PROJETOS DE PESQUISA |
Trajetórias de letramento e de proficiência escritaOrientador: Prof. Dr. Adriano de Souza (adrianosouza@unipampa.edu.br) Ano de início: 2024 Resumo: “Trajetórias de letramento e de proficiência escrita” é um projeto de pesquisa que propõe investigar como se aprende a escrever o que se aprende a escrever em diferentes contextos, práticas e eventos de letramento presentes em espaços de educação formal. Para tanto, adota-se um ponto de vista que possibilite conhecer a história do texto dos diferentes participantes da pesquisa. Tal ponto de vista nos aproxima de uma concepção etnográfica de escrita, pela qual se quer analisar o que é um texto proficiente do ponto de vista de suas marcas de interlocução. Este projeto se justifica, fundamentalmente, pela possível contribuição que pretende oferecer à área de Ensino de Línguas e de Linguística Aplicada, tanto em relação à elaboração de produtos pedagógicos destinados à formação de professores no âmbito de graduação e de mestrado profissional, quanto em relação ao âmbito teórico, mobilizando instrumentos conceituais para somar-se à discussão sobre proficiência escrita e estudos de letramento. |
O sujeito na trilha do saber: Discurso e EnsinoOrientadora: Profa. Dra. Carolina Fernandes Ano de início: 2023 Resumo: Esta pesquisa articula-se com os projetos de intervenção desenvolvidos no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Línguas ou no curso de Licenciatura em Letras que estejam sob a orientação da profa. Dra. Carolina Fernandes. O presente projeto tem por objetivo fomentar a discussão teórico-metodológica a fim de sistematizar o ensino de línguas na educação básica a partir da teoria em que se filia este estudo. A Análise de Discurso de vertente materialista (AD formulada por Pêcheux, [1975]/2009, e sustentada por Orlandi, [1984]/2009) é a teoria que fornece os principais pressupostos teóricos e metodológicos que nortearão esta pesquisa. Como resultado material do estudo, serão produzidos produtos pedagógicos para o ensino de língua portuguesa e língua adicional no contexto da região da campanha, tomando como foco temas socioculturais. Espera-se, com a proposta de discussão e reflexão sobre esses temas e discursos em sala de aula, desenvolver o pensamento crítico do alunado visando a uma pedagogia crítica e transformadora que possa contribuir de fato para a formação da cidadania. |
Subjetividades e discursividades contemporâneas em distintas materialidades significantesOrientadora: Profa. Dra. Carolina Fernandes Ano de início: 2024 Resumo: O presente projeto tem por objetivo desenvolver análises de diferentes corpus discursivos através do dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso de linha Materialista, considerando a constituição mútua da subjetividade e da discursividade em materialidades significantes que produzem os sentidos em nossa sociedade contemporânea. Busca-se, com esse projeto, mobilizar os fundamentos teóricos e metodológicos legados do filósofo francês Michel Pêcheux e da estudiosa da linguagem Eni Orlandi no tratamento dos discursos tais quais se apresentam na atualidade: em sua forma digital, midiática ou na literatura contemporânea. Assim, compreender a produção de sentidos, seus modos de formulação e de circulação no contexto atual, seja ele literário e/ou digital, implica compreender como os sujeitos se constituem discursivamente hoje. Com isso, o projeto discute sobre as diferentes formas de subjetivação e de produção dos sentidos, abrangendo diferentes objetos de análise que possam incitar a interlocução com outras áreas do conhecimento que tomem o discurso e a subjetividade como seus objetos de estudo. |
Atlas Linguístico do Brasil – (ALiB): descrição e análise do falar gaúchoOrientadora: Profa. Dra. Hélen Cristina da Silva Ano de início: 2024 Resumo: O projeto de pesquisa “Atlas Linguístico do Brasil – (ALiB): descrição e análise do falar gaúcho” visa contribuir para com a elaboração do Atlas Linguístico do Brasil – ALiB, ou seja, descrever o português falado no Brasil, neste particular, do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma proposta de investigação fundamentada nos princípios teórico-metodológicos da Geolinguística Pluridimensional (RADTKE; THUN, 1996; MARGOTTI, 2003; BRANDÃO, 1991), prevendo, nessa etapa, as seguintes atividades: a) transcrição de entrevistas; c) revisão de transcrições; d) remessa de cópias dos áudios e de transcrições para a coordenação geral na Universidade Federal da Bahia; e) realização de estudos fonético-fonológicos, morfossintáticos e semântico-lexicais; f) orientações de IC, mestrado e doutorado; g) comunicações em congressos e similares; h) publicação dos resultados. Entre os objetivos específicos do presente projeto, citam-se: (i) concluir as transcrições e revisões de 16 entrevistas do corpus do ALiB relativamente ao Rio Grande do Sul; (ii) consolidar o banco de dados sobre o português falado nos dois estados mais meridionais do Brasil com vistas a subsidiar estudos dialetológicos e sociolinguísticos; (iii) estimular e orientar a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e outros interessados na realização de pesquisas dialetológicas relativamente ao português do Sul do Brasil e de outras regiões recobertas pelo ALiB; (iv) apresentar trabalhos em congressos e publicar os resultados em livros, capítulos de livros, artigos; (v) contribuir com dados e estudos diversos para a elaboração do Atlas Linguístico do Brasil – ALiB. |
A integração entre a Dialetologia/Geolinguística e a Sociolinguística para uma pedagogia plural da variação linguísticaOrientadora: Profa. Dra. Hélen Cristina da Silva Ano de início: 2024 Resumo: O projeto “Integração entre Dialetologia/Geolinguística e Sociolinguística: para uma pedagogia plural da variação linguística” propõe o desenvolvimento de pesquisas e de métodos para uma abordagem pedagógica inclusiva e plural que integre os conhecimentos da Dialetologia/Geolinguística e da Sociolinguística, com o propósito de valorizar e incorporar a diversidade linguística nas práticas educacionais, promovendo a conscientização sobre a importância da variação linguística e sua relação com o contexto sociocultural brasileiro. Os procedimentos metodológicos englobam pesquisas bibliográficas, pesquisas de caso, desenvolvimento de material didático, capacitação de educadores(as) e a divulgação de resultados por meio de publicações científicas, eventos acadêmicos e mídias sociais. A avaliação do projeto será contínua e abrangerá uma análise dos critérios de avaliação, indicadores de sucesso e métodos de coleta e análise de dados para garantir sua eficácia e impacto. |
CEU – Centro de escrita da UNIPAMPACoordenadora: Profa. Dra. Isabel Cristina Ferreira Teixeira Ano de início: 2021 Resumo: O projeto relaciona os cursos de licenciatura em LETRAS do câmpus Bagé, quais sejam, Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa e Letras Línguas Adicionais: Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas. Relaciona-se também com o Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. Fundamentados nas teorias da enunciação (BENVENISTE; BAKHTIN) e retórica (BAZERMAN) pretendemos pesquisar sobre a implementação e manutenção do Centro de Escrita da Unipampa (CEU) ao desenvolvermos sistematicamente habilidades de escrita, revisão e reescrita (MOTTA-ROTH e HENDGES; MARTINEZ; HALL) nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa, para assessorar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral, servindo assim não só às necessidades desses segmentos, mas à qualificação profissional dos acadêmicos dos diferentes cursos envolvidos. |
Estudos bakhtinianos: circulação das ideias, condições de leitura e reapropriações teóricasOrientador: Prof. Dr. Nathan Bastos de Souza (nathansouza@unipampa.edu.br) Ano de início: 2024 Resumo: O objetivo deste projeto é compreender a circulação das ideias, as condições de leitura e as reapropriações teóricas dos estudos bakhtinianos, com vistas a refletir sobre a produtividade, o impacto e o alcance desses eixos em termos de avanços ou recuos teóricos em nosso campo de estudos no Brasil e no mundo hispânico. A abordagem teórico-metodológica do trabalho se inscreve nos estudos bakhtinianos, derivada dos trabalhos dos estudiosos russos Mikhail Bakhtin, Pavel Medviédev e Valentin Volóchinov. |
A Teoria Inatingível: Epistemologia na História da Análise de DiscursoOrientador: Prof. Dr. Santiago Bretanha Ano de início: 2025 Resumo: A reflexão epistemológica é um ponto de chegada, e não um projeto de partida para o empreendimento intelectual de Michel Pêcheux, a Análise de Discurso (AD). O que se configura como uma diferença curiosa com textos produzidos por ele no mesmo período, mas assinados com o pseudônimo de Thomas Herbert. Nestes, a divisão social do trabalho científico e as condições de produção das práticas científicas são pontos nevrálgicos, e a instância discursiva irrompe nos fins de análise. Motivado por essa dupla condição, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é o de analisar o funcionamento da reflexão epistemológica na constituição da AD, tendo como referência a formação teórica (Bretanha, 2024) em que se situa; constituem o material de trabalho desta investigação os ensaios publicados por Pêcheux entre 1966 e 1983, contemplando aqueles assinados sob o pseudônimo Thomas Herbert. Para tanto, baseia-se nos fundamentos teórico-metodológicos da AD, reconhecendo a materialidade própria à prática teórica, expressa em relações de desigualdade e subordinação que configuram os interesses teóricos em disputa em determinada conjuntura da divisão social do trabalho intelectual (Pêcheux, [1975] 2014). |
Coletivos poéticos e articulações entre literatura e sociedade em Bagé/RSOrientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Cardoso Medeiros Ano de início: 2022 Resumo: É objetivo geral do projeto resgatar a história de coletivos poéticos da cidade de Bagé e analisar o papel que desempenham nas relações entre literatura e sociedade no âmbito do município e de suas políticas para educação e cultura. Como metodologia, será adotada pesquisa de campo, com entrevista de integrantes dos coletivos, e documental, para resgatar informações sobre os coletivos e os efeitos de sua atividade na comunidade local. Serão realizados estudos teóricos baseados em Antonio Candido ( relações entre literatura e sociedade), Alfredo Bosi (história da literatura no Brasil, relações entre literatura e cultura), Bourdieu (campo literário e relações entre literatura e sociedade), Morin e Mignolo (culturas e saberes locais), Safatle e Feijó (poética dos afetos). Destaca-se que o projeto COLETIVOS POÉTICOS E ARTICULAÇÕES ENTRE LITERATURA E SOCIEDADE EM BAGÉ/RS integra pesquisa nacional Coletivos poéticos e políticas públicas de inclusão: inovação social na cena literária, selecionado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 UNIVERSAL, do qual a proponente participa como colaboradora, em associação com pesquisadores de várias instituições brasileiras. |
Literatura infantil e juvenil: leitura e ensino – parte 2Orientadora: Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo Ano de início: 2025 Resumo: O projeto dá continuidade às investigações realizadas na proposta Literatura infantil e juvenil: leitura e ensino:, voltando-se ao levantamento , à análise e à proposição de ações que envolvem a presença da literatura para crianças e jovens na educação básica, atentando para o acervo literário em circulação( gêneros, autores, suportes, tipo de acesso) e para as metodologias empregadas quando do seu ensino (motivações , objetivos, procedimentos, resultados). Os pressupostos que sustentam a pesquisa envolvem campos da teoria, da crítica e da educação literária, com ênfase nas abordagens oriundas da Sociologia da Leitura e dos estudos da recepção. |
PROJETOS DE EXTENSÃO |
Integração social e sustentabilidade em projetos e oficinas de aprendizagensCoordenador: Prof. Dr. Adriano de Souza Ano de início: 2023 Resumo: Este projeto de extensão articula-se aos projetos de pesquisa: Educação matemática crítica em contextos de formação e aprendizagens e Resolução de problemas, metodologias ativas, diferentes formas de avaliar e o uso de tecnologias no ensino superior. Nesse âmbito, tem o objetivo de propiciar, por meio de ações de extensão vinculadas a abordagens pedagógicas por meio de projetos, experiências no formato de oficinas matemáticas e/ou interdisciplinares, em espaços formais de aprendizagem. O projeto prevê divulgar e compartilhar experiências que fomentem o conhecimento matemático e científico por meio da elaboração e aplicação de oficinas vinculadas a projetos temáticos de ensino e aprendizagem, com o propósito de pensar e agir sobre a realidade educativa de forma sustentável e crítica. Nessa concepção, entende-se a importância de avançar no campo do protagonismo de estudantes e de educadores, quanto ao foco nos processos de engajamento e autoformação, promovendo situações didáticas que priorizem métodos ativos de construção do conhecimento, em abordagens colaborativas, solidárias e críticas, em contextos de projetos com abordagens interdisciplinares e de valorização da investigação matemática. A sustentabilidade deve transversalizar as temáticas, a fim de promover a conscientização por meio de ações práticas, em prol do meio ambiente, da valorização da vida e da transformação da realidade. |
Rádio Uni (versão 2): podcasts e web rádio universitáriaOrientadora: Profa. Dra. Carolina Fernandes Ano de início: 2024 Resumo: A Rádio Uni, nome escolhido pela comunidade acadêmica, já está em operação desde dezembro de 2018, e desde 2019 faz parte das ações de extensão do grupo PET-Letras do campus Bagé. O projeto se propõe a ser um espaço de interação verbal entre público interno e externo à Unipampa, bem como um espaço de ensino-aprendizagem alternativo para consolidar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no campo das Letras. O projeto em formato de web rádio é veiculado no YouTube mensalmente, já os podcasts semanais são divulgados no Spotify. Toda a produção de conteúdo é realizada pelos bolsistas do grupo PET-Letras, programa de Educação Tutorial do curso de Licenciatura em Letras – Português e Literatura de Língua Portuguesa. Essa ação extensionista, além de manter o diálogo com a comunidade externa em sua interdisciplinaridade, adota estratégias para a qualificação da formação do profissional das Letras a partir das resenhas literárias, leituras de expressão e entrevistas com especialistas da área. Os estudos do texto e do discurso, com foco no letramento multimidiático, é que dão suporte teórico à prática de oralidade e da escrita desenvolvidas no projeto, bem como a articulação com os conhecimentos de comunicação, mídias digitais, jornalismo e outros que contribuem para a veiculação da informação pelas plataformas digitais. |
Reforço escolar em aulas de PortuguêsCoordenadora: Profa. Dra. Carolina Fernandes Ano de início: 2024 Essa ação de extensão tem por objetivo fornecer aulas de reforço escolar para escolas públicas de Bagé, cujos índices em avaliações diagnósticas da educação brasileira estão baixos. O projeto surge por uma demanda de escolas públicas já parceiras do Projeto Tutorias nas Escolas desenvolvido nos anos de 2022 e 2023 e executado por bolsistas do PET-Letras (Programa de Educação Tutorial). Nessa nova versão do atendimento a estudantes da Educação Básica, a equipe executora atuará conjuntamente com as professoras das turmas atendidas e produzirá material complementar ao conteúdo curricular com o objetivo de dar suporte à docência quanto às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Os atendimentos serão semanais conforme combinação feita com cada escola no turno de aula dos alunos e com acompanhamento das professores regentes. |
UNIPAMPA CidadãCoordenadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Cardoso Medeiros Ano de início: 2024 Resumo: O projeto Unipampa Cidadã – Letras Português/Bagé tem como objetivo Implementar o programa institucional Unipampa Cidadã. Neste sentido, sua proposição cumpre a Resolução n. 317/2021, que estabeleceu o programa institucional como atividade curricular de extensão a ser ofertada em todos os cursos de graduação, e a Instrução Normativa N. 18, de agosto de 2021, que dispõe sobre o referido programa. O projeto abrigará ações propostas por discentes ou grupo de discentes matriculados no curso de Letras Português e acompanhadas pela/o docente responsável pela supervisão de extensão do curso em todas suas etapas, que envolvem planejamento, execução e |
Encontro de saberes na UnipampaCoordenadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Cardoso Medeiros Ano de início: 2023 Resumo: O projeto Encontro de Saberes na Unipampa tem como objetivos promover a interação e o diálogo entre os saberes da comunidade universitária da Unipampa com aqueles da comunidade externa; qualificar a formação da/do docente de Letras, egressa/o do curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, ao colocá-lo em contato com os diferentes saberes que formam a sociedade brasileira; aprofundar o conhecimento da cidade de Bagé, de seus diferentes grupos sociais e de seus espaços geoculturais. São ações desenvolvidas pelo projeto: identificar grupos culturais relevantes nas comunidades que integram a sociedade local; entrar em contato com estes grupos para coleta de informações sobre seus saberes e práticas; planejar, em conjunto com a comunidade, formas de compartilhar esses saberes com a comunidade universitária e outros segmentos da sociedade local; promover a divulgação desses saberes e o intercâmbio entre os diversos saberes que formam a sociedade. |
PROJETO DE ENSINO |
Oficinas de letramento acadêmico e digitalCoordenadora: Profa. Dra. Carolina Fernandes Ano de início: 2022 Resumo: As oficinas são atividades de ensino com o objetivo de qualificar o profissional das letras, levando-o a desenvolver habilidades de produção oral e escrita nos diversos meios de comunicação como a rádio, as mídias digitais e as plataformas acadêmico-científicas. Além disso, o projeto visa a atender aos acadêmicos de todas as áreas a fim de compartilharmos conhecimentos úteis a toda prática profissional que trabalhe com a linguagem nas diferentes mídias. No segundo semestre de 2021, enquanto o projeto aguardava registro pela plataforma SIPPEE, já foram realizadas uma oficina sobre o preenchimento do currículo lattes, outras duas sobre revisão textual, e duas oficinas sobre análise de narrativas literárias, que são demandas do curso de Letras, mas que também servem para outros cursos, como os de Engenharia que solicitaram ao PET-Letras ajuda quanto à escrita acadêmica. |