



MATRÍCULA WEB
Prezados discentes,
Ao cumprimentá-los(as) cordialmente, informamos que de 21 a 27 de Julho de 2025, conforme o Calendário Acadêmico 2025, é o período para a solicitação de aproveitamento e dispensa de componentes curriculares, referente ao semestre letivo 2025/2.
Para esta ação, a Prograd disponibilizou formulários, por campus e por curso. A solicitação compreenderá no preenchimento do formulário e na anexação dos documentos solicitados no mesmo (histórico acadêmico que conste o componente cursado e ementa do componente cursado, quando necessário).
Para tanto, o discente deverá utilizar o seu e-mail institucional para o preenchimento. A utilização do login e da senha institucional servirá como elemento de autenticação e assinatura eletrônica, ficando dispensado, assim, o envio de documento físico assinado.
Pedagogia https://forms.gle/Atm4aPAu83ot8HcdA
Quem deve solicitar?
Aquele discente que cursou algum componente curricular em outro curso/instituição ou em outra versão do PPC do seu próprio curso.
Devo enviar a ementa?
Para componentes curriculares cursados no Campus Itaqui não é necessário, só é necessário quando cursado em outros campi ou em outras instituições.
Como saber se devo solicitar ou não?
O discente deve verificar no seu histórico escolar da Unipampa, se há a aba Componentes de outros cursos/currículos anteriores, nessa aba constam os componentes curriculares que não estão contando para a integralização curricular, portanto não está contando essa carga horária.
Depois de solicitado o aproveitamento a aba Componentes de outros cursos/currículos anteriores some?
Não, após a solicitação a aba permanece, e o componente curricular cursado em outro curso/versão continua nessa aba, no entanto o componente curricular solicitado para dispensa constará nas abas superiores (cada curso possui sua própria estrutura curricular), com a observação “dispensado com nota”.
Sempre constará “dispensa com nota” ?
Não, quando for utilizado na dispensa componente curricular de outra instituição ou utilizados 2 componentes curriculares para dispensar 1 componente curricular será utilizado “dispensa sem nota”.
Matrícula para o PLE – Inverno 2025
Nos dias 16 e 17 de julho, estará aberto, no sistema GURI, o período para solicitação de matrícula na oferta especial da componente de Gestão Educacional.
O período especial de aulas ocorrerá de 21/7 a 16/8.
| PERÍODO LETIVO ESPECIAL DE INVERNO 2025 (TODAS AS TURMAS) | ||||
| SEMESTRE | CÓDIGO | COMPONENTE CURRICULAR | CH | DOCENTE |
| 2º | IT9210 | Gestão Educacional | 60h | Aline Luz |
| SEMESTRE DE 2025/2 – 5º SEMESTRE – TURMA 10 (POLO CAMARGO) | ||||
| SEMESTRE | CÓDIGO | COMPONENTE CURRICULAR | CH | DOCENTE |
| 5º | IT9225 | Atividade de Iniciação à Docência IV – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 60h | Eduardo Garralaga Melgar Junior |
| 5º | IT9226 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – GESTÃO ESCOLAR | 60h | Érico Marcelo Hoff do Amaral |
| 5º | IT9227 | Jogos, Brinquedos e Corporeidade | 60h | Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura |
| 5º | IT9228 | Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Geografia I | 60h | Sidnei Luis Bohn Gass |
| 5º | IT9229 | Atividade Curricular de Extensão II | 60h | Cristiano Galafassi |
| 5º | IT9230 | Alfabetização e Letramento II | 60h | Crisna Daniela Krause Bierhalz |
| SEMESTRE DE 2025/2 – 5º SEMESTRE – TURMA 11 (FAXINAL DO SOTURNO) | ||||
| SEMESTRE | CÓDIGO | COMPONENTE CURRICULAR | CH | DOCENTE |
| 5º | IT9225 | Atividade de Iniciação à Docência IV – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 60h | Eduardo Garralaga Melgar Junior |
| 5º | IT9226 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – GESTÃO ESCOLAR | 60h | Patricia Forgiarini Firpo |
| 5º | IT9227 | Jogos, Brinquedos e Corporeidade | 60h | Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura |
| 5º | IT9228 | Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Geografia I | 60h | Sidnei Luis Bohn Gass |
| 5º | IT9229 | Atividade Curricular de Extensão II | Elaine Cristina Fereira Silva Fortes | |
| 5º | IT9230 | Alfabetização e Letramento II | 60h | Aline Luz |
| SEMESTRE DE 2025/2 – 5º SEMESTRE – TURMA 12 (ITAQUI) | ||||
| SEMESTRE | CÓDIGO | COMPONENTE CURRICULAR | CH | DOCENTE |
| 5º | IT9225 | Atividade de Iniciação à Docência IV – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 60h | Eduardo Garralaga Melgar Junior |
| 5º | IT9226 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – GESTÃO ESCOLAR | 60h | Patricia Pujol Goulart Carpes |
| 5º | IT9227 | Jogos, Brinquedos e Corporeidade | 60h | Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura |
| 5º | IT9228 | Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Geografia I | 60h | Sidnei Luis Bohn Gass |
| 5º | IT9229 | Atividade Curricular de Extensão II | Cristiano Galafassi | |
| 5º | IT9230 | Alfabetização e Letramento II | 60h | Aline Luz |
| SEMESTRE DE 2025/2 – 5º SEMESTRE – TURMA 13 (QUARAÍ) | ||||
| SEMESTRE | CÓDIGO | COMPONENTE CURRICULAR | CH | DOCENTE |
| 5º | IT9225 | Atividade de Iniciação à Docência IV – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 60h | Eduardo Garralaga Melgar Junior |
| 5º | IT9226 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – GESTÃO ESCOLAR | 60h | Aline Luz |
| 5º | IT9227 | Jogos, Brinquedos e Corporeidade | 60h | Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura |
| 5º | IT9228 | Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Geografia I | 60h | Sidnei Luis Bohn Gass |
| 5º | IT9229 | Atividade Curricular de Extensão II | Claudia Camerini | |
| 5º | IT9230 | Alfabetização e Letramento II | 60h | Aline Luz |
| SEMESTRE DE 2025/2 – 5º SEMESTRE – TURMA 14 (SANTIAGO) | ||||
| SEMESTRE | CÓDIGO | COMPONENTE CURRICULAR | CH | DOCENTE |
| 5º | IT9225 | Atividade de Iniciação à Docência IV – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 60h | Eduardo Garralaga Melgar Junior |
| 5º | IT9226 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – GESTÃO ESCOLAR | 60h | Daiane Campara Soares |
| 5º | IT9227 | Jogos, Brinquedos e Corporeidade | 60h | Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura |
| 5º | IT9228 | Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Geografia I | 60h | Sidnei Luis Bohn Gass |
| 5º | IT9229 | Atividade Curricular de Extensão II | Mariana Moura Ercolani Novack | |
| 5º | IT9230 | Alfabetização e Letramento II | 60h | Aline Luz |
| SEMESTRE DE 2025/2 – 5º SEMESTRE – TURMA 15 (SARANDI) | ||||
| SEMESTRE | CÓDIGO | COMPONENTE CURRICULAR | CH | DOCENTE |
| 5º | IT9225 | Atividade de Iniciação à Docência IV – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 60h | Eduardo Garralaga Melgar Junior |
| 5º | IT9226 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – GESTÃO ESCOLAR | 60h | Érico Marcelo Hoff do Amaral |
| 5º | IT9227 | Jogos, Brinquedos e Corporeidade | 60h | Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura |
| 5º | IT9228 | Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Geografia I | 60h | Sidnei Luis Bohn Gass |
| 5º | IT9229 | Atividade Curricular de Extensão II | Lucas Eishi Pimentel Mizusaki | |
| 5º | IT9230 | Alfabetização e Letramento II | 60h | Aline Luz |
| SEMESTRE DE 2025/2 – 5º SEMESTRE – TURMA 16 (SÃO SEPÉ) | ||||
| SEMESTRE | CÓDIGO | COMPONENTE CURRICULAR | CH | DOCENTE |
| 5º | IT9225 | Atividade de Iniciação à Docência IV – OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 60h | Vera Cleusa dos Santos Lima |
| 5º | IT9226 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I – GESTÃO ESCOLAR | 60h | Vera Cleusa dos Santos Lima |
| 5º | IT9227 | Jogos, Brinquedos e Corporeidade | 60h | Ana Carolina de Oliveira Salgado de Moura |
| 5º | IT9228 | Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Geografia I | 60h | Sidnei Luis Bohn Gass |
| 5º | IT9229 | Atividade Curricular de Extensão II | Elaine Cristina Fereira Silva Fortes | |
| 5º | IT9230 | Alfabetização e Letramento II | 60h | Aline Luz |
Atenção alunos dos cursos de Pedagogia EAD, Letras-Português EAD, Matemática e BICT.

“Não é permitido o acúmulo de bolsas por discentes da Universidade, exceto nos casos de assistência estudantil”.

É com pesar que comunicamos o falecimento da estudante Lee Pollyana de Freiras Freire da Fonseca, ocorrido em 15 de maio de 2025.
Lee tinha 44 anos, residia na cidade de São Sepé e ingressou no curso de Pedagogia em 2024. Durante o tempo em que esteve conosco, demonstrou compromisso e dedicação aos estudos, sendo lembrada com carinho por colegas, tutores e professores.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e colegas, desejando que encontrem conforto em seus corações.
