadora da página Travesti Reflexiva e coordenadora do EducaTrans, projeto que visa estimular a entrada de travestis e trans no ensino superior.
Quando: 25/08/2016, quinta-feira, às 15h.
Onde: sala de aula 207.
Quanto: grátis.
Inscrição até dia 23 (nome completo e e-mail): ppcpet@gmail.com
Informar no assunto do e-mail: palestra Sofia Favero.
OBS: haverá certificado de participação.

 

 

Museus – Conceitos e Pré-conceitos.

CURSO SOBRE MUSEUS SERÁ REALIZADO DIA 24
por Tamíris Centeno Pereira da Rosa – ACS/Unipampa
Qui, 18 de Agosto de 2016 16:41

Para ampliar o repertório dos estudantes do bacharelado em Produção e Política Cultural sobre temas extracurriculares, será realizado na próxima quarta-feira, 24, o curso: Museus – Conceitos e Pré-conceitos.

No total serão 30 vagas, 12 destinadas aos bolsistas do bacharelado e 18 para a comunidade acadêmica em geral e população da cidade.

O evento acontece no Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA) do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

lucas
De acordo com Lucas Morates, os discursos patrimoniais e históricos focam-se em elementos dos setores mais proeminentes econômica e politicamente.

Na busca de ultrapassar essa perspectiva, o curso consiste em estabelecer um diálogo sobre as mudanças dos museus, seus conceitos e pré-conceitos, e neste sentido desenvolver a consciência de que da formulação das identidades, hoje, se dá em processos transitórios, instáveis, na dualidade memória/esquecimento, e que junto com a identidade a cultura se reconstrói continuadamente”, explicou o museólogo.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ppcpet@gmail.com, enviando o nome completo do interessado. O curso será ministrado pelo museólogo da Unipampa, Lucas Morates e coordenado pela professora, Carla Daniela Rabelo Rodrigues.

Segundo o palestrante, a partir desta ótica, não cabe mais ao museu como meio de comunicação, celebrar uma única memória, nem permanecer exercendo o papel que lhe coube historicamente de espaço voltado para pedagogia nacionalista.

Ao entender essas transformações contemporâneas, talvez o museu possa assumir a função de constituir-se em espaço no qual a sociedade projeta, repensa e reconstrói permanentemente as memórias e identidades coletivas”, finalizou ele.

CONVITE PET-PPC
O que: Curso Museus: Conceitos e Pré-conceitos.
Quem: museólogo Lucas Morates.
Quando: 24/08/2016, das 8h-12h, e das 14h-18h.
Onde: LACUMA/UNIPAMPA/Jaguarão.
Quanto: grátis.
Inscrições até dia 22 (nome completo e e-mail): ppcpet@gmail.com
Informar no assunto do e-mail: curso museus.
OBS: haverá certificado de participação.

 

Eros, trânsitos e ausências

Projeto “Identidades e representações de minorias” realizou exposição

O projeto “Identidades e representações de minorias” realizou a sua exposição entre os dias 06 e 08 de junho de 2016 no Espaço Multiuso da UFSM. A programação contou com intervenções culturais, exibição de mini documentários, debates e a curadoria da coleção “Eros, trânsitos e ausências” do artista Thomas Josué Silva.

exposio Flavi 2
Foto fornecida pelo prof. Flavi Lisboa

O projeto, coordenado pelo professor Flavi Lisboa, pretende “visibilizar, por meio de produções midiático-comunicacionais, as demandas apontadas pelos sujeitos, grupos e coletivos atendidos, observando o seu fazer cultural e, conjugado aos interesses sociais, promover a difusão cultural”. Ele tem ênfase na formação de sujeitos e na inclusão social por meio da comunicação, da cultura e da arte, de modo a contribuir para transformar o ambiente da universidade em um polo de produção e circulação da cultura. Inclui-se nisso as expressões culturais populares, indígenas, afro-brasileiras, dos povos, grupos sociais e comunidades que compõem a nossa diversidade cultural a partir da interlocução e atuação junto às comunidades ou grupos vulneráveis (social ou econômico) da região de abrangência da Universidade Federal de Santa Maria.

guidolin-evento-2

EVENTO. Questões de gênero marcam os debates na exposição ‘Identidades e Representações de Minorias’

Campus Jaguarão expõe obras na Exposição Identidades e Representações de Minorias, promovida pela UFSM

Exposição “Identidades e Representações de Minorias” começa nesta segunda na UFSM

Exposição “Identidades e Representações de Minorias” ocorre na próxima semana0

5º EnProCult acontece em novembro na Unipampa

Banner 5º Ago 16

Produção e gestão da diversidade e da cultura na cidade” será o tema abordado no 5º EnProCult.

O Encontro acontece de 28 a 30 de novembro de 2016 na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) do município de Jaguarão/RS, que por estar localizado na fronteira com a cidade de Rio Branco/Uruguai dá status internacional ao evento.

Em 2014, os professores da Unipampa Alexandre Caldeirão, e Gabriel Chati, juntamente com as técnicas Catiane Almeida e Simone Prietsch, participaram do 4º EnProCult  em Natal/RN, garantindo a realização do EnProCult em Jaguarão.

Lia Calabre irá palestrar nessa 5ª edição, na mesa “Políticas Culturais no Brasil” que objetiva apresentar um panorama e um balanço da produção cultural nacional na atualidade.

Acompanhe mais informações no site do evento:

https://eventos.unipampa.edu.br/enprocult/

Texto: Sátira Machado

 

 

 

 

Seminário TCC

Sob coordenação do Prof. Dr. Jeferson Selbach, será realizado no dia 19 de outubro de 2016, às 14 h, na sala 203,  o Seminário de Apresentação dos Projetos de TCC do Curso de Produção e Política Cultural.

PARTICIPE!!!

SeminárioTCC

A Orientação das Serpentes

serpentes

É com muito prazer que o Programa de Educação Tutorial (PET) de Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), convida a todos   a participarem do lançamento do novo livro do professor Clóvis Da Rolt15

A partir das sete da noite na Biblioteca Oscar Furtado Azambuja, o poeta estará presente para vendas de exemplares, sessão de autógrafos e uma fala sobre arte, sua vida e obra, e leituras poéticas de algumas poesias, com a participação especial do poeta Gustavo Rückert. Com pré-lançamentos marcados em várias cidades do Rio Grande do Sul, Clóvis e convidados nos brindarão com seus conhecimentos sobre literatura.

Sobre a obra: Na solidão implacável da pampa (lugar mítico, tempo vestido de espaço), Clóvis Da Rolt dessangrou esse conjunto de poemas, fruto da experiência limite que subjaz ao encontro do homem com o deserto verde do campo, com a linda reta que tremeluz no horizonte (e que pode ser metáfora para o tempo) e com o céu que nasce de franja superior dessa linha e que evolui em formato concêntrico na direção do cosmo (também implacável). O autor, de antemão, descarta a estética de certa tradição reducionista que insiste na ideia do pampa como cenário antropomorfizado de supostas conquistas guerreiras ou de batalhas heroicas. Não. Aqui é o homem nu e descalço, urbano e precário que caminha, sobre rosetas e espinhos e pasto. Aqui, no céu, cintilam evanescentes os signos em rotação, e é onde o equívoco, o mancar e o inesperado fazem participar sua surpresa. Se há um eco romântico longínquo (onde mesmo não há?) em “A Orientação das Serpentes”, ele se filia aquele graveto de ironia que, mesmo sabendo que não há possibilidade de retorno à uma hipotética unidade original entre homem e mundo, fazer doer e beleza, essa que para o autor, é “a antítese do argumento”.

Sobre o autor: Clóvis Da Rolt é natural de Bento Gonçalves-RS, onde nasceu em 1976. É licenciado em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul, Mestre e Doutor em Ciências Sociais, pela universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi bolsista da Fundação Carolina, junto à Universidade de Granada (Espanha), colunista do Jornal Gazeta de Bento Gonçalves e, atualmente, é professor da Universidade Federal do Pampa. A Orientação das Serpentes é seu quarto livro de poesia, precedido por Canção de Vidro (2004), Calendário – Antologia Poética do Grupo Neblina (2006) e Universo (2014).

Serviço:

Lançamento do livro “A Orientação das Serpentes” de Clóvis Da Rolt

Local: Biblioteca Pública de Jaguarão Oscar Furtado de Azambuja

Data: 26/04/2016 (terça-feira)

Hora: a partir das 19:00.

Venda de exemplares na hora, a R$ 20,00 (vinte reais), ou pelo site da editora:http://lojabelasletras.com.br/autores/96/clovis-da-rolt

ENTRADA GRATUITA

FONTES:

Lançamento do livro “A Orientação das Serpentes”

http://culturabento.blogspot.com.br/2016/04/clovis-da-rolt-lanca-novo-livro-de.html