A professora Solange Berwig, do curso de Serviço Social da Unipampa campus São Borja, participou do I Congreso Latinoamericano de Renta Básica Universal Incondicional. O evento ocorreu na Universidad Estatal a Distancia Institución Benemérita de la Educación y la Cultura. San José, Costa Rica, entre os dias 17 e 19 de julho, e contou com pesquisadores, representantes de movimentos sociais e representações políticas, que se reúnem para pensar a renda básica em um contexto de crise e transformação na América Latina. No evento a professora participou de dois momentos:
Painel especial: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales: Grupo de trabajo Seguridad Social y Sistemas de Pensiones, do qual a docente faz parte desde 2020. Neste painel participaram as lideranças e alguns pesquisadores GT, posicionando o debate sobre suas investigações e a Renda Básica Universal no México, Argentina, Brasil e Costa Rica;
Painel RBU dentre de las transformaciones de los sistemas políticos, de seguridad social y protección social: neste painel foi apresentado resultados da pesquisa realizada pela professora Solange Emilene Berwig em parceria com a professora Rosa Maria Marques (PPG em Economia Política, PUC/SP) com o título – A Renda Básica e o Programa Bolsa Família no Brasil.
Os debates do I Congresso apontam para a retomada do diálogo da Renda Básica Universal Incondicional como alternativa para mudanças mais significativas sobre o contexto de desigualdades nos países latino-americanos, a tendência é de manutenção do diálogo para avançar nas pesquisas e proposições de como viabilizar esta importante política pública. Além do debate em si, a docente considera a experiência como espaço profícuo para fortalecimento de laços com pesquisadores e programas de outros países, contribuindo assim para a internacionalização e divulgação dos conhecimentos construídos na Unipampa.
Créditos: Assessoria do curso de Serviço Social