2021 – Atual – Projeto de pesquisa – Autoconhecimento, emoções, sensibilidade e felicidade nas universidades brasileiras
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1)
Integrantes: Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura – Coordenador / Frederico Barroggi dos Anjos – Integrante / Millena Pedrozo Brum – Integrante / Isabela Kaiber Diel – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Pampa – Bolsa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Descrição: Como podemos construir relações humanitárias nos diferentes espaços que ocupamos? Como seria se as pessoas respeitassem umas às outras nas suas diferenças e singularidades? Como seria se as pessoas se sentissem realizadas com o que são e com o que fazem? Como seria se as pessoas entendessem que as suas ações reverberam no coletivo? Como seria se as pessoas se sentissem mais conectadas consigo mesmas, com os outros e com a natureza? Tais questionamentos estão afins com documentos globais e de contexto local e também estão relacionados a concepções e propostas de pesquisadores e professores, como Humberto Maturana, João Francisco Duarte Júnior e Leo Buscaglia que articulam: ciência e emoção; ciência e sensibilidade; e ciência e amor. Para que tenhamos uma sociedade mais justa e mais igualitária, com mais conexão e harmonia com a natureza e com respeito a vida é preciso que promover, participar e realizar processos de autoconhecimento. Nesse sentido esse projeto traz como objetivo geral pesquisar e sistematizar as diferentes iniciativas das universidades brasileiras em promover ações vinculadas a autoconhecimento, emoções, sensibilidade e felicidade. A partir das ações de pesquisa desse projeto, um dos objetivos específicos é de: elaborar uma proposta de curso de extensão com ações vinculadas a autoconhecimento, emoções, sensibilidade e felicidade na UNIPAMPA.
Grupo de Pesquisa CoEducar: Aprender em ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores
Consulte o Registro no CNPQ para mais informações (abre nova página)
Site do grupo CoEducar (abre nova página)
PROJETO DE PESQUISA: Políticas Públicas de Inclusão, de Relações Étnico-Raciais e de Formação de Professores no contexto da educação básica e do ensino superior
Coordenadora: Profa. Dra. Simone Silva Alves
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as políticas públicas educacionais que envolvem a formação de professores e que estabelecem normativas para abordar a temática das Relações Étnico-Raciais, diversidade étnico-racial e inclusão educacional na educação básica e ensino superior. Ressalto que esse projeto é um desdobramento dos estudos que mantemos no Grupo de Pesquisa em Políticas públicas, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores (GPREF), o qual sou líder e que reúne pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que buscam a inovação nas pesquisas, e, entende-se que a relevância do grupo está em promover o estudo e reflexão crítica sobre políticas públicas, diversidade étnico-racial e inclusão educacional na educação básica e no ensino superior. Para alcançar os objetivos a pesquisa terá como orientação a abordagem qualitativa. Como ferramenta metodológica, esta investigação fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa de Triviños (2007), Minayo (2010), Goldenberg (2011) e Marconi e Lakatos (2003), em que a descrição detalhada e a relação com a pesquisa bibliográfica ganham grande relevância. Os instrumentos para coleta de dados e informações envolverão: Pesquisa documental e bibliográfica, formulário com professores/as da educação básica. Nesse sentido, optou-se em organizar a pesquisa em três etapas investigativas. Na primeira etapa será realizada análise minuciosamente da documentação legal e revisão sistemática de literatura do campo das políticas públicas que tratam da formação de professores/as para diversidade étnico-racial e as políticas de acessibilidade para surdos. Na segunda etapa a investigação do resultado deste formulário e encontrar as principais falhas conceituais e didáticas, segundo as respostas dos participantes. E na terceira etapa análises das informações e dados coletados, bem como a produção de uma cartilha com dicas e estratégias didáticas, que auxiliem os professores/as da rede básica de ensino na perspectiva da efetivação da educação inclusiva. Os sujeitos da pesquisa serão os professores/as da educação básica que integram a Região Sul do Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica será a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Adota-se uma perspectiva crítica, compreendendo a sociedade como palco de conflitos e disputas de poder, buscando analisar a educação para inclusão e relações étnico-raciais com as desigualdades sociais. Visa-se, também, por meio desse projeto, fomentar a interdisciplinaridade e propiciar a produção científica de resumos expandidos e artigos científicos, propiciando o ingresso dos acadêmicos em Programas de Pós-Graduação.
Em vigência: 20-02-2021 a 10-12-2023
Discente Pedagogia UAB:
Janice da Silva Pacheco
Marcela Magalhães António Paludo