PIBID | Curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa

PIBID

Clique aqui para acessar o portal institucional do PIBID – Língua Portuguesa: https://sites.unipampa.edu.br/pibid/letras-portugues-bage/

Edição 2022/2004

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Hélen Cristina da Silva

Vice coordenadora: Prof.ª Dr.ª Isabel Cristina Ferreira Teixeira

Supervisoras:

Professora Ma. Daniela Reischak Pereira– Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho – Bagé/ RS

Professora Dr.ª Josiane Redmer Hinz – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFsul) – Bagé/ RS

Objetivos  Específicos do Núcleo:

  • Fomentar o estudo de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho, promovendo ao licenciando o acesso à leitura crítica das políticas educacionais, no contexto escolar.
  • Contribuir para com a formação de professores em um ambiente de trabalho coletivo e colaborativo por meio de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores, fundamentados na articulação entre teoria e prática, conforme orientações da BNCC.
  • Inserir os (as) licenciados (as) de iniciação à docência (ID) no cotidiano de escolas da rede pública de educação, a fim de que conheçam as condições internas e externas destas e possam problematizar e desenvolver estudos e estratégias pedagógicas capazes de contribuir com as problemáticas/demandas identificadas.
  • Promover a articulação da educação Superior com a Educação Básica por meio da inserção dos acadêmicos no âmbito escolar, levando-os a reconhecer e valorizar as escolas como um campo de formação e de experiências para os futuros professores;
  •  Incentivar os professores das escolas públicas a serem coformadores, fazendo parte,
    ativamente, por meio de sua experiência e conhecimento, da formação dos futuros professores.
  • Prezar por atividades de linguagem que concebam o pensamento plural, reflexivo, voltadas para a diversidade social e linguística, explorando textos que circulam em campos sociais de comunicação marcados pela multiplicidade de opiniões e posicionamentos.
  • Valorizar a pluralidade linguística que constitui o português brasileiro, como forma de
    enriquecer o conhecimento da língua materna e combater o preconceito linguístico.
  • Reconhecer a variação linguística como um fenômeno natural da língua que ocorre em função de fatores internos e externos, possibilitando, assim, o uso adequado tanto do código falado quanto do escrito.
  • Identificar os recursos linguísticos gramaticais, lexicais e discursivos de que é preciso dispor para se comunicar, seja na modalidade escrita ou falada, em diferentes situações sociais e elaborar estratégias e materiais didático-pedagógicos que visem o desenvolvimento das habilidades de uso desses diversos recursos.
  • Conhecer as principais áreas da Linguística que trabalham com a variação, como a Sociolinguística e a Dialetologia e apropriar-se dos estudos dessas áreas de forma consciente e crítica a fim de contribuir com um ensino de língua portuguesa mais abrangente e significativo.
  • Incentivar reflexões acerca da utilização de estratégias interdisciplinares de ensino, incluindo o uso das tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos.
  •  Produzir e socializar estudos científicos acerca das ações desenvolvidas.
  • Produzir relatórios das atividades realizadas, registrando de forma reflexiva as experiências vivenciadas no âmbito do subprojeto;
  • Identificar e analisar os resultados obtidos por meio do Programa PIBID, no que tange ao ensino de Língua Portuguesa, a fim de (re)definir objetivos e metas que atendam, significativamente, as demandas da formação inicial de professores dessa área.

Contato: helensilva@unipampa.edu.br

Edição 2024/2026