Proposta curricular | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Proposta curricular

Documento completo da Estrutura Curricular a partir de 2025 (em português): ATUALIZAÇÃO DO PROJETO DO MESTRADO COM A APROVAÇÃO DO DOUTORADO

Documento completo da Estrutura Curricular a partir de 2025 (em inglês): CURRICULAR STRUCTURE

Documento completo da Estrutura Curricular a partir de 2025 (em espanhol): estructura curricular

Para obtenção do título de Mestre em Ensino, o aluno deverá cumprir, no mínimo, os seguintes requisitos, totalizando um mínimo de 30 créditos. Cada componente curricular possui 4 créditos e 60 horas. Outros créditos de cumprimento obrigatório possuem quantidade específica (confira logo abaixo).

  • 12 créditos de Componentes obrigatórios
  • 12 créditos de Componentes eletivos (como mínimo)
  • 02 créditos de Elaboração e defesa de Exame de Qualificação
  • 02 créditos de Elaboração e defesa de Dissertação
  • 01 crédito de Proficiência em Língua Adicional/Estrangeira
  • 01 crédito de Produção Científica Qualificada

Ainda, é possível obter 01 crédito de Estágio de Docência Orientada (de curso obrigatório para bolsistas e eletivo para os demais discentes).

OBS: há dois componentes curriculares eletivos ofertados de forma online-síncrona. Todos os demais são presenciais no Campus Bagé da UNIPAMPA. Cada discente poderá cursar apenas um componente curricular de forma online.  Poderá, ainda, cursar apenas os componentes curriculares presenciais, se assim preferir.

Os componentes eletivos podem ser cursados em outros programas, instituições ou mesmo por mobilidade virtual internacional (especialmente o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano). Todos os semestres abrem inscrições específicas para esse programa. Há uma seleção prévia feita na UNIPAMPA, pela Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e uma seleção documental feita pela universidade latino-americana escolhida.

Atividades Obrigatórias

Os discentes deverão cumprir produções técnicas, bibliográficas e de orientação, no contexto da Produção Científica Qualificada, da Elaboração e defesa do Exame de Qualificação e da Elaboração e defesa da Dissertação. A mesma norma rege sobre os créditos de Estágio de Docência Orientada.

 

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