Pedagogia – UAB | Website do curso de Pedagogia – Licenciatura UAB/UNIPAMPA

Nota de pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da professora Jeruza da Rosa da Rocha, ocorrido em 09/11/2024.

Professora concursada no município de Florianópolis, Jeruza atuava no ensino básico da educação infantil e era professora formadora no curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da Unipampa desde sua primeira edição.

Apaixonada pela infância, Jeruza dedicou sua vida a defender o direito indissociável do brincar e cuidar, valorizando a ingenuidade, os sonhos e a criatividade das crianças, assim como a relação incondicional da mística e da natureza do desenvolvimento pleno da infância. Suas reflexões produzem em todos nós o compromisso com uma educação emancipadora.

Dedicou anos de sua vida ao ensino e à formação de várias gerações, sempre com comprometimento e carinho pela sua profissão. Sua trajetória marcou todos que tiveram a honra de conhecê-la, e seu legado educacional permanecerá vivo na lembrança e nos corações de seus alunos, colegas e amigos.

Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de compartilhar momentos com ela. A saudade será eterna, mas temos a certeza de que sua memória continuará a nos inspirar.

Agradecemos à professora Jeruza por toda a sua contribuição e carinho dedicados à nossa comunidade.

Unipampa – Campus Itaqui
Curso de Pedagogia EaD/UAB

Seleção de Bolsistas para o Programa de Iniciação à Docência – Pibid (2024-2026)

Atenção, futuros pedagogos! Está aberto o processo de seleção para o Edital nº 438/2024Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), com vagas para o período de 2024 a 2026! Se você está em busca de aprimorar sua formação prática e teórica como futuro professor, essa é a oportunidade perfeita!

O Pibid visa promover a integração entre os cursos de licenciatura e as escolas públicas de educação básica, permitindo que os estudantes vivenciem o cotidiano escolar presencialmente. Além disso, valoriza as escolas públicas como espaços de formação inicial de professores, incentivando a construção da identidade docente dos licenciandos. Para mais detalhes sobre o programa, confira a Portaria nº 90, de 25 de Março de 2024, que dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

O valor da bolsa de iniciação à docência está fixado em R$ 700,00 mensais, a ser concedida diretamente pela CAPES.

📚 Projetos disponíveis para o nosso curso:

  1. Alfabetização: 24 vagas nos municípios de Camargo, Quaraí e Sarandi.
  2. Interdisciplinar Pedagogia e Letras Português EaD: 72 vagas nos municípios de Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Santana do Livramento, Uruguaiana e Santiago.

🎯 Requisitos básicos para se candidatar:

  • Estar matriculado no curso de Licenciatura em Pedagogia EaD/UAB da Unipampa;
  • Residir em um dos municípios listados acima;
  • Cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire da Educação Básica;
  • Dedicar pelo menos 10 horas semanais ao programa, caso seja selecionado;
  • Manter bom desempenho acadêmico;
  • Participar ativamente das atividades do subprojeto, que são presenciais.

Importante: o preenchimento das cotas de bolsas está condicionado à aprovação e à liberação pela CAPES, bem como às necessidades dos núcleos/subprojetos de iniciação à docência, para o qual o(a) candidatos(a) se inscreveu.

As inscrições estarão abertas de 25/09/2024 até 03/10/2024. Leia o edital com atenção e se inscreva no GURI. Não perca essa chance de enriquecer sua formação e contribuir para a qualidade da educação básica!

Matrículas abertas!

Atenção: está aberto o período de solicitação de matrícula via web no GURI. Atente-se às seguintes datas:

  • Solicitação de Matrícula via Web: do dia 5 ao dia 8 de agosto de 2024. Certifique-se de acessar o sistema dentro deste intervalo de tempo para garantir sua vaga nos componentes curriculares ofertados, de acordo com a lista de ofertas.
  • Ajuste de Matrícula via Web: do dia 12 ao dia 21 de agosto de 2024. Necessário apenas se desejar fazer alguma modificação na matrícula. Essa etapa ocorre via GURI e só fica ativa para aqueles que solicitarem matrícula entre os dias 5 e 8.
  • Ajuste de Matrícula com a Coordenação de Curso:  do dia 16 ao dia 21 de agosto de 2024. Necessário apenas se desejar fazer alguma modificação na matrícula. Essa etapa ocorre via Google Forms e pode ser utilizada por quaisquer alunos do curso, inclusive ingressantes.

Atente-se às datas para evitar contratempos e garantir tranquilidade em sua solicitação. Não perca os prazos estabelecidos!

Link de acesso: https://guri.unipampa.edu.br/

Aproveitamento de CC e matrícula PLE-Inverno

Atenção discentes!
APROVEITAMENTO E DISPENSA 2024/2!
Solicitação de aproveitamento e dispensa de componentes curriculares, pelo discente

No período de 15/07 a 22/07/2024, através do formulário disponibilizado pela PROGRAD, estará aberto o envio de solicitações de aproveitamento de componentes curriculares.

Campus Itaqui

Pedagogia EAD – Licenciatura 2024/2: https://forms.gle/6fdFQM4t8G1JY1pSA

Matrícula para o PLE – INVERNO 2024!

No período de 17/07 e 18/07 solicitação de matrícula via GURI para oferta especial, da componente de Introdução à Pedagogia.
Início do período especial 22/07 a 16/08.

Horários – Período Letivo Especial de Inverno e 2024/2

PERÍODO LETIVO ESPECIAL DE INVERNO 2024 (TODAS AS TURMAS)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9205 Introdução a Pedagogia 60h Eduardo Garralaga Melgar Junior

 

SEMESTRE DE 2024/2 – 1º SEMESTRE (TODAS AS TURMAS)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9203 Introdução à EaD 60h Cláudia Camerini Corrêa Pérez

 

SEMESTRE DE 2024/2 – 3º SEMESTRE – TURMA 10 (POLO CAMARGO)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9213 Didática I 60h Patricia Pujol Goulart Carpes
IT9214 Psicologia da Educação II 60h Juliana Lima Moreira Rhoden
IT9215 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil I 60h Lucio Jorge Hammes
IT9216 Atividade Curricular de Extensão I 60h Cristiano Galafassi
IT9217 Atividade de Iniciação à Docência II – Gestão Escolar Participativa 60h Eduardo Garralaga Melgar Junior
IT9218 Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa I 60h Elaine Cristina Fereira Silva Fortes*

 

SEMESTRE DE 2024/2 – 3º SEMESTRE – TURMA 11 (POLO FAXINAL DO SOTURNO)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9213 Didática I 60h Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura
IT9214 Psicologia da Educação II 60h Juliana Lima Moreira Rhoden
IT9215 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil I 60h Lucio Jorge Hammes
IT9216 Atividade Curricular de Extensão I 60h Cristiano Galafassi
IT9217 Atividade de Iniciação à Docência II – Gestão Escolar Participativa 60h Eduardo Garralaga Melgar Junior
IT9218 Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa I 60h Aline Luz

 

SEMESTRE DE 2024/2 – 3º SEMESTRE – TURMA 12 (POLO ITAQUI)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9213 Didática I 60h Patricia Pujol Goulart Carpes
IT9214 Psicologia da Educação II 60h Juliana Lima Moreira Rhoden
IT9215 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil I 60h Lucio Jorge Hammes
IT9216 Atividade Curricular de Extensão I 60h Cristiano Galafassi
IT9217 Atividade de Iniciação à Docência II – Gestão Escolar Participativa 60h Jeruza da Rocha da Rosa
IT9218 Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa I 60h Liliane Silveira Bonorino

 

SEMESTRE DE 2024/2 – 3º SEMESTRE – TURMA 13 (POLO QUARAÍ)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9213 Didática I 60h Patricia Pujol Goulart Carpes
IT9214 Psicologia da Educação II 60h Juliana Lima Moreira Rhoden
IT9215 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil I 60h Crisna Daniela Krauzer Bierhalz
IT9216 Atividade Curricular de Extensão I 60h Cristiano Galafassi
IT9217 Atividade de Iniciação à Docência II – Gestão Escolar Participativa 60h Jeruza da Rocha da Rosa
IT9218 Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa I 60h Liliane Silveira Bonorino

 

SEMESTRE DE 2024/2 – 3º SEMESTRE – TURMA 14 (POLO SANTIAGO)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9213 Didática I 60h Patricia Pujol Goulart Carpes
IT9214 Psicologia da Educação II 60h Juliana Lima Moreira Rhoden
IT9215 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil I 60h Lucio Jorge Hammes
IT9216 Atividade Curricular de Extensão I 60h Cristiano Galafassi
IT9217 Atividade de Iniciação à Docência II – Gestão Escolar Participativa 60h Eduardo Garralaga Melgar Junior
IT9218 Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa I 60h Aline Luz

 

SEMESTRE DE 2024/2 – 3º SEMESTRE – TURMA 15 (POLO SARANDI)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9213 Didática I 60h Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura
IT9214 Psicologia da Educação II 60h Juliana Lima Moreira Rhoden
IT9215 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil I 60h Lucio Jorge Hammes
IT9216 Atividade Curricular de Extensão I 60h Elaine Cristina Ferreira Silva Fortes*
IT9217 Atividade de Iniciação à Docência II – Gestão Escolar Participativa 60h Jeruza da Rocha da Rosa
IT9218 Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa I 60h Liliane Silveira Bonorino

 

SEMESTRE DE 2024/2 – 3º SEMESTRE – TURMA 16 (POLO SÃO SEPÉ)
SEMESTRE CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH DOCENTE
IT9213 Didática I 60h Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura
IT9214 Psicologia da Educação II 60h Juliana Lima Moreira Rhoden
IT9215 Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil I 60h Vera Cleusa dos Santos Lima*
IT9216 Atividade Curricular de Extensão I 60h Cristiano Galafassi
IT9217 Atividade de Iniciação à Docência II – Gestão Escolar Participativa 60h Eduardo Garralaga Melgar Junior
IT9218 Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa I 60h Aline Luz

* Professor formador voluntário (sem bolsa UAB).

Atenção: Unipampa atualizará o Moodle para versão 4 em agosto

 

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do Núcleo de Educação a Distância (Nead) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC), realizará alterações e atualizações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, versões “presencial” e “a distância”. As atualizações ocorrem no dia 07 de agosto, durante o período de recesso acadêmico de 2024, pois é um momento de menor utilização do sistema pela comunidade acadêmica, evitando impactos nas atividades em caso de possíveis indisponibilidades. Segundo o Nead e a  DTIC, já está sendo realizada a homologação da versão atualizada, bem como a atualização de manuais e a conscientização da comunidade acadêmica.

Os setores envolvidos na ação explicam que a atualização para versão mais recente, o Moodle 4, era uma demanda urgente institucional, pois a versão utilizada anteriormente não recebe mais suporte e atualizações de segurança. Além disso, esta versão mais atual oferece novos recursos, tornando este AVA mais responsivo e direcionado para as atividades de ensino e aprendizagem. Assim, professores e alunos podem aprimorar suas experiências na plataforma, explorando recursos educacionais com mais facilidade.

Os usuários que desejarem testar a nova versão da plataforma podem acessar a versão de demonstração. As instruções de acesso estão na própria página.

Comunicado à comunidade acadêmica sobre o aplicativo móvel do Moodle

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) informam que a partir do dia 01 de agosto o aplicativo para smartphones (Android e iOS) do Moodle será descontinuado para usuários da Universidade.

A descontinuidade acontecerá em razão da falta de funcionalidades disponíveis no aplicativo móvel em comparação à plataforma web, assim como pela limitação do número de usuários ativos simultaneamente no aplicativo, que não atende a demanda da comunidade acadêmica da Unipampa.

Reforça-se que o acesso à plataforma via navegador segue funcionando normalmente, tanto no computador quanto em smartphones, e que o Moodle é um software com layout responsivo, ou seja, que se adapta facilmente aos diversos tamanhos de tela de dispositivos móveis. Dessa forma, recomenda-se acessar o ambiente via navegador.