Proposta curricular | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Proposta curricular

Documento completo da Estrutura curricular a partir de 2025: ATUALIZAÇÃO DO PROJETO DO MESTRADO COM A APROVAÇÃO DO DOUTORADO

Documento completo da Matriz Curricular Vigente (para quem ingressou até 2024)

Documento completo do Percurso Formativo para discentes do MAE  (para quem ingressou até 2024)

Uma observação aos dois documentos é que, a partir de 2024/2, os componentes curriculares Leituras Dirigidas I e Leituras Dirigidas II passam a ser ofertados de forma online para atender à demanda de programas de mobilidade acadêmica virtual que a universidade passou a fazer parte.

Para obtenção do título de Mestre em Ensino, o aluno deverá cumprir, no mínimo, os seguintes requisitos, totalizando um mínimo de 30 créditos. Cada componente curricular possui 4 créditos e 60 horas. Outros créditos de cumprimento obrigatório possuem quantidade específica (confira logo abaixo).

  • 12 créditos de Componentes obrigatórios
  • 12 créditos de Componentes eletivos (como mínimo)
  • 02 créditos de Elaboração e defesa de Exame de Qualificação
  • 02 créditos de Elaboração e defesa de Dissertação
  • 01 crédito de Proficiência em Língua Adicional/Estrangeira
  • 01 crédito de Produção Científica Qualificada

Ainda, é possível obter 01 crédito de Estágio de Docência Orientada (de curso obrigatório para bolsistas e eletivo para os demais discentes).

Os discentes podem contabilizar 04 créditos de Componente eletivo através de Publicação como Equivalência de Crédito Eletivo, desde que apresente artigo publicado em revista ou periódico (de acordo à exigência estabelecida no regimento do curso), publicado junto ao seu orientador e durante o tempo de vínculo com o programa.

Componentes Obrigatórios
Pesquisa no Campo Educacional  Produção Científica e
Revisão de Literatura
Práticas de Socialização
do Conhecimento em Educação
Componentes Eletivos da Linha 1
Teorias pós-criticas
na Educação
Tópicos em
Inovação Pedagógica
Ensino-Aprendizagem
para todos na perspectiva da Educação Inclusiva
História, Educação,
Política e Sociedade
Debates contemporâneos em Educação I Leituras Dirigidas I

(online – síncrona)

Componentes Eletivos da Linha 2
Tópicos em Alfabetização Científica Tópicos em Tecnologias Educacionais Desenvolvimento
de Materiais e Recursos Didáticos
Tópicos em Metodologias e Aprendizagens Debates contemporâneos em Educação II Leituras Dirigidas II

(online – síncrona)

*O curso de componentes eletivos dependerá da sua oferta no semestre

OBS: há dois componentes curriculares eletivos ofertados de forma online-síncrona. Todos os demais são presenciais no Campus Bagé da UNIPAMPA. Cada discente poderá cursar apenas um componente curricular de forma online, respeitando o limite de carga-horária EaD permitido em cursos de pós-graduação.  Poderá, ainda, cursar apenas os componentes curriculares presenciais, se assim preferir.

Atividades Obrigatórias

Os discentes deverão cumprir produções técnicas, bibliográficas e de orientação, no contexto da Produção Científica Qualificada, da Elaboração e defesa do Exame de Qualificação e da Elaboração e defesa da Dissertação. A mesma norma rege sobre os créditos de Estágio de Docência Orientada.