O projeto de pesquisa, coordenado pela professora Monique Soares Vieira do curso de serviço social tem o objetivo de analisar a partir da realidade do município de São Borja/RS, como as ações da rede de proteção vem se materializando para a promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de violência intrafamiliar.
Nesse sentido, a pesquisa assume um compromisso ético-político ao buscar construir mediações teórico-práticas para apreender a violência contra crianças e adolescentes no âmbito familiar e, nessa direção contribuir para uma análise a partir de uma perspectiva de totalidade dos fatores imbricados para a produção e reprodução dessa expressão da violência no atual cenário brasileiro, em particular, são-borjense.
O projeto está em fase inicial, apresentando-o para as instituições que compõem a rede de proteção e firmando parcerias para a participação das mesmas. Além disso, estão sendo realizadas discussões com as acadêmicas bolsistas com o intuito de debater sobre o cenário atual brasileiro e local acerca das violações aos direitos do segmento infanto-juvenil.
Ações previstas
– Visitas as instituições
– Realização de entrevistas
– Pesquisa documental, com a intencionalidade de apreender as particularidades da violência contra as crianças e adolescentes em São Borja
– Oficinas de socialização dos dados com os sujeitos participantes.
Crédito da foto: Divulgação do projeto.
Colaboração: Luciana Rodrigues