Ciências Sociais – Ciência Política | Campus São Borja

Curso de Ciência Política da Unipampa Recebe Nota Máxima de Excelência

Com grande alegria e orgulho, comunicamos que o curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Unipampa recebeu o conceito máximo de excelência, 5, na avaliação conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Este feito não apenas valida, mas também consolida nossa dedicação incansável em proporcionar uma educação de qualidade excepcional, comprometida com a sociedade e com o desenvolvimento integral dos discentes.

O propósito fundamental do nosso curso é ir além da mera transmissão de conhecimento, buscando capacitar os estudantes para se tornarem agentes de transformação social. A obtenção do conceito máximo de excelência é um reflexo direto desse compromisso, demonstrando não apenas a competência acadêmica do corpo docente, discente e técnico, mas também nosso forte engajamento com as necessidades da comunidade e do país.

Este reconhecimento não seria possível sem o árduo trabalho e comprometimento do nosso corpo docente e discente. Mesmo diante dos desafios, nossa comunidade acadêmica demonstrou um compromisso inabalável com a excelência, evidenciando não apenas competência acadêmica, mas também um profundo engajamento social.

Expressamos nossa sincera gratidão a todos e todas que contribuíram para este sucesso. Cada membro desta jornada desempenhou um papel fundamental, e é graças a essa colaboração que alcançamos esse resultado extraordinário. Que este curso continue sendo uma fonte de transformação e crescimento, capacitando futuros cientistas políticos não apenas para nossa região, mas também para o país e o mundo.

Recebemos a nota máxima com imensa satisfação e reconhecimento do trabalho árduo de todos e todas. Obrigado a cada um e cada uma por sua dedicação e empenho!

Semana da Acolhida 2024/1

Durante a semana de 18 a 22 de março, os ingressantes do Curso de Ciências Sociais – Ciência Política foram calorosamente recebidos durante semana de acolhida. O evento teve início com a palestra inaugural “Desafios e Avanços na Universidade Pública”, ministrada pela professora Márcia Maria Agraciada.

No contexto do curso, os professores se apresentaram aos novos discentes, apresentando as suas áreas de pesquisa e atuação. A professora Rebecca Magalhães destacou as oportunidades profissionais no campo da ciência política, enquanto o professor Leandro Conde elucidou o fluxo curricular do curso, detalhando cada semestre e esclarecendo dúvidas sobre disciplinas obrigatórias, eletivas, atividades de extensão, entre outros aspectos.

Na sexta-feira, foi oficialmente lançado o livro “As Ciências Sociais e a Ciência Política: Práticas e Saberes de Docentes e Discentes II”, uma obra produzida por professores do curso. O professor Edson Paniágua, um dos organizadores, apresentou os diversos capítulos aos presentes. Além disso, os novos estudantes receberam cópias físicas da edição anterior do livro, juntamente com um kit contendo pasta e bloco de anotações do curso.

O Curso de Ciências Sociais – Ciência Política está totalmente disponível para apoiar os novos ingressantes em sua jornada acadêmica. Estamos ansiosos para recebê-los(as) neste novo ano letivo do semestre 2024-1, com a certeza de que terão uma trajetória brilhante pela frente.

 

Professor Gabriel Eidelwein Silveira ministra palestra online para Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

No dia 20/3/24, o Professor Gabriel Eidelwein Silveira (Unipampa, Campus São Borja-RS, e PPGS/UFPI) ministrou a palestra online “A questão do poder em Bourdieu e Foucault” para turma de Mestrado em Sociologia da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

A atividade foi idealizada pelo professor Bernardino Cordeiro Feliciano,
Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia da universidade moçambicana.

Na palestra, o professor Gabriel traçou um panorama das teorias sociológicas de Pierre Bourdieu e Michel Foucault, estabelecendo possíveis paralelos e comparações, em especial quanto às formas de exército de poder nas sociedades modernas e contemporâneas.

A atividade se dá no âmbito das ações visando estreitar os laços de colaboração acadêmica e fortalecer a internacionalização das instituições envolvidas.

Manual do Ingressante 2024

Este guia abrangente contém todas as informações essenciais sobre o Campus São Borja, desde a descrição da estrutura dos prédios e laboratórios até os detalhes dos setores de coordenação e administrativo, além de informações sobre o restaurante universitário.

Além disso, o manual apresenta detalhes sobre os cursos oferecidos, seus respectivos coordenadores e também destaca os programas de mestrado disponíveis na Unipampa São Borja.

Não poderíamos esquecer de mencionar as informações valiosas sobre o sistema GURI, portal Moodle e Classroom, ferramentas vitais para o seu sucesso acadêmico ao longo da graduação. E para aqueles que buscam apoio financeiro, o manual também fornece orientações sobre as bolsas disponibilizadas pela Unipampa.

Estamos ansiosos para recebê-los em nosso campus e desejamos uma experiência acadêmica rica e gratificante para todos vocês!

CLIQUE PARA BAIXAR

 

Não perca o prazo!

As datas de matrícula nos componentes estão se aproximando!
A partir de 7 de março, até 11 de março, estará aberto o período de matrícula nos componentes para todos os alunos, com exceção dos ingressantes.

Certifique-se de acessar o Guri dentro deste prazo para evitar contratempos!

 

GUIA DE BOAS-VINDAS UNIPAMPA SÃO BORJA 2024

 

E aí, galera da turma de 2024 do curso de Ciência Política da Unipampa em São Borja! É um prazer dar as boas-vindas a todos vocês! O Guia de Boas-vindas para São Borja 2024 está fresquinho, trazendo todas as informações essenciais para os novos alunos da Unipampa Campus São Borja.

Este guia foi feito especialmente para os novatos em São Borja, com tudo o que vocês precisam para aproveitar ao máximo a estadia na cidade.

Nele, vocês encontrarão dicas sobre os melhores lugares para visitar, opções de moradia e hospedagem, contatos úteis para a vida acadêmica e pessoal, além de informações sobre transporte pela cidade, e muito mais.

O link para baixar o guia está na página do nosso curso, então corre lá e descubra como aproveitar ao máximo essa nova jornada na Unipampa Campus São Borja, rumo ao futuro como cientistas políticos!

BAIXE AQUI

Unipampa abre inscrições para o Programa Auxílio Creche

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Assistência Estudantil (Prodae) está com inscrições abertas para candidatos beneficiários do Plano Permanência que podem participar do Programa Auxílio Creche. As inscrições para o programa são de fluxo contínuo, ficam abertas até o dia 10 de cada mês e devem ser feitas pelo formulário de inscrição específico, disponibilizado no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri).

O Auxílio Creche é um auxílio financeiro concedido aos estudantes que tenham filhos com idade de zero até cinco anos, 11 meses e 29 dias, no valor de R$90,00 mensais, por filho, com limite de até três filhos por candidato. O discente que for responsável legal por uma criança, que resida no mesmo domicílio, pode participar da seleção apresentando o termo de guarda ou de responsabilidade.

CLIQUE PARA ACESSAR A CHAMADA

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2024

O calendário prevê que as aulas do primeiro semestre letivo de 2024 iniciem no dia 18 de março e finalizem em 20 de julho. Para o segundo semestre, o início será em 19 de agosto e o término em 21 de dezembro.

Haverá dois períodos letivos especiais para cursar disciplinas de férias. O primeiro período letivo especial ocorre de 8 de janeiro a 16 de março de 2024; já o segundo, está previsto para iniciar em 22 de julho e finalizar em 17 de agosto de 2024.

Acesse aqui o calendário

Professor Leandro Conde inicia estágio de Pós-doutorado em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)

No dia 7 de fevereiro de 2024, o professor Leandro Conde, docente do curso de Ciências Sociais – Ciência Política, e coordenador substituto do referido curso, deu início ao seu Estágio de Pós-Doutorado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

O professor Leandro Conde empreenderá suas atividades na ECEME de forma concomitante com suas responsabilidades como docente na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), sem afastamento e ônus para a instituição, visando estreitar os laços entre ambas as instituições de modo a permitir que os Estudos de Segurança Internacional e Defesa possam contribuir para o progresso da Unipampa e da região de fronteira. Durante o período, o cientista político desenvolverá o projeto de pesquisa Agenda Climática e Soberania: Disputas, Interpretações e Coalizões na Securitização no Sul Global, sob supervisão de nosso coordenador Rubens de S. Duarte.

O Professor Leandro Conde é Doutor pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ), atuando ainda como Professor Adjunto no curso de Ciência Política da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde é coordenador substituto e coordenador da Comissão Local de Pesquisa do campus da instituição em São Borja.

Mais informações: https://ppgcm.eceme.eb.mil.br/index.php/pt/institucional-pt-br/o-programa