A II Jornada Internacional de Pesquisas sobre Ensino e Aprendizagens (II JIPEA) é um evento acadêmico gratuito que reúne pesquisadores, educadores e profissionais da educação para compartilhar pesquisas e experiências no campo do ensino e da aprendizagem. As informações desta página são traduzidas ao inglês e ao espanhol clicando nas bandeiras da Espanha (para o Espanhol) e do Reino Unido (para o Inglês).
Inscrições até o dia 15 de março de 2026 (não haverá prorrogação), no link: https://forms.gle/NiFPuMGa3FfAmMtZA
O evento ocorrerá nos dias 06 e 07 de julho de 2026, nos turnos da manhã e da tarde, com atividades presenciais no Campus Bagé e online via Google Meet.
Os resumos serão avaliados por um Comitê Científico nacional e internacional, por meio de avaliação às cegas. O evento conta com três linhas temáticas, e cada participante poderá submeter apenas um resumo como primeiro autor (autor principal), com até 4 autores por trabalho.
Serão aceitos até 200 trabalhos, distribuídos em:
-
120 apresentações orais (60 presenciais e 60 online);
-
60 trabalhos em formato de pôster (presencial).
Somente serão aceitos trabalhos com resultados parciais ou finais ou relatos de experiências já realizadas, devidamente fundamentados e enquadrados em uma das linhas temáticas.
As apresentações presenciais são destinadas a participantes do Rio Grande do Sul.
As apresentações online são exclusivas para participantes de outros estados brasileiros ou estrangeiros residentes fora do estado do Rio Grande do Sul, via Google Meet.
As linhas temáticas são as mesmas linhas do PPGE:
Linhas temáticas Linha 1 – Processos de Inclusão e Práticas de Inovação Pedagógica: aceita pesquisas e relatos de experiência sobre inclusão educacional, acessibilidade, educação especial, equidade e práticas pedagógicas com potencial inovador em contextos formais ou informais de ensino.
Linha 2 – Políticas Educacionais, Produção Curricular e Demandas Sociais: aceita pesquisas e relatos de experiência sobre políticas e discursos educacionais passados ou atuais, currículo, gestão educacional e interconexões entre educação e demandas sociais (questões de gênero, etárias, raça, classe social, orientação sexual, entre outras).
