ALTERAÇÕES MATRIZ CURRICULAR
Matriz Curricular Vigente 2021
PERCURSO FORMATIVO PARA O PLANO DE ESTUDOS DOS DISCENTES DO MAE COM INGRESSO A PARTIR DE 2021
PARA INGRESSANTES DE 2019
CONTABILIZAÇÃO DE CRÉDITOS DE PUBLICAÇÕES E DE COMPONENTES CURRICULARES CURSADOS EM OUTROS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Acesse para informações.
COMPONENTES CURRICULARES | STATUS | CRÉDITOS |
SEMINÁRIO I: Discussão crítica da produção científica em ensino | Obrigatória | 4 |
SEMINÁRIO II: Metodologia da Pesquisa e Produção Científica em Ensino | Obrigatória | 4 |
Epistemologia da Educação suas implicações no Ensino | Obrigatória | 4 |
ELETIVAS (LINHA 01) | ||
Tópicos de Nanotecnologia para o Ensino Médio | Eletiva | 2 |
Experimentação no Ensino de Ciências | Eletiva | 4 |
Métodos computacionais para o ensino | Eletiva | 4 |
Estudos CTS e abordagem no Ensino de Ciências | Eletiva | 4 |
A Terra em que vivemos e o Céu | Eletiva | 4 |
ELETIVAS (LINHA 02) | ||
Processos de ensino-aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva | Eletiva | 2 |
Interação em contextos de ensino-aprendizagem | Eletiva | 2 |
Filosofia da diferença, Multiculturalismo e Ensino: Articulações entre Educação Formal e Não Formal | Eletiva | 4 |
História da Formação Docente no Brasil | Eletiva | 4 |
Política Linguística | Eletiva | 2 |
EIXO INTEGRADOR | ||
Educação Estética Ambiental como proposta pedagógica | Eletiva | 2 |
Currículo, interdisciplinaridade no Ensino | Eletiva | 4 |
Produção, avaliação e utilização de material didático digital | Eletiva | 2 |
O organograma abaixo, representa a organização dos componentes curriculares do curso de Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa, campus Bagé. Estes componentes curriculares encontram-se separados em: componentes curriculares Obrigatórios, Eletivos (Linha 01), Eletivos (Linha 02) e componentes curriculares do Eixo Integrador, respectivamente evidenciados pelas cores vermelha, laranja, verde e azul.
Os componentes curriculares presentes no campo eixo integrador, conjuntamente com os componentes obrigatórios compõem a proposta diferencial deste curso de Mestrado Acadêmico em Ensino, pois seus componentes curriculares dão suporte aos demais e ajudam a integrar os saberes e os campos epistemológicos presentes nas diferentes linhas de pesquisa propostas pelo MAE.
A integração ou a presença de um Eixo Integrador somados aos componentes obrigatórios possibilita aos discentes do curso transitarem por campos epistemológicos distantes e/ou diferentes de sua formação inicial, contribuindo assim com a formação acadêmico-profissional, com a pesquisa científica e com práticas pedagógicas investigativas.
Neste sentido, é justamente esta arquitetura curricular, que visa ao cumprimento do objetivo principal do curso, que é a inter-relação entre os saberes desenvolvidos pelos professores na sua formação continuada.
Cabe salientar que os discentes ao ingressarem no Mestrado Acadêmico em Ensino deverão cursar 24 créditos, distribuídos em 12 créditos de componentes curriculares obrigatórios, 04 créditos de compontenes presentes no Eixo Integrador e 08 créditos de componentes curriculares distribuídos entre as 02 linhas de pesquisa presentes no Mestrado Acadêmico em Ensino.
ORGANOGRAMA DO MAE | |||
Obrigatórios | Eletivas (Linha 01) |
Eletivas (Linha 02) |
E. Integrador |
SEMINÁRIO I: Discussão crítica da produção científica em ensino | Tópicos de Nanotecnologia para o Ensino Médio | Processos de ensino-aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva | Educação Estética Ambiental como proposta pedagógica |
SEMINÁRIO II: Metodologia da Pesquisa e Produção Científica em Ensino | Experimentação no Ensinode Ciências | Interação em contextos de ensino-aprendizagem | Curriculo, interdisciplinaridade no Ensino |
Epistemologia da educação suas implicações no ensino | Métodos computacionais para o ensino | Filosofia da diferença, multiculturalismo e ensino: articulações entre educação formal e não-formal | Produção, avaliação e utilização de material didático digital |
Estudos CTS e abordagem no Ensino de Ciências | História da Formação docente no Brasil | ||
A Terra em que vivemos e o Céu | Política Linguística |