IV Jornada de Estudos Fronteiriços – Literatura Infantil e Juvenil: os clássicos, as adaptações e as experiências didáticas

No dia 5 de novembro, a UNIPAMPA/Jaguarão sediou a IV Jornada de Estudos Fronteiriços – Literatura Infantil e Juvenil: os clássicos, as adaptações e as experiências didáticas

Foi um dia de atividades dedicado à literatura produzida para crianças e jovens, com discussão de obras nacionais, de autoria uruguaia e de outras nacionalidades.

Em sua diversificada programação, o público prestigiou as palestras proferidas pela Profa. Dra. Mitizi Gomes (UFPel), e pela Profa. Ma. Alejandra Torres e o Prof. Gerardo Cánepa, do Consejo de Formación en Educación (UY). Também participou do bate-papo. virtual com Jorgelina Tallei, Renata Oliveira e Laura Zanon,  que, desde Foz do Iguacú (PR), apresentaram o livro A língua de todos e a língua de cada um (2020), obra infantil escrita em portunhol, publicada pela Pipa Comunicação.

Durante a tarde, no foyer do Teatro Esperança, o evento deu sequência à “Mostra de estudos literários Brasil e Uruguai”, com a apresentação de 13 trabalhos acadêmicos produzidos por estudantes e egressos da UNIPAMPA e por professores em formação no Instituto de Formación Docente Maestro Julio Macedo, de Treinta y Tres (UY). Tais produções foram resultantes de trabalhos de final de curso, ações de projetos, relatos de experiências em estágios e programas federais, como PET e PIBID.

Encerrando as atividades acadêmicas e de fomento à leitura, o público presente ouviu a Profa. Ma. Maria Elia Martins, a pedagoga e contadora de histórias Marcia Silvana Rodrigues, a bibliotecária Taís Amorim e debateu “O lugar da leitura e dos leitores em Jaguarão”.

No encerramento dessa Jornada dedicada à literatura infantil e juvenil, repleto de sonho e poesia, a Escuela de Teatro 33 brindou o público com a adaptação teatral “En un lugar de la Mancha”, peça que cativou as crianças e os adultos que prestigiaram o evento.

Após o sucesso da atividade, cabe-nos agradecer ao público que se fez presente, os professores e alunos (adultos e niños) que compartilharam saberes e leituras ao longo da Jornada e às instituições UNIPAMPA/Jaguarão, seus professores, TAEs, direção e equipe de terceirizados; ao Instituto de Formación Docente Maestro Julio Macedo, representado por professores e alunos; e a Secult – Jaguarão, pelo gentil empréstimo do Teatro Esperança, espaço que nos é tão caro.

Para conferir mais imagens, acesse nossas postagens no Instagram e Facebook.

Abaixo, alguns registros da Jornada:

Imagens cedidas por Claudinei Moncks Fernandes, Geice Peres, Mariana Cavallari, Maria do Socorro Farias Marques

Texto elaborado por Geice Peres