Luta Antirracista | Publicidade e Propaganda

Luta Antirracista

Informações e imagens enviadas pela profa. Denise Lima, deniselima@unipampa.edu.br

As ações relacionadas com “A luta Antirracista nas Escolas” foram desenvolvidas a partir do componente Fundamentos de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), ministrado pela professora Denise Aristimunha de Lima, como atividade de inserção da extensão no componente curricular no primeiro semestre de 2023.

Card de divulgação da ação de extensão

Desse modo, houve a possibilidade de realizar ações antirracistas nas escolas do
município, a partir do projeto de extensão Empoderamento Negro e Indígena Unipampa (ENIU), que é vinculado ao Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do campus (NEABI Lanceiros Negros / Campus São Borja). A turma foi dividida em seis grupos que durante o semestre foram orientados para o desenvolvimento das etapas de planejamento a partir de Públio (2008). O processo de trabalho se dividiu em briefing, análise SWOT, elaboração de diagnóstico, definição de objetivos e estratégias, criação e produção. Também na etapa inicial de entendimento da ação fez-se um estudo dirigido com o livro O Pacto da Branquitude de Cida Bento (2022).

Ações nas escolas. Na segunda foto estão a profa. Denise e docentes da Escola Tricentenário

Aula após aula, conteúdos sobre publicidade social, planejamento de campanha,
mídia, criação, produção gráfica e audiovisual foram sendo discutidos com autores
especializados, sempre conectando-os ao desenvolvimento da atividade nas escolas. Nas orientações finais, alunos colaboradores e integrantes do colegiado Neabi participaram de reuniões com os grupos para auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos e abordagens, devido a cada um deles atender a um público-alvo específico nas escolas.

Atividades nas escolas

Como resultado, os alunos tiveram contato com a comunidade escolar, colocando
em prática projetos de comunicação antirracista, esclarecendo sobre políticas públicas e acesso à Universidade Federal. Os alunos, divididos em seis grupos, elaboraram atividades como: apresentações de curtas metragens, desenhos, rodas de conversa e palestras, com o intuito de levar o debate antirracista para as escolas.

Atividades nas escolas

As escolas que participaram foram: Instituto Estadual Arneldo Matter, Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário, Colégio Estadual Getúlio Vargas, E.M.E.F Ubaldo Sorrilha da Costa, Colégio Estadual São Borja (CESB) e Escola Estadual de Ensino Fundamental Tusnelda.