Este manual tem como objetivo apresentar algumas informações gerais sobre o curso e a universidade. Neles vocês poderão entender um pouco melhor o funcionamento das atividades acadêmicas e saber quais documentos e sistemas devem utilizar.
Mesmo assim, caso ainda tenha dúvidas, fique sempre à vontade para procurar seus professores e a coordenação do curso.
E-MAIL INSTITUCIONAL UNIPAMPA
O que é?
Todos os e-mails da UNIPAMPA serão enviados para a caixa de e-mail institucional dos servidores e alunos e por lá deverão ser respondidos. O e-mail institucional é uma parceria da UNIPAMPA com a Google for Education, liberando e-mail institucional ilimitado para nossa comunidade acadêmica. Trata-se do canal de comunicação formal da universidade.
Como sei meu endereço de e-mail?
Encontre seu endereço de e-mail acessando o sistema GURI (guri.unipampa.edu.br). Desde o dia 16/09/2019 o sistema tem uma nova página inicial e seu e-mail aparecerá abaixo da sua foto e nome.
Utilize para login somente o que antecede “@unipampa.edu.br”. Usando o exemplo da imagem abaixo o login é nomesobrenome.
Como acesso?
O novo site para acessar o e-mail institucional é email.unipampa.edu.br.
O campo de login é o que vem antes de “@unipampa.edu.br”, no exemplo de e-mail mariasilva.aluno@unipampa.edu.br o login é mariasilva.aluno. A senha é a mesma utilizada para acessar os demais sistemas da instituição.
Esqueci minha senha. E agora?
A recuperação de senha segue no mesmo formato, utilizando o resgate no e-mail pessoal, no link unipampa.edu.br/suporte.
Diretório Acadêmico – 2023
Dúvidas Frequentes – Atividades de Ensino Remoto Emergencial
Sou ingressante, quais sistemas eu preciso usar?
Inicialmente existem quatro sistemas que você deve se inteirar. O primeiro é o Guri (guri.unipampa.edu.br). É nele que você irá realizar matrícula em componentes, fazer ajuste de matrícula ou trancamentos. O segundo é o Moodle, que é uma plataforma de ensino à distância. Nele seus professores podem postar materiais, criar fóruns para dúvidas ou enviar mensagens aos alunos. O e-mail institucional é o terceiro sistema que você deve conhecer. O seu login aparece na página de entrada no Guri e a senha de acesso é a mesma do Guri e do Moodle. Você pode acessar o e-mail institucional em: email.unipampa.edu.br. Por fim, temos o sistema de consulta da biblioteca: https://pergamum.unipampa.edu.br/biblioteca/index.php. Nele você pode consultar a disponibilidade de uma obra, presente nas referências bibliográficas de um componente curricular. Como as bibliotecas da Unipampa estão fechadas, você verá que algumas obras possuem versão digital. Aqui você encontra um guia de como acessar essas obras: https://sites.unipampa.edu.br/sisbi/e-books-minha-biblioteca/
Como acessar o calendário acadêmico?
O calendário acadêmico esta disponível na página web da PROGRAD. Acessar: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/calendarios-academicos/
Como posso verificar quais componentes estou matriculado?
Você deve acessar o Portal Guri (guri.unipampa.edu.br), realizar o login e ir em Acadêmico/Alunos/Portal do Aluno e verificar o seu diário de classe. Lá estarão os componentes curriculares onde você está matriculado.
Posso alterar os componentes curriculares que me matriculei no início do ano?
Sim, as matrículas podem ser alteradas. Caso queira apenas excluir algum componente curricular da lista que irá cursar, você pode optar pelo trancamento parcial (previsto no calendário acadêmico). Você deve fazer esse procedimento no Guri, em Acadêmico/Alunos/Portal do Aluno.
Ingressantes precisam refazer matrícula?
Não. Todo ingressante, no ato de matrícula, é inscrito nos componentes curriculares do primeiro semestre do curso.
Ingressantes podem alterar matrícula?
Sim, os ingressantes também poderão alterar a sua matrícula. Podem trancar componentes específicos (trancamento parcial), trancar todos os componentes (trancamento total) ou fazer o ajuste de matrícula (inclusão e exclusão de componentes). Todos os prazos estão previstos no calendário acadêmico. Não é recomendado que os alunos ingressantes excluam componentes curriculares do primeiro semestre e incluam componentes de semestres seguintes. A principal recomendação é que procure a coordenação do curso para tirar dúvidas antes de alterar a matrícula.
O que é o trancamento de matrícula?
Existem dois tipos de trancamento de matrícula, o total e o parcial. O trancamento total resulta no trancamento de todo o curso durante um semestre. No semestre seguinte o aluno deve realizar a sua matrícula novamente. O trancamento parcial corresponde a suspensão da matrícula em um componente curricular específico.
Se eu trancar o curso, posso voltar quando?
Após um trancamento total o aluno poderá trancar novamente o curso por mais um semestre, ou realizar a sua matrícula nos componentes curriculares indicados para a sua trajetória acadêmica. É importante frisar que existem limites para os trancamentos, conforme expresso na Resolução 29. Também salienta-se que os trancamentos realizados no período de exceção não serão computados para a regra estabelecida na resolução citada.
Outras informações relevantes.
Fique atento ao seu e-mail institucional. É por lá que as informações são enviadas, tanto pela Universidade, como pela Coordenação do Curso e também pelos docentes dos componentes curriculares que você está matriculado.
Estou com outras dúvidas e não sei o que fazer. Como devo proceder?
Sempre mantenha contato com a coordenação do curso. Caso tenha dúvida quanto a um componente curricular específico, você pode entrar em contato com o docente responsável. Caso não consiga o contato, você pode procurar a coordenação do curso. Algumas outras dúvidas podem ser resolvidas conversando com os colegas. É importante que vocês se integrem, alunos ingressantes e veteranos.
Projeto de Ensino: Campo de Públicas em Pauta
Sob a coordenação do Prof. Gustavo Segabinazzi Saldanha vários eventos foram realizados. Confira:
O Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – ALRS, deputado Gabriel de Souza, proferiu uma palestra para os alunos do curso de Gestão Pública sobre desafios do Estado frente às novas demandas sociais. A temática foi o eixo central do seu discurso de posse na presidência para o ano de 2021.
No dia 31 de março de 2021 realizou-se uma atividade com o Sr. Diego Pacheco, assessor parlamentar de orçamento do gabinete do Deputado Federal Márcio Biolchi. Na oportunidade, através da navegação na Plataforma +Brasil, o Sr. Diego mostrou várias situações de convênios oriundos de indicações de emendas parlamentares e como o gabinete procede com os municípios em cada um dos casos. Abordou-se também os principais problemas que os municípios apresentam ao preencher os diversos requisitos das etapas de proposição, celebração, execução e prestação de contas de convênios.
No dia 07 de abril de 2021 realizou-se uma palestra com a servidor Manoel Eugênio Guimarães de Oliveira, Coordenação-geral de Empregabilidade e Empreendedorismo – CGEE no Ministério da Cidadania. Na oportunidade o Coordenador abordou o contexto das transferências voluntárias, os diferentes instrumentos de repasse de recursos, os principais requisitos presentes nas diferentes etapas da gestão de convênios e a demonstrou a navegação dessas diferentes etapas na Plataforma +Brasil.
No dia 19 de abril de 2021 realizou-se uma atividade com professora Lúcia Madruga, Secretária Municipal de educação do Município de Santa Maria-RS. Na oportunidade a Secretária apresentou para os alunos a sua experiência na implementação de tecnologias gerenciais na Secretaria de Educação e na Universidade Federal de Santa Maria.
No dia 26 de abril de 2021, realizou-se uma atividade com o Prefeito do Município de Santiago – RS, Sr. Tiago Gorsk. Na oportunidade o Prefeito apresentou aos alunos a sua experiência frente aos desafios atuais que Prefeitura Municipal vem enfrentando.
No dia 27 de abril de 2021 realizou-se uma atividade com o Prefeito do Município de Restinga Sêca–RS, Sr. Paulo Ricardo Salerno. Na oportunidade o Prefeito apresentou aos alunos a sua experiência frente aos desafios atuais que Prefeitura Municipal vem enfrentando.
No dia 28 de abril de 2021 o Sr. Daniel Kieling, Secretário de Desenvolvimento do Município de São Francisco de Paula, proferiu uma palestra abordando como a Prefeitura Municipal trabalha o preenchimento dos requisitos da Plataforma +Brasil, como realiza o monitoramento dos diversos convênios e os principais desafios para conseguir captar e executar de forma satisfatória os recursos.
No dia 24 de agosto de 2021, o Sr. Marcos de Souza Silva, Analista de Planejamento e Orçamento, atualmente ocupa a função de Coordenador-Geral de Gerenciamento de Projetos e Processos – CGGPP da Subsecretária de Planejamento, Orçamento e Governança do Ministério da Cidadania, proferiu uma palestra abordando o processo de elaboração do modelo de planejamento que foi aplicado no Ministério.
Atividades Acadêmicas
Evento – Minha vida depois do Curso Tecnologia em Gestão Pública: oportunidades, possibilidades e profissionalização
No dia 07/07/2021 aconteceu via Google Meet a segunda ação do Projeto de Extensão “Minha vida depois do Curso Tecnologia em Gestão Pública”, sob coordenação dos docentes Profa. Gabriela Cappellari, Profa. Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Prof. Jeferson Luís Lopes Goularte e Prof. Luiz Edgar Araújo Lima.
O objetivo deste projeto é proporcionar encontros de egressos do Curso Tecnologia em Gestão Pública com os atuais alunos e também com estudantes do ensino médio para que conheçam a carreira no campo de públicas. As competências técnicas e comportamentais desenvolvidas são essenciais para o início da vida profissional, porém a evolução é contínua em um mercado em constante evolução. O compartilhamento de experiências é enriquecedor, fonte de inspiração e de obtenção de conhecimento acadêmico, profissional e pessoal. Esse tipo de encontro incentiva ideias e resulta na troca de valores entre os envolvidos
Nesta ocasião os egressos Gabriele Fernandes e Matheus Brasil Freitas compartilharam suas respectivas trajetórias profissionais e experiências.
Evento – PROJETA GP
No dia 06/04/2021 aconteceu via Google Meet o evento PROJETA GP. Trata-se de um projeto de extensão vinculado ao componente curricular “Gestão de Projetos no Setor Público”, sob responsabilidade da Profa. Gabriela Cappellari. O objetivo deste projeto é proporcionar o desenvolvimento prático do aporte conceitual, isto é, durante o semestre os alunos são incentivados a construir um projeto para a esfera pública com base no guia PMBOK.
Enquanto comunidade externa, participaram do evento a Sra. Ana Tarouco – Prefeita de Santana do Livramento/RS, o Sr. Jovani dos Santos da Silva – Vereador em Santana do Livramento/RS, e o Sr. Leonardo Minelli – Professor e Coordenador do Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, IFSul de Santana do Livramento/RS.
Na ocasião os discentes apresentaram seus projetos que estão em fase de desenvolvimento e posteriormente, os convidados fizeram questionamentos e sugestões de modo a qualificar os mesmos.
Evento – Minha vida depois do Curso Tecnologia em Gestão Pública
No dia 10/03/2021 aconteceu via Google Meet a primeira ação do Projeto de Extensão “Minha vida depois do Curso Tecnologia em Gestão Pública”, sob coordenação dos docentes Profa. Gabriela Cappellari, Profa. Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Prof. Jeferson Luís Lopes Goularte e Prof. Luiz Edgar Araújo Lima.
O objetivo deste projeto é proporcionar encontros de egressos do Curso Tecnologia em Gestão Pública com os atuais alunos e também com estudantes do ensino médio para que conheçam a carreira no campo de públicas. Na oportunidade conversar sobre a experiência dos egressos de estudar na Unipampa e como a vida mudou após deixarem a instituição, sob a perspectiva de oportunidades, possibilidades e profissionalização.
Nesta ocasião os egressos Celina Martinez e Walter Marçal Paim Leães Junior compartilharam suas respectivas trajetórias profissionais e experiências.
Evento – Os desafios do Estado frente às novas demandas sociais
O Prof. Gustavo Segabinazzi Saldanha recebeu no dia 01/03/2021 o Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Deputado Gabriel Souza.
O evento aconteceu via Google Meet com a participação dos discentes do Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública. Na ocasião o Deputado Gabriel Souza palestrou sobre os desafios do Estado frente às novas demandas sociais.