Exercícios de Enlace | Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Exercícios de Enlace

Os Exercícios de Enlace irão compor as três unidades de aprendizagem do curso de especialização. O objetivo desses exercícios é oportunizar aos alunos/gestores, ao fazer o levantamento das informações que compõe o roteiro, reconhecerem sua rede de atenção a saúde local (unidade 1), as estruturas, ações e programas na área de gestão da educação (unidade 2) e da gestão do trabalho (unidade 3) e assim se apropriarem das mesmas a fim de identificar suas fragilidades e pontos fortes na gestão do trabalho em seus estados e municípios.

Esta abordagem inclui-se na metodologia pedagógica do curso, em que se planeja alinhar o conteúdo temático à realidade dos alunos/gestores. Soma-se a isso o fato de que todo levantamento realizado nesse processo dos exercícios, subsidia a confecção do trabalho de conclusão do curso e compreende o período de dispersão que compõe a modalidade semipresencial.

Os exercícios de enlace serão entregues aos alunos após processo seletivo do curso. A coleta dos dados da unidade 1 deverá ser realizada anteriormente ao início da mesma e será apresentada ao final da unidade.

O exercício referente à unidade 2 será realizado durante o período de dispersão entre as unidades 1 e 2 (exercício 2), e o da unidade 3 elaborado na dispersão entre as unidades 2 e 3 (exercício 3) sendo apresentados no início de cada uma das unidades. 

Exercício de Enlace Unidade 1

Políticas Públicas e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

1) Descreva a situação de emprego e da força de trabalho da sua instituição:

  • Quantitativo de pessoal existente, por categorias profissionais, segundo o nível de escolaridade (superior, médio e elementar) requerido.
  • Informe a(s) forma(s) de ingresso na mesma do pessoal existente(concurso público, seleção pública, contrato por tempo determinado ou outra(s)).

Obs.: Recomenda-se que os dados sejam apresentados, preferencialmente, sob a forma de tabelas e/ou quadros.

2) Faça um levantamento da composição da rede de serviços de saúde local, segundo vínculo das unidades de saúde/estabelecimentos aos segmentos componentes do sistema:

  • Setor público (municipal, estadual e federal);
  • Setor privado contratado (serviços de saúde de sindicatos e de empresas, organizações filantrópicas e estabelecimentos lucrativos);
  • Setor privado autônomo (serviços de saúde de empresas, medicina de grupo, cooperativa médica, seguro saúde).
  • Regime de atendimento (com ou sem internação);
  • Porte e natureza (no de leitos públicos e privados por especialidades).

3) Analise a acessibilidade aos serviços levantados, identificando os fatores que facilitam ou dificultam o atendimento à saúde:

  • Geográficos: distância, acidentes geográficos, transporte e etc.;
  • Organizacionais: turnos de funcionamento, normas e fluxo de atendimento;
  • Sócio-culturais: crenças, credibilidade no serviço;
  • Econômicos: gasto de tempo, energia e recursos financeiros.

4) Descreva o processo gerencial do sistema local de saúde, indicando:

  • Modalidades de gestão (comando executivo, níveis decisórios, descentralização, gestão participativa);
  • Formas de controle social (organização e participação política dos usuários).

5) Descreva as regras de financiamento do sistema local de saúde, identificando:

  • Composição da receita e estrutura do gasto;
  • Fontes de financiamento do sistema.

 

Exercício de Enlace Unidade 2

Gestão da Educação na Saúde

1) Faça o levantamento do Sistema Educacional local:

   1.1)  Educação de nível superior em saúde:

  • Tipos de cursos, nas áreas de graduação e pós-graduação existente;
  • Dependência administrativa (pública ou privada, isolada ou universitária);
  • Oferta de vagas ou matrículas/ano.

   1.2)  Educação de nível médio profissional em saúde:

  • Tipos de cursos, nas áreas de formação técnica e qualificação básica;
  • Dependência administrativa (pública ou privada, isolada ou vinculada a instituições);
  • Oferta e demanda de vagas ou matrículas/ano.

2) Preparação de Pessoal nos Serviços de Saúde local:

  • Tipos de atividades – estágios curriculares ou extracurriculares de nível médio e/ou superior, modalidade Acadêmico Bolsista, Residência Médica, outras especializações, cursos profissionalizantes, treinamentos em serviço, atualização e aperfeiçoamento e outros processos de educação continuada;
  • Unidade/Entidade executora e instrumento de vinculação (Convênios ou outros);
  • Entidades patrocinadoras/promotoras/financiadoras;
  • Estruturas de Educação Permanente em Saúde – Colegiados de Gestão Regional, Comissões Permanentes de Integração Ensino Serviço – CIES ou outras(informar a existência, funcionamento e conformação).

Observação: Levar em consideração todos os setores da instituição: setor de RH, programas, centros de estudos e outras instâncias.

3) Relações Institucionais Saúde X Educação:

  • Instâncias ou mecanismos formais ou informais de articulação (Conselho ou Comissão Interinstitucional de RH; orien­tação político-administrativa dos setores saúde e edu­cação);
  • Existência de programação ou atividades conjuntas;
  • Regulamentação (normas e instrumentos jurídicos) que disciplinam as atividades desenvolvidas nos serviços de saúde em parceria com o sistema educacional, tais como: estágios.  

 

Exercício de Enlace Unidade 3

Gestão do Trabalho em Saúde

1) Faça o levantamento das funções de gestão recursos humanos no serviço publico, particularizando o setor saúde:

  • Localização, na estrutura governamental, das instâncias e/ou estruturas de deliberação e operacionalização dos processos relativos à gestão do trabalho;
  • Identificação das atribuições e competências dessas instâncias;
  • Descrição do perfil dos atores/gestores atuantes nessas instâncias;
  • Identificação dos limites e das possibilidades de atuação desses

atores.

2) Levante os instrumentos e mecanismos de gestão do trabalho nos serviços de saúde:

Identificação das práticas administrativas utilizadas:

  • Sistema de informação de recursos humanos;
  • Modalidades usuais de recrutamento e seleção;
  • Critérios de lotação e movimentação;
  • Critérios de avaliação de desempenho.

Plano de Cargos Carreiras e Salários – PCCS (caso exista)

  • Especificidade – é exclusivo da saúde?
  • Abrangência – contempla todas as categorias e ocupações profissionais?
  • Critérios de qualificação – quais os incentivos ao aprimoramento profissional?
  • Critérios de mobilidade – quais as modalidades de promoção e progressão funcional?
  • Critérios de provimento – quais os procedimentos para enquadramento e nomeações?
  • Critérios de remuneração – quais as formas de remuneração previstas?

Identificação de outras modalidades de vínculo:

  • Terceirização, cooperativas, credenciamento, contrato temporário ou outras modalidades encontradas.

Identificação de sistemas de remuneração:

  • Por tempo, por produto ou por resultado.

3)      Levante as organizações corporativas representativas dos trabalhadores de saúde de sua localidade:

  • Identificação de associações, sindicatos e conselhos profissionais: constituição legal, organização administrativa e funções/ativida­des que desenvolvem (isto é, seu papel político);
  • Identificação do número de filiados ou inscritos em cada uma das entidades;
  • Identificação de formas de representação dos trabalhadores reconhecidas pelos serviços de saúde.

 

4) Relação trabalhador – instituição nos serviços de saúde:

  • Identifique os processos de negociação dos interesses corporativos diante do compromisso social do serviço de saúde (elenco dos principais eventos ou processos políticos envolvendo as entidades dos trabalhadores e os serviços de saúde, nos últimos 5 anos);
  • Informe a existência de Mesa de Negociação do trabalho em sua instituição.

 

5) Relações Institucionais Saúde e outras áreas de governo como por exemplo: Administração, Educação,Planejamento, Ciência &Tecnologia e Ação Social.

  • Instâncias ou mecanismos formais ou informais de articulação: (conselho ou comissão interinstitucional de RH; orien­tação político-administrativa dos diferentes setores;
  • Existência de programação ou atividades conjuntas;
  • Regulamentação (normas e instrumentos jurídicos) que disciplinam as atividades desenvolvidas nos serviços de saúde em parcerias com outros sistemas ou instâncias de governo.

 

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