Praec e curso de Ciências Humanas realizam roda de conversa sobre diversidade

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e o curso de Ciências Humanas promoveram na última sexta-feira, dia 13, um bate-papo sob a temática Diversidade. A iniciativa partiu de questionamentos de estudantes do curso sobre o tema. A interação contou com a presença de alunos da Unipampa e de membros da ONG Girassol, Amigos na Diversidade.

A proposta da conversa é abrir um espaço de diálogo entre os alunos, para que eles possam se expressar sobre questões que permeiam o cotidiano dele enquanto profissional ou mesmo como cidadão. “Aqui é um projeto piloto. A ideia é enxergar o outro que é diferente de mim. Cada pessoa tem uma história de vida que é um mundo”, afirma a professora Yáscara Koga, responsável pelo evento e que pretende estender a iniciativa para os outros 9 campi.

foto-1-768x576

 

Dentro do tema, discutiram a desconstrução da sociedade normativa e a importância da convivência com o diferente. A assistente social Lins Roballo afirma “Ninguém é igual! O ser humano é diverso, faz parte da condição humana.” Segundo ela é na escola que somos normatizados para imposições de gênero desde pequenos “não precisa ter filas de meninos e de meninas, basta uma fila única indiana”, pontua.

A também assistente social Flávia Pazuch questiona a inferiorização e objetivação da mulher “Nos vendem como garrafa de cerveja e a partir disso nos colocam enquanto rivais. É preciso empoderar, desde as salas de aula, para nos dar liberdade”, salienta.

“O primeiro passo para ser feliz, é se conhecer”, afirma Thalia Costa, pesquisadora do Programa de Identidade de Gênero. Ela ressalta que foi só a partir da portaria Nº 2.836 de 2011 do Governo Federal que passou a ser reconhecida pelo seu nome social ao invés do biológico dentro do setor público. Ela garante que essa simples mudança já diminui drasticamente as taxas de evasão escolar.

foto-2-768x576

A roda de conversa é um dos desdobramentos da estratégia de Acolhimento pedagógico da Praec, prática que trabalha com a ideia de acolher o aluno que entra no novo universo universitário. “É a primeira fase. Eu sempre digo que a universidade é um campus diferente de outras instituições, temos um habitus, tem toda uma linguagem”, explica Yascára.

O evento ocorreu na sala 2202 do campus São Borja Além dos alunos de Licenciatura em Ciências Humanas, e demais cursos da Unipampa, também participaram da roda de conversa a enfermeira Carla Brites, a formanda em psicologia Taináh Vorpagel e os membros da ONG Girassol, Lins Roballo, Tiago Rocha, Alex Paz, Lucas Fagundes, Thalia Costa, Manoel Pedebos e Flávia Pazuch.

foto-3-768x576 foto-5-768x576