Pesquisa e Inovação | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Pesquisa e Inovação

Veja abaixo os projetos de pesquisa ativos no ano de 2024 no Programa:

Projeto de Pesquisa Linha de Pesquisa Docentes envolvidos
A trajetória de uma mulher surda para tornar-se docente em Ensino de Libras: educação, quebra de barreiras e acessibilidade PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Francéli Brizolla
Apoio as atividades do Programa de de Pós-graduação em Ensino da UNIPAMPA-PDPG – FAPERGS CAPES APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Renata Lindemann
Cartas Pedagógicas: a reinvenção do legado de Paulo Freire no ensino, pesquisa, extensão e gestão PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Ana Cristina Rodrigues
Comunicação entre escola e comunidade: o processo de inovação pedagógica da Luiz Mércio Teixeira PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Francéli Brizolla
Desconstruindo estereótipos: surdez oralizada x acessibilidade PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Francéli Brizolla
Educação e Filosofias Contemporâneas: Pesquisa em Rede PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Dulce Voss
Educação matemática crítica em contextos de formação e aprendizagens APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Sonia Junqueira

Leandro Blass

Ensino, cultura e contexto regional PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Evandro Guindani

Yáscara Koga

Inovação pedagógica nas ações educacionais da Educação Básica e Superior durante e no pós-crise pandêmica PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Francéli Brizolla

Claudete Martins

Letramento midiático: educação no combate à desinformação APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Vera Ferreira
O que é isso que se mostra na trajetória de estudantes participantes de feiras de ciências? APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Pedro Dorneles
Pensamento Latino Americano de Ciência-Tecnologia-Sociedade: contribuições para práticas de Ensino de Ciências da Natureza APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Renata Lindemann
Perspectivas transdisciplinares para a informática na educação no cenário contemporâneo APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Sandra Piovesan
Práticas de Cultura Maker e Desenho Universal (DUA) com Foco no Desenvolvimento de Materiais Didáticos APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Cristiano Ferreira

Claudete Martins

Práticas pedagógicas inclusivas de ensino-aprendizagem para estudantes disléxicos no ensino superior PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Francéli Brizolla

Lisete Funari Dias

Reformas curriculares: da formação de professores à prática em sala de aula APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Lisete Funari Dias
Patrimônios Educativos, Instituições Educativas e Acervos Históricos e suas interfaces com Memórias Escolares e Culturas Escolares PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Alessandro Bica
STEAM Education sob o olhar de professores formadores: desafios e potencialidades APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Vera Ferreira
Resolução de problemas, metodologias ativas, diferentes formas de avaliar e o uso de tecnologias no ensino superior APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Leandro Blass

Valesca Irala

Avaliação da experiência educacional na universidade: análises e proposições APRENDIZAGENS CONTEMPORÂNEAS, PRÁTICAS EMERGENTES E TRANSDISCIPLINARES Valesca Irala

Leandro Blass

Tecnologia Assistiva e a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Sem Fala Verbal no Contexto Escolar na Educação Básica no Estado do Rio Grande do Sul PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS INOVADORAS E INCLUSIVAS Francéli Brizolla

Lisete Funari Dias

Projetos interinstitucionais que os docentes do Programa coordenam ou participam :
A Alteridade no Sistema Nacional de Pós-Graduação: Mapeando e Problematizando a Diversidade nas CHSSALLA Brasileiras PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Suzana Cavalheiro
Disputas por docências e reformas curriculares nos Cursos de Pedagogia da Região Sul do Brasil PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Dulce Voss
Inclusão de alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas no Ensino Superior: experiências e desafios durante a pandemia no ano de 2020 PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Claudete Martins
Nucleação 2 – Mapeamento de políticas de ações afirmativas, iniciativas, campanhas, instâncias acadêmicas e equipamentos de enfrentamento aos assédios e às violências de gênero e suas interseccionalidades na universidade, ligado ao Observatório Sul Sudest PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Suzana Cavalheiro
Protagonismo da Didática na formação de professores: um estudo sobre a presença da Didática nos currículos dos cursos de licenciatura no país (Recorte: Curso de Pedagogia das universidades federais brasileiras) PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Ana Cristina Rodrigues
Projeto de Inovação:
Projeto de Pesquisa Linha de Pesquisa Professor
REPOSITÓRIO DIGITAL TATU – INOVAÇÃO NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS Alessandro Bica