Política de Capacitação Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIPAMPA
- Introdução
A formação continuada dos docentes é fundamental para assegurar a qualidade e a relevância do ensino e da pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIPAMPA. Esta política de atualização acadêmica visa estabelecer diretrizes e ações para o desenvolvimento profissional dos professores, assegurando que eles estejam preparados para enfrentar os desafios acadêmicos e tecnológicos da pós-graduação. A política está atenta ao conjunto de autoavaliações realizadas, a partir da coleta de constante feedback de discentes e egressos e temáticas debatidas em reuniões do Conselho do Programa e da Comissão Coordenadora ao longo do quadriênio 2021-2024.
- Objetivos
- Desenvolvimento Profissional: promover o crescimento contínuo dos docentes por meio de capacitações de curto, médio e longo prazo.
- Integração e Colaboração: incentivar a cooperação entre os docentes e entre as linhas de pesquisa do Programa, promovendo a troca de experiências e a criação de um ambiente de aprendizagem colaborativa.
- Inovação Pedagógica: estimular a adoção de práticas pedagógicas inovadoras, utilização de tecnologias educacionais e métodos de ensino baseados em pesquisa.
- Estratégias
- Oferta de cursos e oficinas: realização de minicursos, rodas de conversa, oficinas e seminários sobre temas diversos, identificados por desafios tanto a partir das autoavaliações como dos relatos de experiências docentes em reuniões de curso.
- Apoio à participação em eventos: incentivar e apoiar a participação dos docentes em congressos, reuniões científicas, simpósios, palestras, divulgando tais oportunidades e/ou disponibilizando diárias e/ou passagens sempre que houver recursos internos ou externos disponíveis.
- Programas de mentoria: implementação de mentorias, onde docentes experientes auxiliam os novos professores, promovendo a integração e a troca de conhecimentos.
- Incentivo à formação continuada: estímulo à realização de pós-doutorado, de acordo com as políticas de afastamento da instituição, bem como para a realização de licença capacitação de até três meses concedida a cada cinco anos de efetivo trabalho no serviço público, de acordo com às normas previstas pela Administração Pública.
- Indicadores
- Participação: percentual de docentes que participam de programas de capacitação e eventos acadêmicos.
- Impacto na Qualidade do Ensino: avaliação da aplicação das novas práticas pedagógicas nas atividades acadêmicas e impacto na aprendizagem dos alunos.
- Desenvolvimento Acadêmico: aumento no número de publicações, projetos de pesquisa e iniciativas de extensão a partir do envolvimento em atividades de capacitação.
- Ações
- Planejamento Anual de Capacitações: criação de um cronograma anual com as capacitações internas previstas, alinhando-as às necessidades identificadas nos processos de avaliação institucional e feedback dos docentes. Nesse sentido, a Comissão de Formação e Produção Científica estará atenta às demandas para propor atividades específicas e necessárias para o curso, semestre a semestre.
- Estabelecimento de Parcerias: fomentar parcerias com outras instituições de ensino e organizações, ampliando as oportunidades de formação para os docentes.
- Avaliação e Revisão da Política: revisar esta política para assegurar sua eficácia, realizando ajustes conforme necessário, com base em avaliações de impacto e feedbacks coletados.
- Divulgação: fornecer para os docentes, periodicamente, informações sobre cursos, eventos e/ou outras atividades formativas no país e no exterior.
- Recursos e Suporte
- Verbas Dedicadas: destinação de recursos financeiros específicos para a capacitação docente, incluindo a cobertura de custos para participação em eventos e cursos, respeitando critérios internos estabelecidos em política específica de apoio à participação em eventos científicos para docentes e discentes.
- Suporte Administrativo: facilitação do acesso dos docentes às oportunidades de capacitação, incluindo suporte na organização de afastamentos e concessão de auxílios financeiros internos e externos.
- Metas
Assegurar que, pelo menos, 30% do orçamento anual do programa seja destinado à capacitação docente (participação em congressos, reuniões científicas, simpósios, palestras) com monitoramento do uso desses recursos em reuniões do Conselho do Programa.
Revisar a cada dois anos a política de capacitação, incorporando feedbacks dos docentes e ajustando as metas conforme a avaliação de resultados.
Firmar pelo menos uma nova parceria por ano com outras instituições ou organizações que possam oferecer algum tipo de capacitação docente.
Elaborar e divulgar um cronograma anual de capacitações internas que contemple pelo menos duas atividades de desenvolvimento por ano.
Alcançar um índice de participação de 60% dos docentes nas atividades de capacitação oferecidas internamente pelo programa anualmente.
Estimular que, ao menos, um docente por ano se engaje em programas de pós-doutorado, conforme as políticas institucionais (é desejável que haja alternância entre as linhas de pesquisa nas oportunidades de afastamento e, em caso de número superior de docentes com interesse em afastamento por ano em questão, que seja dada prioridade aos docentes com maior tempo de atuação no curso, em sistema de rodízio).
Assegurar que, ao longo do quadriênio, 100% dos docentes participem de ao menos um congresso ou seminário com suporte financeiro do programa.
Organizar, internamente, pelo menos um evento de capacitação (cursos, rodas de conversa, oficinas) por semestre, conforme as necessidades identificadas nas autoavaliações e reuniões de curso.
Estimular que 100% dos docentes participem de pelo menos uma capacitação de curto, médio ou longo prazo anualmente, interna ou externa ao programa.
Aumentar em 20%, por ano, o número de publicações Qualis A1 entre o conjunto de professores do curso.
- Considerações Finais
A implementação desta política visa não apenas à capacitação técnica dos docentes, mas também ao fortalecimento de uma cultura de aprendizado contínuo e de excelência acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIPAMPA. Por meio dela, espera-se promover um ambiente educativo dinâmico, inclusivo e inovador, atento aos desafios contemporâneos da educação e da pesquisa.
Política aprovada em 21 de agosto de 2024, no Conselho do Programa, com participação docente, discente e TAE.