Mapa dos cursos de Ciência Política no Brasil

     A Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP – divulgou nesta última quinta (06/06/2013), um mapa dos cursos de Ciência Política ofertados em universidades públicas e privadas em todo o Brasil. Foram mapeados seis cursos em universidades públicas, entre eles o da Unipampa, e seis cursos, em universidades privadas. Aqui no Estado do Rio Grande do Sul, temos somente a Unipampa como instituição pública que oferta este curso, pois a UNIFAL e a ULBRA são instituições privadas. Na região Sul do país, somadas a estas três universidades, somente mais duas universidades, a UNILA e a UNINTER, ofertam curso na área. Os demais cursos se encontram nas regiões sudeste e nordeste do país.

       A discussão sobre o desenvolvimento dos cursos de Ciência Política no Brasil também ocorreu nesta semana no V Seminário Nacional de Ciência Política, organizado e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política – PPGCP da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, através da mesa redonda Articulação de cursos de Ciências Políticas no Mercosul, por membros da Associação de Universidades do Grupo de Montevideo: Comitê de Ciências Políticas e Sociais, representados pelos professores Alfredo Gugliano (UFRGS) e Reginaldo Perez (UFSM).

       Os alunos do curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Unipampa participaram do evento. Dentre eles, dois alunos tiveram trabalhos publicados no Fórum de Graduação. Vinicius de Lara Ribas, com o tema as “Eleições municipais e poder local: uma análise dos resultados eleitorais no Rio Grande do Sul (2004-2012)” e Juliana Macedo de Lima que apresentou trabalho sobre “O Cenário político-partidário no Rio Grande do Sul pós-ditadura militar: continuação ou reformulação?”, ambos sob a orientação do Prof. Ronaldo Colvero.