2ª Mostra i4 documenta é prestigiada por discentes e egressos 

O evento contou com atração artística e exibição de cinco documentários

 Na quarta-feira (24), aconteceu a 2ª Mostra i4 Documenta, exibição de documentários produzidos pelos estudantes de Jornalismo no componente curricular Telejornalismo III. O evento ocorreu na Sociedade Cultural João Escobar Filho e contou com a participação de estudantes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), egressos do curso e comunidade externa. 

  O evento começou com uma atração artística do grupo teatral Gouwy. A peça tratou sobre o tema das imprevisibilidades no jornalismo ao vivo. Depois disso, começou a exibição dos documentários. Foram apresentados, no total, cinco documentários e sobre as mais variadas temáticas. O primeiro a ser exibido foi o documentário “Feminicídio: um crime de gênero e ódio”, produzido pelos discentes Danilo Perez, Giovanna Vitória, Mariana Diel, Micael Olegário e Cassiano Battisti. Em seguida, foi a vez dos documentários “Corpos políticos: mulheres trans na política brasileira” de Andressa Almeida, Anthony Teixeira, Caroline Ledesma, Rafael Costa e Rayssa Mambach; “E quando bate a saudade?” de Leandro Oliveira, Nathielly Paz e Paloma Luara; “Folha de São Borja: 53 anos de jornalismo local” de Gabriel Maia e Renata Carvalho e, por último, o documentário “Igreja Matriz – dos Jesuítas ao contemporâneo” de Jéssica Ávila e Juliana Alves.

  A profª Sara Feitosa, que orientou as produções, também esteve no evento e destacou a satisfação de ver os trabalhos finalizados e em condições de exibição em público. “Me parece importante os discentes se perceberem na condição de produtores de documentários, de exibi-los publicamente. Para quem assiste, acho que é um gostinho de ‘quero fazer também’. Cria uma expectativa positiva em relação ao que se pode fazer na graduação e no exercício da profissão”, ressaltou a docente. 

  Duas das produções exibidas também estarão concorrendo na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Sul (Expocom Sul) deste ano. O documentário “Feminicídio: um crime de gênero e ódio” está concorrendo na categoria “Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão” e a produção “E quando bate a saudade?” na categoria “Programa laboratorial de TV”. O Expocom Sul acontece nos dias 8 e 9 de junho em Guarapuava (PR). 

Texto: Cassiano Battisti, estagiário

Fotos: Caroline Ledesma