CHAMADA PARA DOSSIÊ: Gestão do trabalho e educação permanente no Sistema Único de Assistência Social

Caros/as pesquisadores/as,

A equipe do projeto FronteiraSUAS: educação permanente em extensão e o Comitê Editorial da revista Brazilian Journal of Research in Applied Sciences abre chamada para submissão de artigos, que contemplem o dossiê previsto para dezembro de 2024.

Dossiê – Gestão do trabalho e educação permanente no Sistema Único de Assistência Social

Período de recebimento das submissões:

03/09/2024 a 04/10/2024 – publicação em dezembro de 2024.

Ementa: a retomada da agenda e dos esforços sobre a Política de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência (SUAS) nos convoca a recuperar as experiências potentes, que diferentes atores vem desenvolvendo na perspectiva da PNEP. Sabendo que trabalhadores/as do SUAS, equipes de capacitação e pesquisadores/as tem construído uma diversidade de contribuições para a formação continuada e para a educação permanente no SUAS, convocamos aos/as interessados/as para socializar suas experiências e produções de investigação sobre a Gestão do Trabalho e a Educação Permanente no SUAS. O proposito desta publicação é reunir relatos e dados de pesquisa de forma a dar visibilidade as ações realizadas e investigações. E, ainda, potencializar intercâmbios de boas práticas/experiências que possam ser replicadas com vistas a fortalecer o SUAS.

Importante: é preciso ter entre os autores pelo menos um/a doutor/a; demais informações podem ser consultadas na área de submissão da revista. As submissões devem ser feitas pela página da revista e seguir todas as orientações para autores.

Acesse as informações de submissão aqui:

https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/BJRASS/about/submissions

Professora do curso de Serviço Social do campus São Borja, participa do I Congreso Latinoamericano de Renta Básica Universal Incondicional

A professora Solange Berwig, do curso de Serviço Social da Unipampa campus São Borja, participou do I Congreso Latinoamericano de Renta Básica Universal Incondicional.  O evento ocorreu na Universidad Estatal a Distancia Institución Benemérita de la Educación y la Cultura. San José, Costa Rica, entre os dias 17 e 19 de julho, e contou com pesquisadores, representantes de movimentos sociais e representações políticas, que se reúnem para pensar a renda básica em um contexto de crise e transformação na América Latina. No evento a professora participou de dois momentos:

Painel especial: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales: Grupo de trabajo Seguridad Social y Sistemas de Pensiones, do qual a docente faz parte desde 2020. Neste painel participaram as lideranças e alguns pesquisadores  GT, posicionando o debate sobre suas investigações e a Renda Básica Universal no México, Argentina, Brasil e Costa Rica;

Painel RBU dentre de las transformaciones de los sistemas políticos, de seguridad social  y protección social: neste painel foi apresentado resultados da pesquisa realizada pela professora Solange Emilene Berwig em parceria com a professora Rosa Maria Marques (PPG em Economia Política, PUC/SP) com o título –  A Renda Básica e o Programa Bolsa Família no Brasil.

Os debates do I Congresso apontam para a retomada do diálogo da Renda Básica Universal Incondicional como alternativa para mudanças mais significativas sobre o contexto de desigualdades nos países latino-americanos, a tendência é de manutenção do diálogo para avançar nas pesquisas e proposições de como viabilizar esta importante política pública. Além do debate em si, a docente considera a experiência como espaço profícuo para fortalecimento de laços com pesquisadores e programas de outros países, contribuindo assim para a internacionalização e divulgação dos conhecimentos construídos na Unipampa.

Créditos: Assessoria do curso de Serviço Social

 

Processo Seletivo Simplificado (PSS) para provimento de vaga – professor/a substituto/a para o curso de Serviço Social.  Edital PSS nº 206/2024, contemplando vaga na área de Serviço Social. Inscrições até 14/05/2024.

O Cronograma, Programa e Bibliografia e demais documentos relativos ao certame encontram-se publicados na página da seleção no GURI, neste link.

Chamada para Pós-Graduação em Serviço Social! 🎓✨

🎓

📚 Edital de seleção para o Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Proteção Social (PPG/SSPS) está publicado!

🏛️ Local: Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja-RS.
📝 Edital nº: 157/2024
🔗 Acesse o Edital completo: [Link](https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/14578)
🗓️ Período de Inscrições: 29/04/2024 a 20/05/2024
🖥️ Inscrições: [Link](https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/)
🌟 Vagas: 16 vagas disponíveis, incluindo oportunidades para candidatos técnicos-administrativos, negros, indígenas, pessoas com deficiência e profissionais graduados em Serviço Social e áreas afins.

🔍 Saiba mais sobre os cursos de graduação aceitos: [Link](https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao#areas)

🔗 Site do PPG/SSPS: [Link](https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/mestradoservicosocialeprotecaosocial/)

E-book “Producción de conocimiento en el servicio social/trabajo social: especialidades en el Mercosur”.

URL do e-book Repositório Institucional- Unipampa:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8798

O e-book – financiado com recursos públicos via Edital da Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais /DAIINTER/Unipampa – reúne estudos desenvolvidos por vinte e um (21) pesquisadores(as) que possuem vínculo em Instituições de Ensino Superior- IES localizadas nos países que integram o bloco econômico Mercado Comum do Sul – Mercosul. Contempla produções oriundas da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai – além de incluir o México – que versam sobre temáticas inerentes ao Serviço Social e áreas afins.

Os textos apresentados constituem o esforço de pesquisadores envolvidos na produção de conhecimento técnico-científico. Os estudos abrangem resultados de pesquisas teórico-práticas que contemplam as seguintes linhas temáticas: a) Ética, formação e trabalho profissional do/a assistente social; b) Estado, trabalho, questão social e políticas de proteção social. Trata-se de produções que proporcionam visibilidade às particularidades do Serviço Social e da realidade econômica, política e social de cada país, o que poderá gerar novos estudos a respeito dessa região.

Organizadoras:

Profa. Dra. Rosilaine Coradini Guilherme;
Profa. Dra. Solange Emilene Berwig;
Profa. Dra. Jaina Raqueli Pedersen
Profa. Dra. Elisângela Maia Pessôa