Lista de selecionados SISU segunda chamada

Lista de selecionados na segunda chamada SISU para o curso de Produção e Política Cultural:

Alice Helena Rodrigues de Oliveira, Amanda Soares Gomes, Anderson Eduardo Juliao, Andre Machado Costa, Andressa Francielle Deboer Barbosa, Daiane Dalla Nora, Daniela de Oliveira, Diego Viana do Nascimento, Fabiana Bacelar Villani, Fernanda Limao Brites, Flavia Rodrigues Borges, Graciela Goncalves Brunetto, Hadna Teider Silva, Ila Beatriz da Silva Maia, Jessica Teles de Santana, Jonathan Felipe Gomes, Juan Cruz Martins Curello, Karen Nunes de Souza Silva, Leandro Morschbacher, Luma Reis Ferreira, Maria Elisa de Souza Marques, Mariana Bridi Andrade, Marlon de Moura Teixeira, Mateus da Silva Costa, Natanael Fontoura Bonotto, Nathalia Alberti Ribas de Souza, Nicole de Oliveira, Rafael Cristiano Hauschild, Renata Rodrigues de Camargo, Thais Ferreira dos Santos, Victor Hugo Silva Veloso.

Fonte: http://sisu.mec.gov.br/selecionados?co_oferta=46617

Alunos matriculados

Nesta primeira fase do Sisu, um total de 15 alunos confirmaram matrícula: Bruno Cesar Marcelino, Dayane Soares da Silva, Gabriel de Avila Duarte Webber, Isabel Cristina Garcia Morales, Isabelle Sousa Coutinho, Joao Hapyhi Brant Chiodo, Jose Ramiro de Freitas Martinez, Juliana Azambuja Danigno, Juliana Porto Machado, Leandro Vieira de Amorim, Magno da Costa Paim, Rogerio de Oliveira, Ruben Dario Fernandez Garcia, Thais Correa da Fonseca Silveira, Tiago Jose dos Santos. O resultado da segunda chamada será divulgado em 26 de janeiro.

Reunião com Prefeito Municipal

Nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, um grupo de professores do Curso de Produção e Política Cultural reuniu-se com o Prefeito Municipal, Cláudio Martins, com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, José Alencar Oliveira Porto, e com a Secretária Adjunta de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Passos. Da Unipampa participaram os professores Jeferson Selbach (coordenador do Curso), Clóvis da Rolt (coordenador substituto), Carlos Rizzon e Fernanda Severo. O objetivo do encontro foi apresentar o Curso de Produção e Política Cultural para as autoridades municipais e ver estratégias de cooperação entre a Universidade e o município.

Na imagem, da esquerda para a direita: Jeferson Selbach, Clóvis Da Rolt, Maria Fernanda Passos, Cláudio Martins, Fernanda Severo, Alencar Porto e Carlos Rizzon

Cliping

Quinze anos de Graduação em Produção Cultural
Por Blog Acesso
Na contramão da postura histórica de considerar a cultura como um assunto estanque, existe, hoje, um movimento de afirmação da cultura enquanto tema transversal a todas as atividades humanas, sejam elas de cunho econômico, científico, de saúde ou educação. Um dos adeptos desse pensamento, o dramaturgo Alcione Araújo destaca a necessidade de tratar, especificamente, cultura e educação como temas indissociáveis para um real avanço da humanidade.

Qualificação profissional

O historiador Alexandre dos Santos Villas Bôas, da Unipampa Campus Jaguarão,  foi aprovado no Programa de Pós-graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGPPC/UFSM), na linha de pesquisa História e Patrimônio Cultural, com o projeto A igreja neogótica de Nossa Senhora do Carmo: um patrimônio cultural reinterpretado, sob orientação do professor Julio R. Q. dos Santos. O objetivo da proposta é realizar um levantamento histórico sobre os responsáveis pela construção da Igreja do Carmo na cidade do Rio grande, com a finalidade de contextualizar o modo de pensar deste grupo de religiosos, desde suas origens no período medieval até o erguimento da igreja.

Encontro com Prefeito

Os professores do curso de Produção e Política Cultural tem agendado encontro com o Prefeito Municipal de Jaguarão, Cláudio Martins, e o Secretário Municipal de Cultura, Alencar Porto, na segunda-feira, dia 23/01, às 9 h, na Prefeitura. O encontro tem por objetivo apresentar o curso às autoridades municipais e planejar atividades de cooperação entre a Unipampa e o município.

Lista de selecionados SISU primeira chamada

Lista de selecionados na primeira chamada SISU para o curso de Produção e Política Cultural:

Ana Carolina Cota de Santana, Bruna Alessandra Tomas Domingues, Bruna Rosales Didone, Bruno Cesar Marcelino, Camila Zick, Cintia Tavares dos Santos, Dandara Rossoni, Danilo Andrade Fernandes, Dayane Soares da Silva, Drielle Silva de Almeida, Edilson Cardoso Pinheiro, Edson Costa Nunes, Emily Chitto Lopes, Gabriel de Avila Duarte Webber, Geana Maria Ribeiro Dias de Freitas, Hingred Tomaz dos Santos, Isabel Cristina Garcia Morales, Isabelle Sousa Coutinho, Jackson de Lima Espindula, Janis Joplin Oliveira Cerqueira, Joao Fernando Feijo, Joao Hapyhi Brant Chiodo, Joao Paulo Lima do Nascimento, Joao Pedro Milani de Caroli, Joilson Ramos de Oliveira, Jose Ramiro de Freitas Martinez, Julia Baltar Mendonca Telis, Juliana Azambuja Danigno, Juliana Porto Machado, Jussara Dominicci Cantizano, Kity Jhones Campos Goncalves, Lais Helena Souto, Leandro Vieira de Amorim, Luiz Otaviano Brito Araujo, Magno da Costa Paim, Matheus Bechelani dos Santos, Natalli Rathe Ruedell, Nicolle Pelicario Camara, Pedro Henrique Pereira Conte, Rafaella de Mello Freitas, Rita de Cássia da Silva da Costa, Rogerio de Oliveira, Ruben Dario Fernandez Garcia, Samanta Miranda Welter, Shirleimare Freitas de Barros, Susylene Batista de Oliveira, Thais Correa da Fonseca Silveira, Tiago Jose dos Santos, Victor Rai Trenhago Gonzalez.

Fonte: http://sisu.mec.gov.br/selecionados?co_oferta=46617

O resultado da segunda chamada será divulgado em 26 de janeiro

Coordenação do curso

A coordenação do curso de Produção e Política Cultura está sob responsabilidade dos professores Jeferson Selbach e Clóvis Da Rolt, que foram indicados pelo grupo de docentes que compõem o curso nesta fase de implementação para um mandato pro tempore até janeiro de 2013. O professor Jeferson é licenciado em Ciências Sociais (Unisinos), com mestrado em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS) e doutorado em História (Unisinos). Pesquisa sobre urbano, história e cotidiano, coordenando o Grupo de Pesquisa Processos socioculturais. O professor Clóvis é licenciado em Artes Plásticas (UCS),  especialista Ética e Filosofia Política (UCS), Mestre e doutorando em Ciências Sociais (UNISINOS). Trabalha com arte e cultura.

Na foto, professores Jeferson e Clóvis

Bacharelado em Produção e Política Cultural

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está ofertando 50 vagas para ingresso via Sisu no curso de Bacharelado em Produção e Política Cultural. As aulas ocorrerão de dia, principalmente na parte da tarde, no Campus Jaguarão (RS).

O curso traz uma proposta pedagógico-curricular inovadora, que integra teoria e prática, aliadas a uma notável ênfase reflexiva. Tem como meta a formação de profissionais capacitados a desenvolver projetos e políticas culturais que estejam conectados às novas demandas do mundo atual, especialmente munidos de uma bagagem crítica que permita examinar as lógicas, os agenciamentos e as possibilidades de transformação social por meio das práticas culturais.

O futuro profissional estará habilitado para planejar e elaborar a execução de projetos e produtos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. Poderá criar e organizar projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras e eventos, cuidar de todas as etapas, da captação de recursos à realização final. Poderá trabalhar com artistas ou com organizações e empresas voltadas para a área cultural. Como produtor executivo, fará orçamentos, cronogramas e captação de recursos. Também estará apto a definir políticas de investimentos no setor, analisar propostas de patrocínio cultural e verificar a adequação ao perfil das instituições. Atuará no gerenciamento de órgãos públicos culturais e instituições, elaborando políticas para a arte e a cultura.

A estrutura curricular do curso de Produção e Política Cultural privilegia a prática aplicada com a teoria, proporcionando, assim, maior motivação ao aluno e criando nele o desejo de permanentes experiências e atuações profissionais. Isso se refletirá no campo de trabalho, no qual será possível identificar o diferencial que a formação, do Curso e da Universidade proporciona aos seus alunos