1. Apresentação
Esta política visa promover a integração dos projetos de extensão e/ou inovação com as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes permanentes (DP) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), com participação discente, egressos e membros externos, garantindo que o conhecimento gerado tenha impactos significativos na sociedade. Além disso, pretende fortalecer as ações de transferência de conhecimento, maximizando a repercussão das produções acadêmicas do programa tanto em âmbito local quanto internacionalmente. Todos os aspectos desta política estão em consonância com a Resolução CONSUNI nº 338/2022 e com o Planejamento Estratégico Institucional, tendo por finalidade contemplar as especificidades do PPGE.
2. Objetivos
Fomento à inovação: estimular a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias e soluções pedagógicas, tecnológicas e metodológicas dentro do programa.
Transferência de conhecimentos: facilitar a comunicação e a aplicação dos conhecimentos gerados no programa em diferentes contextos sociais e acadêmicos.
Impacto social e acadêmico: promover iniciativas que gerem benefícios tangíveis para a sociedade e que contribuam para o avanço científico e educacional.
3. Estratégias
Incentivo ao registro de patentes e propriedade intelectual: oferecer suporte técnico e administrativo para o registro de patentes e direitos autorais de inovações desenvolvidas por docentes e discentes.
Parcerias com setores público e privado: estabelecer colaborações com empresas, escolas públicas e privadas, ONGs, movimentos sociais e órgãos governamentais para promover a disseminação das pesquisas desenvolvidas no programa.
Incubação de projetos inovadores: incentivar a realização de mentorias desenvolvidas por docentes, discentes e egressos do curso, no sentido de auxiliar o desenvolvimento de ideias inovadoras atreladas ao campo da Educação, desenvolvidas na região de abrangência da Unipampa.
Oficinas e cursos de inovação: promover e/ou divulgar eventos educacionais sobre inovação, e/ou propriedade intelectual, abertos a docentes, discentes e à comunidade externa.
4. Indicadores
Número de patentes registradas: monitorar a quantidade de patentes e registros de propriedade intelectual solicitados e concedidos durante cada quadriênio.
Participação em projetos de impacto social: avaliar o envolvimento de docentes e discentes em projetos de extensão que gerem impacto social.
Parcerias estabelecidas: contabilizar o número de parcerias firmadas com entidades de ciência, tecnologia e inovação, assim como agentes públicos e privados para a transferência de conhecimentos.
Avaliação de impacto: realizar avaliações periódicas para medir o impacto social e acadêmico das inovações implementadas.
5. Ações
Organização de mostras de inovação: realizar eventos/mostras para exposição de projetos inovadores, permitindo a interação entre pesquisadores e potenciais parceiros.
Programas de mentoria em inovação: implementar programas de mentoria para orientar projetos de inovação, desde a concepção até a implementação.
6. Recursos e Suporte
Financiamento: captação de recursos internos e externos à Unipampa direcionados à transferência de conhecimento e inovação.
Apoio administrativo: facilitação dos processos burocráticos para registro de propriedade intelectual e estabelecimento de parcerias.
7. Metas
- Depositar pelo menos 1 (uma) patente desenvolvida no programa no quadriênio, incentivando a criação de tecnologias e metodologias educativas inovadoras.
- Revisar a cada dois anos a política de incentivo à Inovação, Transferência de Conhecimentos e Impactos Sociais e Acadêmicos, ajustando metas conforme a avaliação de resultados.
- Firmar pelo menos 1 (uma) nova parceria anual para facilitar a transferência de conhecimentos e tecnologias (seja com empresas, ONGs, instituições governamentais, escolas privadas, movimentos sociais etc.), por meio de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, através de convênios ou termos de cooperação.
- Organizar ao menos 1 (um) evento por ano para divulgar projetos, promover networking e estimular a interação entre a comunidade externa e a comunidade acadêmica.
- Incentivar que, pelo menos, 30% das dissertações de cada ingresso discente incluam aspectos inovadores, visando a resolução de problemas educacionais.
- Aumentar em 20% o número de publicações anuais em revistas de alto impacto que discutam resultados de pesquisas inovadoras realizadas dentro do programa, focando em revistas Qualis A1 e A2.
- Incentivar a participação em formações sobre inovação que atinjam pelo menos 30% dos discentes e 20% dos docentes, através de cursos e workshops anuais sobre inovação, propriedade intelectual e/ou desenvolvimento de tecnologias organizadas pelo curso, pela universidade ou externas.
- Desenvolver pelo menos 3 (três) projetos de extensão por ano que utilizem inovações desenvolvidas no programa para enfrentar desafios sociais locais, colaborando diretamente com a comunidade.
- Estabelecer uma taxa de 60% de transferência/compartilhamento de conhecimentos e/ou resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes para escolas, outros espaços formais e/ou não formais de educação, anualmente.
- Aumentar o envolvimento de discentes em programas de intercâmbio e colaboração internacional, com o objetivo de alcançar 10% de participação do total de alunos em algum programa/parceria de cunho internacional anualmente.
- Promover a participação ativa de docentes em pelo menos 3 (três) redes, consórcios nacionais ou internacionais, fortalecendo a relação e a influência do programa em cenários mais amplos.
- Incentivar a submissão de projetos para editais de financiamento de inovação, com a meta de pelo menos 1 (uma) submissão anual, para obtenção de recursos institucionais e/ou externos que apoiem o desenvolvimento e a implementação de inovações.
- Aumentar, anualmente, em 20%, a divulgação dos resultados das pesquisas ao público não-acadêmico nas redes sociais do programa ou em veículos de comunicação social.
- Considerações Finais
A implementação desta política visa não apenas fomentar a inovação, mas também fortalecer a missão social e acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Espera-se criar um ambiente que valorize processos criativos, promovendo uma interação constante entre a universidade e a sociedade, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.