Em evento aberto ao público, Primeira Pauta 2021 é lançado nesta segunda-feira (16)

Projeto, que agora está vinculado a todas as marcas jornalísticas da RBS, ofertará uma vaga de estágio para um dos cinco vencedores

O projeto que abre espaço para alunos de Jornalismo conhecerem a rotina de uma redação profissional e os bastidores da atuação jornalística chega a sua 12ª edição. A partir desta segunda-feira (16), o Primeira Pauta RBS já está recebendo inscrições de estudantes que querem vivenciar a experiência de acompanhar a produção de atividades jornalísticas e bater um papo com repórteres e comunicadores do Grupo RBS. O período para as inscrições vai até o dia 19 de setembro. Para participar, o estudante deve ter 18 anos ou mais e estar cursando Jornalismo no Estado. A iniciativa reforça a crença da RBS no jornalismo para conectar pessoas, gerar debates e soluções, renovar perspectivas e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade e de uma vida melhor.

Neste ano, o projeto oferta uma vaga de estágio na RBS a um dos cinco vencedores do projeto, a partir da semana de imersão, em outubro. Outro diferencial é que, originalmente vinculado ao jornal Zero Hora, nesta edição o projeto se reinventa e ganha uma nova dimensão. Agora, o Primeira Pauta engloba outras marcas jornalísticas da RBS (GZH, Gaúcha, Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV, G1 RS e Esporte) reforçando a crença da empresa em um jornalismo integrado e multiplataforma.

– Estamos felizes de retomar o projeto em um ano tão desafiador, mas também tão relevante para o Jornalismo. O Primeira Pauta, além de dar oportunidade a jovens talentosos, nos aproxima da comunidade gaúcha e nos ajuda a cumprir uma parte do propósito da RBS, conectando os gaúchos e contribuindo para uma vida melhor no nosso estado – destaca Andressa Xavier, editora-chefe da Gaúcha e coordenadora do projeto em 2021.

O lançamento da 12ª edição do Primeira Pauta acontecerá um evento online e aberto ao público, na segunda-feira, às 10h, com os cinco profissionais do Grupo RBS que estiveram em Tóquio para cobertura dos Jogos Olímpicos. A apresentadora do Globo Esporte, Alice Bastos Neves, os comunicadores da Gaúcha Zé Alberto Andrade, André Silva e Rodrigo Oliveira, e o gerente-executivo de Esportes da RBS, Tiago Cirqueira vão trazer os bastidores do Jogos Olímpicos, as aprendizagens jornalísticas e as curiosidades das três semanas que estiveram no Japão. Não é necessário inscrição para participação do evento, basta acessar a transmissão no canal do YouTube do Grupo RBS.

Além do evento de lançamento, ao longo das próximas semanas, jornalistas do Grupo RBS vão participar de palestras nos cursos de Jornalismo do Rio Grande do Sul, para falar sobre a atuação profissional e também sobre o projeto.

O concurso acontece em três etapas. Na primeira, o candidato deve enviar um vídeo respondendo à pergunta “por que eu quero participar do projeto jornalístico Primeira Pauta RBS?”. O vídeo precisa ter entre 1 e 2 minutos e deve conter a apresentação do inscrito e a resposta. O conteúdo deverá estar disponibilizado em uma plataforma online (Youtube, Vimeo, etc.) e o candidato deve enviar o link do vídeo no formulário de inscrição. O cadastro deve acontecer em gzh.rs/primeirapautarbs.

Serão selecionados 15 finalistas, que na segunda etapa deverão enviar um texto jornalístico até o dia 4 de outubro, que deverá ter no máximo 2700 caracteres, com espaços. O tema será livre, escolhido pelos próprios candidatos, e em formato de reportagem.

Após o envio do texto, serão anunciados os cinco vencedores do Primeira Pauta RBS no dia 15 de outubro, por e-mail e pelos canais da RBS. Entre os dias 25 e 29 de outubro, na Semana Primeira Pauta RBS, os estudantes vão participar de bate-papos e atividades jornalísticas, de maneira online, nas redações da RBS. Ao final da semana, cada um dos cinco participantes entregará uma reportagem em texto e áudio, que será publicada em GZH e na Rádio Gaúcha, e um dos estudantes participantes será selecionado para ocupar uma vaga de estágio remunerado em um dos veículos do Grupo RBS.

Clique aqui para ler o regulamento.

AGRADECIMENTO À COMUNIDADE ACADÊMICA

Prezada Comunidade Acadêmica,
Agradecemos imensamente a confiança em nossas pessoas para mais um biênio de gestão (2021-2022) à frente do curso de JORNALISMO da Unipampa. Fomos eleitos com 98,33% dos votos, com 100% nos segmentos dos alunos e professores e mais de 90% dos técnico-administrativos.
Como tem sido nossa práxis, vamos continuar trabalhando incansavelmente pela união e fortalecimento do curso, buscando sempre a excelência da educação que desenvolvemos e com a conduta de respondermos imediatamente às demandas, não deixando ninguém sem resposta.
Obrigado, alunos(as), professores(as) e funcionários(as). Contem conosco e nos ajudem a fazer uma boa gestão. Juntos, somos mais fortes!
Att,
Profs. Leandro Ramires Comassetto e Eloísa Joseane da Cunha Klein

Concurso aprova docente para o curso de Jornalismo

 

A professora ALCIANE NOLIBOS BACCIN deverá ser a nova docente do curso de Jornalismo. Ela foi a primeira colocada no concurso realizado de 27 a 30 de maio na Unipampa, em São Borja. Conforme prevê o edital 47/2019, a nova professora deverá atuar principalmente na área de Tecnologias e Mídias Inovadoras. O concurso também classificou a professora THAYS HELENA SILVA TEIXEIRA, na condição de suplente.

Equipe organizadora e banca examinadora do concurso

Concluídos os trabalhos no Campus, o resultado foi encaminhado à Reitoria, em Bagé, a quem compete a homologação. A expectativa é de que a docente tome posse no início do segundo semestre. Quanto à suplente, poderá ser chamada num prazo de até dois anos, se houver necessidade.

A coordenação do curso de Jornalismo agradece a todos os dez candidatos que prestaram o concurso e enaltece o profissionalismo da Comissão Organizadora (Hamilton Lima Souza, Eufrásia Ponce Padilha, Leandro Lied e demais técnicos envolvidos) e da Banca Examinadora, formada pelos Profs. Drs. Gerson Luiz Martins (UFMS), Zanei Ramos Barcellos (UnB) e Luciana Menezes Carvalho (UFSM).  

A seguir os links dos currículos lattes das candidatas classificadas:

http://lattes.cnpq.br/6112297707028956

http://lattes.cnpq.br/1043340402182358

II Seminário de Atualidades em Jornalismo é realizado no Campus São Borja na semana do dia 18 ao dia 21/08

Na semana do dia 18 ao dia 21/08 o curso de jornalismo da Unipampa, realizará a segunda edição do Seminário de Atualidades em Jornalismo, o evento acontecerá na sala 2202, do Campus São Borja, e terá como finalidade dar mais visibilidade para as produções do alunos do curso, em entrevista para a i4 Plataforma de Notícias, uma das organizadoras responsáveis pelo projeto professora Dra. Sara Feitosa, destaca a importância dos assuntos que serão abordados nessa edição, como a relação dos acadêmicos formados pelo curso com o mercado de trabalho local, a programação deste ano contará com a exposição de trabalhos dos acadêmicos e palestras com jornalistas reconhecidos e atuantes em grandes grupos de comunicação.

As inscrições já estão abertas, e estarão disponíveis até o dia 18/08/2014. O evento contará 30 horas de ACG, os alunos interessados em participar como ouvintes deverão se inscrever via formulário online. Será disponibilizado também um espaço  para apresentação de trabalhos multimídia dos alunos. Será um período (segunda à tarde) para apresentação de mídia impressa, um período (terça de manhã) para mídia eletrônica: rádio e TV, e um período (terça à noite) para mídia digital. A inscrição de trabalhos também pode ser feita via formulário online. O evento é aberto para toda a comunidade acadêmica.

Confira a programação do evento a seguir:

18/08 – Segunda-feira

Manhã

9h00 – Abertura: Coordenação do curso de Jornalismo

9h30 – Atividade conduzida pelo DaJor

Tarde

14h – Mostra de trabalhos dos acadêmicos de Jornalismo/Unipampa

Noite

19h – Mesa Redonda:

Mercado para o Jornalismo em São Borja: Perpectivas

Mediadora: Profª. Drª Joseline Pippi

Convidados;

Folha de São Borja

Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Borja (DECOM)

Rádio Cultura

19/08 – Terça-feira

Manhã

09h30 – 12h – Mostra de trabalho dos acadêmicos e Jornalismo/Unipampa

Tarde

14h – Palestra Zero Hora – Jornalista Maurício Tonetto (Zero Hora), especialista em Mídias Digitais

21/08 – Quarta-feira

Realização de bancas de TCC 2 do curso de Jornalismo

21/08 – Quinta-feira

19h- Palestra – Jornalista Maurício Saraiva (RBSTV), falará sobre o Jornalismo Esportivo

Mediador: Professor Dr.  Miro Bacin

21h – Encerramento

 

Via Coordenação do Curso de Jornalismo

 Por Sara Moraes

 

Curso Histórico do Cinema Brasileiro

Iniciará no dia 18 de junho, às 18h50 a primeira aula do curso de extensão Panorama Histórico do Cinema Brasileiro. As aulas acontecerão na sala 2310 no Campus São Borja. O curso vai acontecer uma vez ao mês, entre junho e novembro de 2014, com exceção de setembro devido ao recesso acadêmico.

O objetivo do curso é abrir um espaço local de conhecimento e reflexão sobre o cinema brasileiro e as relações entre as representações fílmicas e o contexto sócio-cultural de produção das narrativas. A coordenadora do curso, Sara Feitosa diz que a ideia de trazer essa discussão para São Borja pelo fato do município não ter cinema e por isso ser carente de um ambiente cinematográfico e dos debates que alimentam a cinefilia.

O curso é aberto para toda a comunidade de São Borja e não tem faixa etária específica. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho através de formulário online.

Confira a programação:

1ª Aula: Os primórdios – Do cinema silencioso à era dos Estúdios / Filmografia
Ministrada pela Profª. Sara Feitosa
Data: 18 de junho

2ª Aula: Anos 1960-1970: O cinema nacional popular – Cinema Novo / Principais diretores / Elementos estéticos / Contexto político e social
Ministrada pela Profª. Maria Ribeiro
Data: a definir

3ª Aula: Anos 1970-1980: Como era erótico nosso cinema – Elementos estéticos / Filmografia / Principais diretores/ Contexto político e social
Ministrada pelo Prof. Alexandre Augusti
Data: 12 de agosto

4ª Aula: Anos 1990- 2000 A retomada – A era Globo Filmes: A sala de cinema e a Sala de estar / O contexto das mudanças tecnológicas e a convergência nos modos de produção
Ministrada pelo Prof. Fernando Silva Santor
Data: 7 de outubro

5ª Aula: Filmes Regionais – O cinema nacional mostra outros Brasis: Herdeiros do cinema novo? / Elementos estéticos do cinema brasileiro contemporâneo
Ministrada pela Profª. Sara Feitosa
Data: 4 de novembro

Via Assessoria de Comunicação Social da Unipampa
Por Eduarda Caterine Belmonte Pinto

4º Encontro Discente de Jornalismo questiona “O que o curso de Jornalismo pode me oferecer?”

Rosana dos Anjos, presidente do DAJor

O Diretório Acadêmico de Jornalismo da Unipampa (DAJor), organizou na última quarta-feira o 4º Edijor (Encontro Discente de Jornalismo). A 4ª edição do encontro foi norteada pela questão: “O que o curso de Jornalismo pode me oferecer?”, trazendo informações e discussões a respeito do curso.

Na abertura do encontro a presidente do DAJor, Rosana do Anjos, explanou sobre as atividades do Diretório Acadêmico. Logo após foram apresentados os eventos nos quais os acadêmicos podem participar e os Grupos de Pesquisa existentes no campus. Egressos do curso enviaram depoimentos falando sobre o trabalho na área após a formação. O Edijor foi encerrado com um momento de conversa entre os presentes e o lançamento oficial do site do DAJor (dajorunipampa.com).

A presidente do DAJor, Rosana do Anjos, avalia a importância do econtro: “O evento foi muito proveitoso, pois contamos com um bom público, principalmente dos calouros. Todos muito atenciosos e participativos. Esse tipo de integração é muito importante para o desenvolvimento das relações dentro do curso. A contribuição dos egressos foi de grande importância para estimular os alunos em suas produções. O Sentimento é de sucesso.”

Image5

Estiveram presentes acadêmicos de todos os semestres do curso de Jornalismo. Afinal, o intuito do encontro, além da troca de informações, é promover a integração entre os todos os acadêmicos de Jornalismo da Unipampa.

Com informações de Tamara Finardi