ACGs

Planilha de horas das ACGs do Curso

Atividades Complementares de Graduação (ACGs)

As Atividades Complementares de Graduação (ACGs) contemplam atividades de caráter cultural, científico e tecnológico que complementem a formação geral do acadêmico. As diretrizes que regulamentam as ACGs estão descritas na Resolução no 29, de 28 de abril de 2011, do CONSUNI da Universidade Federal do Pampa. Estas atividades são consideradas requisitos obrigatórios para a colação de grau e obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas. O acadêmico deverá cumprir, ao menos, 210 horas de ACGs divididas em quatro modalidades, durante o período de realização do curso.

A avaliação dos documentos apresentados pelos acadêmicos para integralização das ACGs compete à Comissão de Curso. Os critérios de aproveitamento e a contabilização da carga horária em ACGs foram definidos pela Comissão do Curso, considerando o perfil do egresso definido no presente PPC. Desta forma, os critérios para a contabilização da carga horária foram definidos como segue:

  •  Atividades de ensino (CH mínima exigida: 21 h) – (ouvinte e ministrante de Palestra, Cursos e minicursos; ouvinte em Eventos de qualquer natureza; monitorias  em componente curriculares; participação em projetos de ensino). As atividades de ensino incluem, entre outras, cursos de língua estrangeira, cursos de informática, monitoria, estágios não obrigatórios realizados na UNIPAMPA ou em outras instituições públicas ou privadas, componentes curriculares realizados em outros cursos e participação e/ou organização de eventos científicos.
  • Atividades de pesquisa (CH mínima exigida: 21 h) – (Publicação de resumo, resumo expandido, artigo; Participação em projetos de pesquisa, bolsas em projetos de pesquisa, Palestrante ou apresentador de trabalho em evento de pesquisa). As atividades de pesquisa incluem, entre outras, participação em projetos de pesquisa, publicação de artigos científicos em periódicos com corpo editorial (dez horas cada artigo), publicação de trabalhos completos ou de resumos em anais de eventos científicos da área ou de áreas afins (cinco horas cada trabalho), estágios não obrigatórios realizados na UNIPAMPA ou em outras instituições públicas ou privadas e participação e/ou organização de eventos científicos.
  • Atividades de extensão (CH mínima exigida: 21 h) – (participação em projeto, atividades ou programa de extensão, ministrante de oficina para comunidade, expositor em mostra científica, feiras para a comunidade, palestrante em evento de extensão). As atividades de extensão incluem a participação em cursos de extensão, projetos de extensão, desenvolvimento de atividades de extensão, apresentação de trabalhos em eventos da área ou áreas afins.
  • Atividades culturais e artísticasSociais e de Gestão (CH mínima exigida: 21 h) – (Organização de eventos de qualquer natureza; participação em eventos de cunho cultural e artístico, Campanhas beneficente, educativas ambientais, Trabalho social voluntário ou estágio em entidade, Cinema, Teatro e shows, projetos de promoção da saúde; Premiação de trabalho, Representação discente em órgão do colegiado, Representação discente em diretórios acadêmicos). As atividades culturais e artísticas incluem a organização ou participação ou premiação em atividades de cunho cultural, social ou artístico; participação ou organização de campanhas beneficentes, educativas, ambientais ou de publicidade e outras atividades de caráter cultural, social ou artístico; representação discente em órgãos colegiados da Unipampa ou representação em diretórios acadêmicos, entre outras atividades validadas pela comissão de curso.

Relatório de ACGs Culturais nas AEREs

Comprovante de  Atividades Complementares de Graduação (ACGs) – Atividades culturais e artísticas (período AEREs) : Visitas virtuais a museus, documentários, filmes, livros, shows , eventos culturais virtuais de  teatro e  dança.

ACGs já apresentadas em cursos previamente realizados não são aproveitáveis.

O lançamento das ACG’s no histórico só é efetivado quando o(a) discente solicitar a formatura, mas a contagem das horas pode ser realizada com o coordenador do curso.