Plano de Modernização e Expansão da Infraestrutura Física e Recursos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Ensino
1. Apresentação
O Plano de Modernização e Expansão da Infraestrutura Física e Recursos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Unipampa é uma iniciativa para assegurar a excelência acadêmica e a inovação na pesquisa educacional, alinhado ao Planejamento Estratégico do PPGE, renovado a cada quadriênio. Ao promover melhorias nas instalações físicas, no ambiente de ensino e nos recursos humanos, o plano visa criar um ecossistema acadêmico consolidado, capaz de atender às necessidades atuais e futuras de discentes, docentes e pesquisadores convidados.
A melhoria de espaços de ensino, a ampliação do uso de laboratórios de pesquisa, a modernização da biblioteca e a melhoria de áreas de convivência e estudo visam proporcionar um ambiente de aprendizagem interativo e inclusivo. Simultaneamente, a ampliação no número de pesquisadores, a capacitação contínua e o fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais tendem a fomentar a produção científica e a inovação pedagógica. Este plano ratifica um conjunto de iniciativas já desenvolvidas nos últimos anos, especialmente ao longo do quadriênio 2021-2024, quando ocorreu uma sistemática política de expansão dos recursos humanos, com o credenciamento de novos docentes tanto no início do quadriênio (no total de 5 docentes) quanto no último ano do quadriênio (3 docentes), bem como o credenciamento de cinco docentes em 2024 para atuação a partir do quadriênio seguinte, porém garantindo a sua participação em atividades formativas do programa e no planejamento estratégico desde o ano
anterior ao seu ingresso oficial no curso.
As metas anuais definidas neste documento estabelecem um cronograma claro e realista desenhado no último ano do quadriênio 2021-2024, garantindo um avanço gradual e sustentado das melhorias propostas. O monitoramento contínuo e a avaliação periódica do progresso e possíveis entraves permitirão ajustes necessários.
Com um compromisso firme com a qualidade e a inclusão, e apoiado por fontes de financiamento diversificadas, este plano busca consolidar o Programa, tendo como base os seus 10 anos do início de suas atividades, em 2027, impactando positivamente a formação de educadores e a produção de conhecimento na área da Educação na região de abrangência da Unipampa. Ao final do que prevemos neste plano, o programa estará ainda mais engajado nas demandas de caráter regional, nacional e internacional no campo educativo.
2. Aspectos gerais para melhoria da Infraestrutura
Ano 1 (2025)
– Modernização das salas de aula;
– Expansão de uso dos laboratórios de Ensino e Pesquisa, com melhoria de equipamentos e softwares;
– Análise da expansão de pesquisadores vinculados ao programa (colaboradores, pós-doc, visitantes);
– Designação de mais um servidor para a secretaria de pós-graduação;
– Modernização de sala de apoio pedagógico;
– Compra de equipamentos para atividades híbridas;
– Melhorias em espaços de convivência em articulação com a Direção do Campus.
Ano 2 (2026)
– Ampliação do uso do acervo da biblioteca;
– Ampliação e melhorias de espaços de estudo acolhedores;
– Análise para garantia de que todas as instalações estejam completamente acessíveis e inclusivas para todos os discentes e servidores.
Ano 3 (2027)
– Organizar um grande evento acadêmico pelos 10 anos do programa;
– Consolidação com parcerias nacionais e internacionais;
Ano 4 (2028)
– Autoavaliação das melhorias implementadas, diagnóstico de dificuldades e planejamento futuro.
3. Detalhamento da Expansão da Infraestrutura Física
3.1 Adequação de salas de aula para atividades interativas
Iniciativa:
– Transformar as salas de aula utilizadas pelo programa em ambientes interativos e multifuncionais, equipadas com tecnologia para ensino híbrido e a distância.
Estratégias:
– Instalação de equipamentos audiovisuais de alta qualidade (projetores, telas interativas, câmeras para transmissão ao vivo);
– Melhoria na conectividade de internet e instalação de mais pontos de acesso Wi-Fi de alta velocidade;
– Salas com cadeiras e mesas móveis para facilitar a configuração do espaço conforme as necessidades das atividades didáticas.
3.2 Expansão do uso de laboratórios de ensino e pesquisa
Iniciativa:
Agregar a possibilidade de utilização de mais laboratórios especializados que suportem a pesquisa em ensino e desenvolvimento de novas metodologias educacionais;
Estratégias:
– Identificar, entre os laboratórios já existentes, quais podem ter seu uso potencializado para atividades específicas do mestrado, como desenvolvimento de materiais didáticos digitais e práticas de sala de aula;
– Buscar equipar tais laboratórios com softwares de análise de dados, plataformas de aprendizado online e ferramentas de criação de conteúdo digital;
3.3 Sala de Apoio Pedagógico e de Orientação
Iniciativa:
– Garantir um espaço dedicado para orientação de discentes e suporte pedagógico.
Estratégias:
– Melhorar as salas de apoio pedagógico existentes com mobiliário ergonômico, computadores e acesso a recursos digitais e físicos;
– Garantir um ambiente acolhedor e privativo para reuniões presenciais entre orientadores e orientandos;
3.4 Melhoria da Biblioteca
Iniciativa:
-Solicitar o acervo bibliográfico físico e digital disponível ao PPGE, garantindo acesso a obras recentes e relevantes para a pesquisa em educação.
Estratégia:
– Ampliação do sistema de empréstimo digital e acesso remoto a bases de dados acadêmicas diversas.
3.5 Melhorias nos espaços de convivência e estudo
Iniciativa:
– Qualificar as áreas que promovam o bem-estar e interação entre os discentes do programa, fomentando o coworking.
Estratégias:
– Promover a utilização de áreas específicas dentro do campus para convivência e estudo, equipadas com assentos confortáveis, mesas de estudo e tomadas para dispositivos eletrônicos;
– Garantir que esses espaços sejam acessíveis e inclusivos, com sinalização adequada e recursos para pessoas com deficiência.
4. Expansão e Qualificação dos Recursos Humanos
4.1 Lançamento de chamadas de novos docentes permanentes, colaboradores, pós-doc e visitantes
Iniciativa:
– Ampliar o quadro de pesquisadores vinculados ao programa, trazendo especialistas em novas áreas de pesquisa e/ou fortalecendo as existentes.
Estratégia:
– Lançar chamadas específicas durante o quadriênio, a partir do Planejamento Estratégico, para docentes permanentes, colaboradores, pós-doc e visitantes, de acordo com as demandas do programa.
4.2 Capacitação e Formação Continuada
Iniciativa:
– Atualizar os conhecimentos e práticas investigativas dos atuais docentes do programa.
Estratégias:
– Oferecer internamente e/ou indicar cursos de formação continuada em temas de interesse do programa;
– Facilitar a participação de docentes em congressos, seminários e workshops, nacionais e internacionais.
4.3 Apoio Administrativo e Técnico
Iniciativa:
– Melhorar a eficiência das atividades acadêmicas e administrativas do programa.
Estratégia:
– Solicitar a ampliação do número de servidores Técnicos Administrativos em Educação dedicados para auxiliar na gestão de atividades e processos do programa (em 2024 são 3 servidoras, porém esse número já foi de quatro servidores nos anos anteriores do quadriênio 2021-2024).
5. Monitoramento e Avaliação do Plano
Para monitoramento e avaliação deste plano, serão realizadas as seguintes ações:
Reuniões sistemáticas – pautar nas reuniões mensais do Conselho do Programa o progresso e/ou os entraves em relação às metas anuais.
Mini relatórios semestrais – preparar mini relatórios semestrais detalhados sobre o avanço do plano, destacando conquistas, desafios e ajustes necessários.
Feedback da comunidade acadêmica – continuar coletando feedback contínuo de docentes, discentes, egressos e TAEs para garantir que as melhorias atendam às suas necessidades.
Indicador de desempenho para captação de recursos para o PPGE – monitorizar a captação de recursos para infraestrutura do PPGE.
Este plano de modernização e expansão visa proporcionar os recursos necessários para desenvolver um ensino de qualidade e uma pesquisa inovadora, garantindo assim um impacto positivo no campo educacional.
6. Orçamento e Recursos
Fontes de financiamento indicadas:
– Recursos próprios da universidade;
– Emendas parlamentares;
– PROAP;
– Parcerias com órgãos de fomento (CAPES, CNPq, FAPERGS);
– Projetos de cooperação internacional;
– Editais para modernização de infraestrutura do Ministério da Educação.
* Plano aprovado em reunião do Conselho do PGGE, com participação docente, discente e TAE, em 25/09/2024.