Projeto de pesquisa sobre “Meio Ambiente e Fronteira: a exploração dos recursos naturais na fronteira Brasil-Argentina-Uruguai”

O projeto de pesquisa “Meio Ambiente e Fronteira: a exploração dos recursos naturais na fronteira Brasil-Argentina-Uruguai” coordenado pela Professora Susana Cesco conta com a participação da bolsista Carla Renata Santos Silva do Curso de Ciências Humanas e da TAE Helena Basso Feil, além da participação da ex-aluna Adriana Loureiro, recém formada em Ciências humanas que participou como voluntária desde a graduação.
Até agora já resultou em trabalhos apresentados em três eventos: Encontro Estadual de história – ANPUH-RS em 2016; III Congresso Internacional Geofronteiras em Encarnación – Paraguai em 2015 e 4º Simpósio internacional de História Ambiental e Migrações na UFSC em 2016. Além desses houve um artigo aceito para publicação na Revista Perspectiva Geográfica da Unioeste – Paraná e outro artigo ainda em análise em outra revista nacional. Espera-se como resultado final escrever outro artigo acadêmico para ser submetido à revista de circulação nacional.
A pesquisa revelou, até esse momento, uma mudança na relação dos moradores locais com o rio Uruguai e suas cheias/enchentes. Essa questão ainda será objeto de análises mais abrangentes, porém é importante destacar que a mudança também passa pelo campo semântico: cheias como sinônimo de um fenômeno natural positivo para a região banhada pelo rio e enchentes como sinônimo de desastre e calamidade pública. Os moradores ribeirinhos foram, historicamente, os mais atingidos pelas enchentes e, recentemente, o poder público passou a intervir mais na contenção e prevenção desses eventos, concomitantemente ao aumento das enchentes em número e altura das águas. Diante disso é imprescindível examinar de que forma o Estado visualiza e reage a tais mudanças. Não foi somente a percepção dos atingidos que sofreu alteração; o Poder Público também passa a enfrentar os mencionados eventos em outra perspectiva.

Crédito da foto: Adriana Loureiro.
Colaboração: Susana Cesco

14725744_1096961917088569_1528789355731292501_n