Proposta curricular | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Proposta curricular

Documento completo da Estrutura Curricular a partir de 2025:  ATUALIZAÇÃO_MESTRADO_DOUTORADO

Para o Mestrado:

  • Duração máxima: até 24 meses (4 semestres).

  • Tempo mínimo: 16 meses.

  • Qualificação da dissertação: ocorre até o 12º mês.

  • Defesa: pode ser realizada a partir do 16º mês, desde que o discente tenha cumprido todas as exigências do curso (créditos, proficiência, qualificação etc.)

  • Número máximo de créditos: em disciplinas e atividades obrigatórias (30 créditos)

Para o Doutorado:

  • Duração máxima: até 48 meses (8 semestres), com possibilidade de conclusão em 6 ou 7 semestres.

  • Tempo mínimo: 36 meses.

  • Qualificação da tese: ocorre até o 24º mês (4º semestre).

  • Defesa: pode ser realizada a partir do 36º mês, se todas as atividades e créditos estiverem concluídos

  • Número máximo de créditos: em disciplinas e atividades obrigatórias (50 créditos)

 Disciplinas Obrigatórias do Mestrado (todas com 4 créditos):

Pesquisa no Campo Educacional

Produção Científica e Revisão de Literatura

Práticas de Socialização do Conhecimento em Educação

Disciplinas Obrigatórias do Doutorado (todas com 4 créditos):

Pesquisa Educacional I ao VI

Epistemologias das Ciências e Educação 

Fundamentos Teóricos da Prática Educativa 


Disciplinas Eletivas do Mestrado e Doutorado por Linha de Pesquisa (todas com 4 créditos):

Linha 1: Processos de Inclusão e Práticas de Inovação Pedagógica

  • Tópicos em Inovação Pedagógica

  • Ensino-Aprendizagem para Todos na Perspectiva da Educação Inclusiva

  • Desenvolvimento de Materiais e Recursos Didáticos

  • Leituras Dirigidas – Linha 1

  • Seminários Avançados – Linha 1

  • Debates Contemporâneos em Educação – Linha 1

Linha 2: Políticas Educacionais, Produção Curricular e Demandas Sociais

  • Teorias Pós-críticas na Educação

  • História, Memória e Educação

  • Educação e Demandas Sociais

  • Leituras Dirigidas – Linha 2

  • Seminários Avançados – Linha 2

  • Debates Contemporâneos em Educação – Linha 2

Linha 3: Processos de Ensino-Aprendizagem: Metodologias, Tecnologias e Avaliação

  • Tópicos em Alfabetização Científica

  • Tópicos em Tecnologias Educacionais

  • Tópicos em Metodologias e Aprendizagens

  • Leituras Dirigidas – Linha 3

  • Seminários Avançados – Linha 3

  • Debates Contemporâneos em Educação – Linha 3