Programa Residência Pedagógica | Pedagogia – UAB

Programa Residência Pedagógica

imagem ilustrativa do programa residência pedagógica
Logomarca do Programa Residência Pedagógica

Orientadora: Profa. Dra. Simone Silva Alves

Preceptoras: Profa. Mestra Lisiane Teixeira de Armas Carvalho

Preceptora: Profa. Mestra Maria Lúcia Giozza Hernandes

Preceptora: Profa. Mestra Silvana Souza Peres de Oliveira

O Programa Residência Pedagógica, no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), teve sua primeira edição no ano de 2019, o grupo está constituído pela orientadora, professora do curso de pedagogia do campus Jaguarão e três professoras preceptoras de realidades educacionais diferentes, sendo duas escolas da rede municipal, uma da cidade de Jaguarão/RS e outra do município de Arroio Grande/RS e uma escola da rede estadual de Jaguarão/RS. Cada escola teve oito residentes bolsistas em cada módulo, o que conta vinte e quatro discentes do curso de pedagogia com bolsas e alguns voluntários.

O Programa de Residência Pedagógica (RP) integra a política nacional de formação de professores do Ministério da Educação (MEC) e é regulamentado pela Portaria 259/2019. O programa visa promover a experiência da regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura. Entre os objetivos do RP está o incentivo à formação de professores para a educação básica, desenvolvendo a relação entre teoria e prática profissional. Os residentes atuam através do estudo do contexto educacional, do planejamento e execução de atividades, da leitura e discussão de referenciais teóricos e da análise do processo de ensino aprendizagem. O programa possui carga horária específica para o estudo do contexto, o planejamento, a regência, o aprofundamento teórico e a construção e socialização de um relatório.

Destacamos que os pressupostos que nos guiam estão correlacionados ao desafio de organizar uma pedagogia dirigida à construção compartilhada do saber onde a ênfase metodológica privilegie a obra como ponto de partida e de chegada em educação. Nesse sentido o fazer-saber tem uma dimensão epistemológica cuja origem e fundamento é a própria ação, não um pensar que a antecede. Ou seja, que os conteúdos práticos, são fundamentados por conteúdos teóricos.

Bolsista Discente Pedagogia UAB: Renata Martinelli

Bolsistas voluntárias e Discentes Pedagogia UAB:

Janice da Silva Pacheco,

Marcela Magalhães António Paludo

Isabela Kaiber Diel

Mais informações no site do Programa de Residência Pedagógica(abre nova página)