Estrutura Curricular | Programa de Pós-Graduação em Ensino

Estrutura Curricular

ALTERAÇÕES MATRIZ CURRICULAR

 

Matriz Curricular Vigente 2021

PERCURSO FORMATIVO PARA O PLANO DE ESTUDOS DOS DISCENTES DO MAE COM INGRESSO A PARTIR DE 2021

 


PARA INGRESSANTES DE 2019

 

CONTABILIZAÇÃO DE CRÉDITOS DE PUBLICAÇÕES E DE COMPONENTES CURRICULARES CURSADOS EM OUTROS PROGRAMAS  DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSUAcesse para informações.

 


COMPONENTES CURRICULARES STATUS CRÉDITOS
SEMINÁRIO I: Discussão crítica da produção científica em ensino Obrigatória 4
SEMINÁRIO II: Metodologia da Pesquisa e Produção Científica em Ensino Obrigatória 4
Epistemologia da Educação suas implicações no Ensino Obrigatória 4
ELETIVAS (LINHA 01)
Tópicos de Nanotecnologia para o Ensino Médio Eletiva 2
Experimentação no Ensino de Ciências Eletiva 4
Métodos computacionais para o ensino Eletiva 4
Estudos CTS e abordagem no Ensino de Ciências Eletiva 4
A Terra em que vivemos e o Céu Eletiva 4
ELETIVAS (LINHA 02)
Processos de ensino-aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva Eletiva 2
Interação em contextos de ensino-aprendizagem Eletiva 2
Filosofia da diferença, Multiculturalismo e Ensino: Articulações entre Educação Formal e Não Formal Eletiva 4
História da Formação Docente no Brasil Eletiva 4
Política Linguística Eletiva 2
EIXO INTEGRADOR
Educação Estética Ambiental como proposta pedagógica Eletiva 2
Currículo, interdisciplinaridade no Ensino Eletiva 4
Produção, avaliação e utilização de material didático digital Eletiva 2

 

O organograma abaixo, representa a organização dos componentes curriculares do curso de Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa, campus Bagé. Estes componentes curriculares encontram-se separados em: componentes curriculares Obrigatórios, Eletivos (Linha 01), Eletivos (Linha 02) e componentes curriculares do Eixo Integrador, respectivamente evidenciados pelas cores vermelha, laranja, verde e azul.

Os componentes curriculares presentes no campo eixo integrador, conjuntamente com os componentes obrigatórios compõem a proposta diferencial deste curso de Mestrado Acadêmico em Ensino, pois seus componentes curriculares dão suporte aos demais e ajudam a integrar os saberes e os campos epistemológicos presentes nas diferentes linhas de pesquisa propostas pelo MAE.

A integração ou a presença de um Eixo Integrador somados aos componentes obrigatórios possibilita aos discentes do curso transitarem por campos epistemológicos distantes e/ou diferentes de sua formação inicial, contribuindo assim com a formação acadêmico-profissional, com a pesquisa científica e com práticas pedagógicas investigativas.

Neste sentido, é justamente esta arquitetura curricular, que visa ao cumprimento do objetivo principal do curso, que é a inter-relação entre os saberes desenvolvidos pelos professores na sua formação continuada.

Cabe salientar que os discentes ao ingressarem no Mestrado Acadêmico em Ensino deverão cursar 24 créditos, distribuídos em 12 créditos de componentes curriculares obrigatórios, 04 créditos de compontenes presentes no Eixo Integrador e 08 créditos de componentes curriculares distribuídos entre as 02 linhas de pesquisa presentes no Mestrado Acadêmico em Ensino.

ORGANOGRAMA DO MAE
Obrigatórios Eletivas
(Linha 01)
Eletivas
(Linha 02)
E. Integrador
SEMINÁRIO I: Discussão crítica da produção científica em ensino Tópicos de Nanotecnologia para o Ensino Médio Processos de ensino-aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva Educação Estética Ambiental como proposta pedagógica
SEMINÁRIO II: Metodologia da Pesquisa e Produção Científica em Ensino Experimentação no Ensinode Ciências Interação em contextos de ensino-aprendizagem Curriculo, interdisciplinaridade no Ensino
Epistemologia da educação suas implicações no ensino Métodos computacionais para o ensino Filosofia da diferença, multiculturalismo e ensino: articulações entre educação formal e não-formal Produção, avaliação e utilização de material didático digital
Estudos CTS e abordagem no Ensino de Ciências História da Formação docente no Brasil
A Terra em que vivemos e o Céu Política Linguística