Nos dias 21 e 22 de outubro, estudantes do curso de Jornalismo terão a oportunidade
de participar de uma atividade prática com o jornalista Ariel Freitas, especialista em
checagem de informações.
Os alunos do 2o e 5o semestre de Jornalismo dos componentes de Apuração e Redação
Jornalística II e de Jornalismo de Dados, ministrados pela professora Alciane Baccin, e os
integrantes da i4 Agência Experimental de Notícias da Unipampa Participam, nos dias 21 e 22 de outubro de uma oficina sobre “Uso de ferramentas digitais do Google em práticas jornalísticas”. A atividade será ministrada pelo jornalista Ariel Freitas, profissional com mais de 10 anos de experiência na área e atuação destacada em jornalismo comunitário e checagem de desinformação.
Natural de Porto Alegre, Ariel iniciou sua trajetória no Morro Santana, onde teve seu
primeiro estágio, e desenvolveu um interesse particular pelo jornalismo de causa que tem como foco pautas com impacto social. Ao longo da carreira, atuou em diferentes meios de comunicação, transitando entre o jornalismo independente e o tradicional, e atualmente trabalha no Estadão, na área de checagem de informações.
Entre as experiências marcantes de sua trajetória, está a cobertura da pandemia, realizada nos três estados do Sul pelo Instituto Marielle Franco, quando destacou vitórias coletivas e ações de instituições que atuaram com doações de álcool em gel e máscaras.
Ariel comenta que essa vivência diversa o ajudou a moldar sua percepção profissional. “No jornalismo independente, a liberdade de pautas é maior, é possível introduzir seus próprios interesses. Já no tradicional, existe um manual e um formato mais padronizado, as pautas são mais engessadas, presas a um nicho. Isso mudou minha percepção”, destacou.
A oficina é promovida pelo Instituto Fala, que é uma organização sem fins lucrativos
fundada por quatro mídias independentes referências no jornalismo de causas: Alma Preta, Marco Zero Conteúdo, 1 Papo Reto e Ponte Jornalismo. O Instituto ainda realiza
treinamentos relacionados ao fazer jornalístico em parceria com a Google News Initiative, desde 2024. Em parceria com a Unipampa, promove a oficina, que ocorre em dois dias (21 e 22 de outubro), sobre o uso de ferramentas digitais do Google. Esta será a primeira edição, ministrada por Ariel Freitas sobre o tema, e a expectativa é positiva, especialmente para os alunos mais avançados no curso. “Para quem já está no quinto semestre, é interessante porque já começa a olhar para o mundo do trabalho e pensar em como consolidar sua carreira escolhendo seus interesses. Muitas vezes, é difícil ter acesso a iniciativas e trocas de grandes mídias em cidades do interior, então proporcionar isso tem um grande significado”, afirma Ariel.
Durante os dois dias de atividade, os participantes terão contato com ferramentas como
Gemini, Google Trends e com processos de checagem aplicados dentro dessas
plataformas. Além da parte técnica, a oficina também pretende fomentar uma reflexão
crítica sobre o uso dessas tecnologias no cotidiano profissional. Segundo Ariel, muitos
jornalistas em formação confiam excessivamente na inteligência artificial e não desenvolvem uma visão crítica sobre seu uso. Por isso, a proposta do Instituto Fala, em parceria com o jornalista, é preparar novos comunicadores para o mercado, incentivando que trabalhem em conjunto com as ferramentas digitais, sem depender exclusivamente delas para a produção de conteúdo e definição de pautas.
A professora Alciane destaca que a parceria da Unipampa com o Instituto Fala/Google
enriquece a formação dos estudantes de Jornalismo, pois promove a troca entre a
academia e profissionais que estão no mercado. “Saber usar de maneira ética as
ferramentas digitais é um dos grandes desafios dos futuros profissionais. Essa oficina
proporciona isso e a oportunidade de aprender e refletir sobre práticas jornalísticas, levando em conta o Jornalismo comprometido com as causas sociais”, salienta a professora.
Texto: Heloisa Teixeira Domingues, bolsista da Coordenação do Curso

