Veja abaixo os projetos de pesquisa ativos no ano de 2024 no Programa:
Projeto de Pesquisa | Linha de Pesquisa | Docentes envolvidos |
---|---|---|
A trajetória de uma mulher surda para tornar-se docente em Ensino de Libras: educação, quebra de barreiras e acessibilidade | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Francéli Brizolla |
Apoio as atividades do Programa de de Pós-graduação em Ensino da UNIPAMPA-PDPG – FAPERGS CAPES | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Renata Lindemann |
Cartas Pedagógicas: a reinvenção do legado de Paulo Freire no ensino, pesquisa, extensão e gestão | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Ana Cristina Rodrigues |
Comunicação entre escola e comunidade: o processo de inovação pedagógica da Luiz Mércio Teixeira | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Francéli Brizolla |
Desconstruindo estereótipos: surdez oralizada x acessibilidade | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Francéli Brizolla |
Educação e Filosofias Contemporâneas: Pesquisa em Rede | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Dulce Voss |
Educação matemática crítica em contextos de formação e aprendizagens | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Sonia Junqueira
Leandro Blass |
Ensino, cultura e contexto regional | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Evandro Guindani
Yáscara Koga |
Inovação pedagógica nas ações educacionais da Educação Básica e Superior durante e no pós-crise pandêmica | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Francéli Brizolla
Claudete Martins |
Letramento midiático: educação no combate à desinformação | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Vera Ferreira |
O que é isso que se mostra na trajetória de estudantes participantes de feiras de ciências? | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Pedro Dorneles |
Pensamento Latino Americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade: contribuições para práticas de Ensino de Ciências da Natureza | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Renata Lindemann |
Perspectivas transdisciplinares para a informática na educação no cenário contemporâneo | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Sandra Piovesan |
Práticas de Cultura Maker e Desenho Universal (DUA) com Foco no Desenvolvimento de Materiais Didáticos | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Cristiano Ferreira
Claudete Martins |
Práticas pedagógicas inclusivas de ensino-aprendizagem para estudantes disléxicos no ensino superior | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Francéli Brizolla
Lisete Funari Dias |
Reformas curriculares: da formação de professores à prática em sala de aula | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Lisete Funari Dias |
Patrimônios Educativos, Instituições Educativas e Acervos Históricos e suas interfaces com Memórias Escolares e Culturas Escolares | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Alessandro Bica |
STEAM Education sob o olhar de professores formadores: desafios e potencialidades | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Vera Ferreira |
Resolução de problemas, metodologias ativas, diferentes formas de avaliar e o uso de tecnologias no ensino superior | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Leandro Blass
Valesca Irala |
Avaliação da experiência educacional na universidade: análises e proposições | APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES | Valesca Irala
Leandro Blass |
Tecnologia Assistiva e a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Sem Fala Verbal no Contexto Escolar na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Sul | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS INOVADORAS E INCLUSIVAS | Francéli Brizolla
Lisete Funari Dias |
Projetos interinstitucionais que os docentes do Programa coordenam ou participam :
A Alteridade no Sistema Nacional de Pós-Graduação: Mapeando e Problematizando a Diversidade nas CHSSALLA Brasileiras | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Suzana Cavalheiro |
Disputas por docências e reformas curriculares nos Cursos de Pedagogia da Região Sul do Brasil | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Dulce Voss |
Inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas no Ensino Superior: experiências e desafios durante a pandemia no ano de 2020 | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Claudete Martins |
Nucleação 2 – Mapeamento de políticas de ações afirmativas, iniciativas, campanhas, instâncias acadêmicas e equipamentos de enfrentamento aos assédios e às violências de gênero e suas interseccionalidades na universidade, ligado ao Observatório Sul Sudest | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Suzana Cavalheiro |
Protagonismo da Didática na formação de professores: um estudo sobre a presença da Didática nos currículos dos cursos de licenciatura no país (Recorte: Curso de Pedagogia das universidades federais brasileiras) | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Ana Cristina Rodrigues |
Projeto de Inovação:
Projeto de Pesquisa | Linha de Pesquisa | Professor |
---|---|---|
REPOSITÓRIO DIGITAL TATU – INOVAÇÃO NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Alessandro Bica |