Programa de extensão Geoparque – 4ª Colônia
Cursos Envolvidos: Geografia Licenciatura EAD – UNIPAMPA/UAB, Pedagogia Licenciatura EAD – UNIPAMPA/UAB, Comunicação Social Publicidade Propaganda – UNIPAMPA, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas – UNIPAMPA – Grupo de Pesquisa Labpoliter – Laboratório de Políticas Públicas e Territórios Fronteiriços.
Descrição: O programa de extensão, ora proposto justifica-se pelos seguintes pressupostos: A Universidade Federal do Pampa tem dentre suas funções fundamentais contribuir para o desenvolvimento das comunidades nas quais está inserida. A oferta de cursos na modalidade a distância amplia consideravelmente a área de atuação da Universidade Federal do Pampa. De modo Geral, os municípios onde se localizam os Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) não conseguem oportunizar que os acadêmicos realizem suas Atividades Complementares de Graduação (ACGs). Os processos de ensino e de aprendizagem são dinâmicos e complexos, exigindo do aluno uma visão mais próxima da realidade fazendo-se necessário o desenvolvimento de atividades que permitam a aquisição de informações bem como a produção do conhecimento de forma integrada. Experienciar situações de sua futura prática profissional qualifica a formação do aluno e facilita a transposição didática. No ano de 2009 foi aprovado o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH, através do Decreto nº 7.037/21/12/2009. Em sua Diretriz 4 o mesmo prevê a necessidade “de efetivação de modelo de desenvolvimento sustentável, com inclusão social e econômica, ambientalmente equilibrado e tecnologicamente responsável, cultural e regionalmente diverso, participativo e não discriminatório.”
Mais informações no arquivo do Programa de extensão Geoparque – 4ª colônia. (abre arquivo em PDF)
Projeto de Extensão: Diversidade Étnico-Cultural e Inclusão Educacional: relações entre políticas públicas e formação de professores.
Coordenadora: Profa. Dra. Simone Silva Alves
Descrição: O presente projeto tem como objetivo promover reflexões críticas e formação de professores/as sobre diversidade étnico-cultural e inclusão educacional, oportunizando a reflexão coletiva sobre o tema. As ações que serão desenvolvidas nesse projeto de extensão não tratam a educação e a diversidade cultural apenas como reconhecimento do outro como diferente, nossa proposta visa pensar a relação entre o eu e outro. Assim sendo, a efetivação da educação como um direito fundamental precisa ser garantida a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade Cultural; Étnica; Biológica; Social, entre outros. Para tanto, torna-se fundamental conhecer de maneira mais aprofundada a realidade dos professores da educação básica quanto a organização do planejamento educacional a fim de vislumbrar práticas de ensino que dialoguem com a diversidade étnico-cultural e a inclusão educacional nas escolas. A organização metodológica do curso visa promover estratégias pedagógicas para o enfrentamento da discriminação e do preconceito no âmbito escolar e ampliar de forma eficaz a relação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e as Escolas Públicas de Educação Básica dos municípios do Estado do Rio grande do Sul. Visa-se, também, por meio desse projeto, fomentar a produção científica de resumos expandidos e artigos dos docentes e discentes envolvidos no projeto, viabilizando e estimulando o ingresso desses em Programas de Pós-Graduação. Espera-se que esse projeto contribua para estimular o debate e a organização de políticas públicas para formação inicial e continuada de professores/as que contemplem a diversidade étnico-cultural e a inclusão educacional.
Em vigência: 20-02-2021 a 10-12-2022.
Discente Pedagogia UAB: Janice da Silva Pacheco
Acesse este link para demais Ações de Extensão em Andamento no SIPPEE e/ou SaP (abre mesma página)
Outros projetos de extensão com participação dos docentes (abre mesma página)