Edição 2024-2026
NÚCLEO 1 – Coordenador Prof. Dr. Adriano de Souza
NÚCLEO 2 – Coordenador Prof. Dr. Nathan Bastos de Souza
Escolas participantes: EMEF João Severiano da Fonseca; E. E. EM. Luiz Maria Ferraz; E.E.EB. Prof. Justino Quintana; Ifsul – Campus Bagé; E.E.EM. Silveira Martins; Colégio Estadual Prof. Waldemar Amoretty Machado.
Supervisoras: Ana Paula Castro Pinheiro; Eduarda Schneider da Silva; Fernanda Luiz Saggiomo; Flávia Azambuja Alves; Josiane Redmer Hinz; Juliane dos Santos Porto.
Discentes:
Amanda Rodrigues da Costa;
Andressa Souza de Freitas;
Ane Caroline Alves Silva;
Bianca Mendonça Rubilar;
Camila Bernanrdes Godinho;
Camila Campos da Rosa;
Denise Lucas de Freitas;
Diogo Xavier Meireles;
Drielly da Silva Mancilha;
Êmilly Fuques;
Érica Paulina Amado Barbosa;
Evelyn Luara Porcellis de Oliveira;
Felipe Alvez Paz;
Franciele de Araújo Loureiro;
Gabrielly Santos da Rosa;
Giane Ávila Pereira;
Inave Alicia Caffieri Conceição;
Ingrid Bastos Nunes;
Jaqueline Pinheiro Dutra;
Kerolin Flores Munhoz;
Kiamus Neto Paz;
Lidiane Pires Rodrigues;
Lorena dos Santos Paiva;
Lucas dos Santos Pintos;
Lúcia Maria Céspedes Gehling;
Luciana Céspedes Gehling;
Luciane Pereira Gonçalves;
Maara Natiele Ferreira;
Marcella da Silva;
Márcia Maria Céspedes;
Maria Eduarda Soares;
Mariana Lemos Marques;
Mariane Ximendes de Souza;
Miguel Cruz Bueno;
Milena da Luz Alves;
Nathalie da Rosa Porto;
Nicolas da Rosa Torales;
Patrícia Azambuja;
Raíssa Pires Lopes;
Sandra de Deus Bastos;
Stacy da Silva Mendes;
Veridiana Veríssima Camargo Machado;
Willians Jardim Barbosa.
Edição 2022/2004
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Hélen Cristina da Silva
Vice coordenadora: Prof.ª Dr.ª Isabel Cristina Ferreira Teixeira
Supervisoras:
Professora Ma. Daniela Reischak Pereira– Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho – Bagé/ RS
Professora Dr.ª Josiane Redmer Hinz – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFsul) – Bagé/ RS
Objetivos Específicos do Núcleo:
- Fomentar o estudo de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho, promovendo ao licenciando o acesso à leitura crítica das políticas educacionais, no contexto escolar.
- Contribuir para com a formação de professores em um ambiente de trabalho coletivo e colaborativo por meio de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores, fundamentados na articulação entre teoria e prática, conforme orientações da BNCC.
- Inserir os (as) licenciados (as) de iniciação à docência (ID) no cotidiano de escolas da rede pública de educação, a fim de que conheçam as condições internas e externas destas e possam problematizar e desenvolver estudos e estratégias pedagógicas capazes de contribuir com as problemáticas/demandas identificadas.
- Promover a articulação da educação Superior com a Educação Básica por meio da inserção dos acadêmicos no âmbito escolar, levando-os a reconhecer e valorizar as escolas como um campo de formação e de experiências para os futuros professores;
- Incentivar os professores das escolas públicas a serem coformadores, fazendo parte,
ativamente, por meio de sua experiência e conhecimento, da formação dos futuros professores. - Prezar por atividades de linguagem que concebam o pensamento plural, reflexivo, voltadas para a diversidade social e linguística, explorando textos que circulam em campos sociais de comunicação marcados pela multiplicidade de opiniões e posicionamentos.
- Valorizar a pluralidade linguística que constitui o português brasileiro, como forma de
enriquecer o conhecimento da língua materna e combater o preconceito linguístico. - Reconhecer a variação linguística como um fenômeno natural da língua que ocorre em função de fatores internos e externos, possibilitando, assim, o uso adequado tanto do código falado quanto do escrito.
- Identificar os recursos linguísticos gramaticais, lexicais e discursivos de que é preciso dispor para se comunicar, seja na modalidade escrita ou falada, em diferentes situações sociais e elaborar estratégias e materiais didático-pedagógicos que visem o desenvolvimento das habilidades de uso desses diversos recursos.
- Conhecer as principais áreas da Linguística que trabalham com a variação, como a Sociolinguística e a Dialetologia e apropriar-se dos estudos dessas áreas de forma consciente e crítica a fim de contribuir com um ensino de língua portuguesa mais abrangente e significativo.
- Incentivar reflexões acerca da utilização de estratégias interdisciplinares de ensino, incluindo o uso das tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos.
- Produzir e socializar estudos científicos acerca das ações desenvolvidas.
- Produzir relatórios das atividades realizadas, registrando de forma reflexiva as experiências vivenciadas no âmbito do subprojeto;
- Identificar e analisar os resultados obtidos por meio do Programa PIBID, no que tange ao ensino de Língua Portuguesa, a fim de (re)definir objetivos e metas que atendam, significativamente, as demandas da formação inicial de professores dessa área.
Contato: helensilva@unipampa.edu.br

