(O evento reuniu estudantes, professores e membros da comunidade externa,incluindo fontes dos documentários – Foto por Jonatan Soares)
Por Gabriela Antunes e Sara Feitosa
A terceira edição da Mostra i4 Documenta, iniciativa que busca dar visibilidade às produções audiovisuais documentais independentes desenvolvidas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ocorreu na noite desta quinta-feira, 13 de novembro, na JEF Cinema. O evento teve forte presença do público e se fortaleceu como um espaço de valorização das produções realizadas pelos discentes do Campus São Borja. O evento teve apoio financeiro do Programa de Fomento às Atividades Culturais e Criativas (PROACC), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unipampa.
Nesta edição, foram exibidos os documentários “São Donato: Memórias e Legado de uma Reserva Biológica”, por Arthur Fascina; “Travessia”, por Gabriel Maia; e “Aguyje”, realizado pelos estudantes Bárbara Mendes, Danilo Oliveira, Elis Regina Madeira, Mariana Erthal e Gustavo Bragança. A mediação da Mostra foi conduzida por Ivo Schergl Jr., formado em Cinema pela PUC-RS e gestor cultural da Sociedade Cultural João Escobar Filho (JEF). A apresentação ficou a cargo da professora do curso de Jornalismo da Unipampa e coordenadora do evento, Sara Feitosa.
Para o estudante Danilo Oliveira, que participou das três edições da Mostra, a iniciativa é fundamental para incentivar a produção e o consumo de cultura na cidade. Ele esteve presente como ouvinte na primeira edição, como organizador na segunda e, na terceira, como exibidor do documentário Aguyje, produzido em 2024. Sobre o evento, afirma: “É bastante importante esse tipo de evento em São Borja para mostrar o que os estudantes de São Borja produzem. Além disso, ele incentiva as pessoas a consumirem cultura. Então o evento se torna importante para fomentar essa cultura do audiovisual aqui em São Borja, algo que ainda é muito pouco.”
Danilo também destacou que o evento promove uma sensação de reconhecimento: “A gente colocou muito empenho e levou tempo para desenvolver o documentário. É gratificante ver que as pessoas reconhecem nosso trabalho. Fico feliz por ter recebido o convite da professora Sara Feitosa para participar da Mostra.”
Para a estudante Regiane Cordova, que participou como ouvinte pela primeira vez da Mostra i4 Documenta, o evento foi emocionante, sobretudo porque os documentários abordam temas relacionados à região: “Os três documentários me agregaram muito, porque são assuntos relevantes, que trazem uma boa reflexão sobre temas que são muito importantes para a gente. São conteúdos que mexem com as pessoas. Eu acho válido que toda a comunidade assista.”
Ela também ressaltou o papel da Mostra na aproximação entre universidade e comunidade: “Os alunos produzem trabalhos de muita qualidade, mas geralmente as nossas produções ficam muito presas dentro da universidade e precisamos mostrar elas para a comunidade são-borjense. Acredito que o evento ajuda muito nessa valorização e visibilidade dos nossos trabalhos.”
A terceira edição da Mostra i4 Documenta foi encerrada com a entrega de brindes para os participantes, além de um coffee break de confraternização. E para aqueles que não conseguiram participar do evento, os três documentários exibidos serão disponibilizados no perfil do Instagram da i4 Plataforma de Notícias (@i4noticias). Na página também será possível encontrar informações sobre quem produziu cada obra.
A organização da Mostra i4 Documenta agradece a presença do público e o apoio de todos que contribuíram para a realização da terceira edição do evento.



