Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural Érico Veríssimo, Fundação Iberê Camargo e Gasômetro. Este foi o itinerário percorrido na cidade de Porto Alegre, no sábado, dia 23 de março, pelos acadêmicos da disciplina de Filosofia da Arte do Curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural do Campus Jaguarão da UNIPAMPA, acompanhados pelos professores Clóvis Da Rolt e Elbio Gerardo Silveira Ramos. A viagem teve como objetivo explorar alguns espaços culturais da capital gaúcha, com especial atenção às exposições de arte, de modo a permitir conexões entre a teoria e a prática em relação ao campo artístico.
No Museu de Arte do Rio Grande do Sul, o grupo visitou a exposição CROMOMUSEU, cuja proposta contempla o exame das interferências cromáticas do espaço expositivo na obra de arte. No Santander Cultural, o grupo pôde conhecer o espaço expositivo do prédio que recebe exposições de arte contemporânea desde 2001. Em seguida, no Centro Cultural Erico Veríssimo, visitou-se a exposição Legado Açoriano, projeto que resgata os traços culturais de influência açoriana no Rio Grande do Sul. O destaque ficou por conta da instalação “Fez-se luz”, da artista portuguesa Catarina Branco.
Na Fundação Iberê Camargo, duas mostras permitiram ao grupo observar os contrastes entre dois grandes artistas, o brasileiro Iberê Camargo e o sul-africano William Kentridge. A exposição “Carretéis”, de Iberê Camargo, proporciona um recorte na obra do artista gaúcho em que o carretel surge como um signo estético único. Já a exposição de William Kentridge transita por elementos centrais da produção do artista, como a animação, as anamorfoses e as experiências ópticas. Por fim, antes de regressar a Jaguarão, o grupo parou na Usina do Gasômetro para conhecer o centro cultural e apreciar o fim da tarde junto ao pôr do sol e à intensa atividade cultural à beira do Guaíba.
Clóvis Da Rolt para Assessoria de Comunicação Social; foto Letícia Nascimento
Mais informações:
Blog Oficial do Centro Cultural do Grupo CEEE
O Grupo visitou, também, a exposição Destinos d’Além Mar, de Rodrigo Schneider, e conheceu outros espaços da casa, como o Museu da Eletricidade do RS, que funciona no 2º andar do CCCEV. No local, documentos e peças que registram a história da eletricidade no Estado e peças interativas, que mostram os princípios da eletricidade….”
http://cccev.blogspot.com.br/2013/03/sabado-de-muitas-atividades.html