Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA)
-
- Moodle (https://moodle.unipampa.edu.br) gerenciado pela Unipampa
- Google Sala de Aula (https://classroom.google.com)
Reuniões e Orientações remotas:
-
-
- Whereby (https://whereby.com/),
- Slack (www.slack.com),
- Whatsapp (www.whatsapp.com),
- Skype (www.skype.com),
- Ecossistema do Google GSuite, incluindo Google Meet, Hangout, Education, Agenda, Documentos, Planilhas, dentre outras;
-
Gerenciamento colaborativo de projetos
- Bitbucket (www.bitbucket.org/)
- Trello (https://trello.com)
- Github (https://github.com)
- Gitlab (https://git.unipampa.edu.br)
- Overleaf (https://overleaf.com)
Revisões sistemáticas da Literatura
- Parsifal (https://parsif.al)
- Thoth (http://lesse.com.br/tools/thoth/)
Acessibilidade
- Deficiência visual: : Braille Fácil, DOSVOX, CellWriter, Falador, gXNeur, Jovie, KMag, LentePro, LINVOX, KMouth, MecDaisy, Monet, Mouse Lupa ou NVDA.
- Deficiência auditiva: aMSN, Dicionário Digital da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Gtalk, MSN Messenger ou Player Rybená, Skype.
- Mobilidade reduzida os software recomendados são: Câmera Mouse, Caribou, Dasher, EasyStroke, HeadDEV, Head Mouse, Kvkbd, Motrix, MouseNose, MouseTrap, KMouseTool, Plaphoons, Virtual Keyboard.
Unido à este suporte ferramental, estamos num esforço para identificar metodologias alternativas de ensino-aprendizagem-avaliação que se adaptem aos desafios emergentes de edução. Alguns estudos iniciais são elencados no projeto de ensino Avaliação Híbrida: Repensando Métodos e Formas de Avaliação, de coordenação por dois professores do PPGES, Diego Kreutz e Fábio Basso.