Trabalho de Conclusão (TC)

Conforme o Art. 37 do Regimento Interno da Pós-Graduação Lato Sensu do Curso de Direito e decisão da Comissão de Curso, o Trabalho de Conclusão (TC) do Curso de Especialização em Direitos Fundamentais, Fronteira e Justiça é constituído de um artigo científico, a ser defendido em banca. Sendo condição para integralização do curso a submissão, preferencialmente com um docente do curso, de um outro artigo científico à uma Revista Científica com Qualis na área do Direito até o final do semestre letivo 2023/2.

ETAPAS E PROCEDIMENTOS:

  1. O discente, deverá, em até 20 (vinte) dias após a disciplina de Metodologia da pesquisa jurídica, escolher seu orientador(a), entre os docentes do curso, mediante a entrega à Coordenação do Curso do Termo de Compromisso de Orientação, devidamente assinado pelo orientador(a) e discente.
  2. Até o término do 2º semestre do curso, o discente deverá elaborar e submeter, preferencialmente com um docente do curso, um artigo científico à uma Revista Científica com Qualis na área do Direito. Após a submissão, o discente deve enviar à Coordenação de Curso – E-mail: joaomiranda@unipampa.edu.br – o comprovante de submissão do artigo científico, bem como uma cópia do artigo.
  3. No final do 3º semestre, em data a ser comunicada previamente pela coordenação do curso, o discente deve enviar à Coordenação de Curso – E-mail: joaomiranda@unipampa.edu.br –  o Trabalho Acadêmico Final (Trabalho de Conclusão – TC), com capa, folha de rosto e demais elementos pré-textuais, sendo que o elemento textual do trabalho será um artigo científico inédito de autoria do discente, orientado por um docente do curso, o qual, após aprovação em banca examinadora, será publicado em uma publicação organizada pelo curso.
  4. O Trabalho Acadêmico Final (Trabalho de Conclusão – TC) deve ser redigido conforme este modelo.

 

Para ajudar enviamos mais alguns modelos e normas disponíveis na página do SISBI/UNIPAMPA:

O sistema de citação deve ser obrigatoriamente Autor/Data.

O artigo científico e o TC devem ser elaborados conforme normas da ABNT: NBR 6022:2018; NBR 6023; NBR 6024; NBR 6028; e NBR 10520.

Casos omissos serão decididos pela Comissão de Curso.