Veja abaixo os projetos de pesquisa ativos no ano de 2025 no Programa:
Projeto | Linha de Pesquisa | Docente(s) envolvido(s) | Grupo de Pesquisa vinculado |
Avaliação da experiência educacional na universidade: análises e proposições | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO | Valesca Brasil Irala
Leandro Blass |
GAMA |
Cartas Pedagógicas: a reinvenção do legado de Paulo Freire no ensino, pesquisa, extensão e gestão | POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO CURRICULAR E DEMANDAS SOCIAIS | Ana Cristina Rodrigues | GEPPAGE |
Coletivo de estudos sobre formação de professores e aprendizagens contemporâneas | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO | Renata Lindemann
Crisna Bierhalz |
GAMA |
Educação matemática crítica em contextos de formação e aprendizagens | PROCESSOS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | Sonia Junqueira
Leandro Blass |
GRUPI
GAMA |
Ensino, cultura e contexto regional | PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS PLURAIS, INOVADORAS E INCLUSIVAS | Evandro Guindani
Yáscara Koga |
ESMER |
Estudos bakhtinianos: circulação das ideias, condições de leitura e reapropriações teóricas | POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO CURRICULAR E DEMANDAS SOCIAIS | Nathan Bastos de Souza | DIASUL |
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Políticas, Estratégias e Desafios Contemporâneos | PROCESSOS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | Vera Ferreira | GRUPI |
Integração de Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais em Contextos Emergentes no Ensino Superior | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO | Fernanda Garbin | GAMA |
O que é isso que se mostra na trajetória de estudantes participantes de feiras de ciências? | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO | Pedro Dorneles | GFC |
Observatório de Evasão na Unipampa | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO | Crisna Bierhalz | GAMA |
Patrimônios Educativos, Instituições Educativas e Acervos Históricos e suas interfaces com Memórias Escolares e Culturas Escolares | POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO CURRICULAR E DEMANDAS SOCIAIS | Alessandro Bica | GAMA |
Perspectivas transdisciplinares para a informática na educação no cenário contemporâneo | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO | Sandra Piovesan
Valesca Brasil Irala |
GAMA |
Práticas de Cultura Maker e Desenho Universal (DUA) com Foco no Desenvolvimento de Materiais Didáticos | PROCESSOS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | Cristiano Ferreira | INCLUSIVE |
Processos de socialização e aprendizagens musicais: estudos sobre múltiplos contextos educativos | PROCESSOS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | Adriana Bozzetto | projeto não vinculado a grupo |
(Re)construindo saberes: um olhar para a práxis docente | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO | Denise Goerch | GIRASSOL |
Reformas curriculares: da formação de professores à prática em sala de aula | PROCESSOS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | Lisete Funari Dias | GAMA |
Repensando a formação de professores através das políticas públicas no contextos das relações Interculturais | POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO CURRICULAR E DEMANDAS SOCIAIS | Sandra Maders | TUNA |
Resolução de problemas, metodologias ativas, diferentes formas de avaliar e o uso de tecnologias no ensino superior | PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS E AVALIAÇÃO | Leandro Blass
Valesca Irala |
GAMA |
Tertúlias Inclusivas do Pampa: pesquisando e valorizando a Educação Inclusiva no Pampa Gaúcho | PROCESSOS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | Claudete Martins
Francéli Brizolla Cristiano Ferreira |
INCLUSIVE |
Vidas de professoras nas escolas periféricas da Campanha Gaúcha: bordas (in)visíveis da docência | POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO CURRICULAR E DEMANDAS SOCIAIS | Dulce Voss | PHILOS
SOPHIAS |
Mapeamento de políticas de ações afirmativas, iniciativas, campanhas, instâncias acadêmicas e equipamentos de enfrentamento aos assédios e às violências de gênero e suas interseccionalidades na universidade, ligado ao Observatório Sul-Sudeste (interinstitucional) | POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO CURRICULAR E DEMANDAS SOCIAIS | Suzana Cavalheiro | TUNA |
Políticas educativas para inclusão escolar: estudo comparativo Brasil-Portugal | PROCESSOS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA | Claudete Martins | INCLUSIVE |
Educação, diversidade e desigualdade social no Brasil e na América Latina | POLÍTICAS EDUCACIONAIS, PRODUÇÃO CURRICULAR E DEMANDAS SOCIAIS | Suzana Cavalheiro | TUNA |