Participações | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Participações

PGMAE PRESENTE NA ANPED SUL 2018

Entre os dias 23 e 26 de julho de 2018, discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (PPGMAE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé, estiveram presentes participando do XII Anped Sul, que aconteceu em Porto Alegre, no campus da Faculdade de Educação da UFRGS.

Nesta edição, a Anped Sul, evento que reúne pesquisadores e pós-graduandos, teve como temática norteadora “Educação, Democracia e Justiça Social, pesquisar para quê?” revelou os tencionamentos e desafios da educação na atualidade. A Anped Sul 2018 teve como Coordenadora Geral, a ex-reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce.

Durante o evento, foram apresentados por representantes do PPGMAE, 10 trabalhos completos entre oito eixos temáticos, e mais um pôster. A coordenadora do MAE, Professora Sônia Junqueira, destaca que a participação no evento foi uma oportunidade para que os discentes tivessem contato com outros pesquisadores, realizado reflexões e trocas de experiências, além de assistir a importantes debates por meio das seis mesas redondas do evento que contaram com a presença de, entre outros professores, Gaudêncio Frigotto, Acácia Kuenzer Mônica Silva, Celi Regina Jardim Pinto, Eneida Otto Xiroma, Maria Isabel da Cunha.

Entre os docentes que acompanharam o grupo, além da coordenadora do PPGMAE, estiveram presentes os professores Alessandro Carvalho Bica e Elena Billig Mello.

 

 


PARTICIPAÇÃO DO PPGMAE NO V SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA 

 

—————————————————————————————————–


III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino Mestrado Acadêmico (PPGMAE) Semíramis Martins Corrêa, Débora do Couto Pereira, Caroline Soares de Lima e Clarice Gomes de Almeida, juntamente com sua orientadora Profa. Dra. Dulce Mari da Silva Voss, integrantes do Grupo de Pesquisa Philos Sophias, participaram do III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, promovido pelo Centro Latino Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), realizado na Universidade Federal do Pampa/ Campus Jaguarão de 08 a 09 de novembro de 2017, apresentando o trabalho “O Grupo Philos Sophias: devir filosófico para uma estética da existência singular plural”, que resulto na publicação do artigo na Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade – RELALCULT, v. 04, ed. especial, fev. 2018: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/720

 

I Congresso Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas

 

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino Mestrado Acadêmico (PPGMAE) Semíramis Martins Corrêa, Débora do Couto Pereira e Clarice Gomes de Almeida, juntamente com sua orientadora Profa. Dra. Dulce Mari da Silva Voss, participaram do I Congresso Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas promovido pelo Centro Latino Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), realizado na Universidade Federal de Pelotas/ Instituto de Ciências Sociais e Políticas de 17 a 19 de abril de 2018, apresentando os trabalhos: Um entrelaçar de histórias e processos de subjetivação vivenciados nas lutas do Movimento Sem Terra (Clarice Gomes de Almeida); O ensino da linguagem e literatura na escola básica sob uma perspectiva sociocultural (Débora do Couto Pereira); Produção social e cultural da infância: o brincar como experimentação de multiplas e singulares existências (Semíramis Martins Corrêa), cujos resumos foram publicados nos Anais do evento: https://docs.wixstatic.com/ugd/13b3a8_578eee27e6fc4a7589f35e035cc62cb6.pdf

 

 

 

III Seminário Internacional Michel Foucault: por uma vida não fascista

 

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino Mestrado Acadêmico (PPGMAE) Caroline Soares de Lima, Clarice Gomes de Almeida, Débora do Couto Pereira e Semíramis Martins Corrêa, juntamente com sua orientadora Profa. Dra. Dulce Mari da Silva Voss, participaram do III Seminário Internacional Michel Foucault: por uma vida não fascista, promovido pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSUL), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado no Campus do IFSUL/Pelotas de 11 a 13 de julho de 2018, onde apresentaram os trabalhos: Teatro e ensino: corpos que transgridem (Caroline Soares de Lima); Processos de subjetivação e cuidado de si: uma análise de histórias e vivências (Clarice Gomes de Almeida); A  docência diante do espelho? Experimentações parresiastas (Débora do Couto Pereira e Semíramis Martins Corrêa).

__________________________________________________________